Nesta atividade, os estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental serão introduzidos ao conceito de liberdade de expressão e aos discursos de ódio por meio da metodologia de Sala de Aula Invertida. Antes da aula, serão fornecidos vídeos e artigos selecionados que discutem estas temáticas, com o objetivo de promover a reflexão prévia. Durante as aulas, serão organizadas rodas de debates para discutir os contúdos estudados, utilizando exemplos atuais e históricos para fomentar a troca de opiniões, sempre com foco no respeito mútuo e na fundamentação das ideias. A atividade se encerra com a produção de manifestos em pequenos grupos, que deverão transmitir a importância do equilíbrio entre a liberdade de expressão e o respeito mútuo, fungindo como uma manifestação do aprendizado e das conclusões alcançadas nos debates.
Esta atividade visa desenvolver nos alunos a capacidade de diferenciar entre liberdade de expressão e discursos de ódio, promovendo uma compreensão crítica sobre os impactos desses discursos na sociedade. Espera-se que, ao final, os estudantes estejam aptos a posicionar-se contra discursos de ódio, identificando possibilidades de denúncia quando apropriado. Além disso, busca-se estimular a habilidade de análise crítica de mídias diversas, reconhecendo nelas o fato central, suas principais circunstâncias, decorrências, assim como eventuais críticas presentes.
Através da abordagem de liberdade de expressão e discursos de ódio, os estudantes terão a oportunidade de explorar tópicos importantes relacionados à cidadania e ética na comunicação. Eles serão introduzidos à história e conceito dessas temáticas e aprenderão a aplicar seus entendimentos analisando e discutindo exemplos reais e hipotéticos.
A metodologia ativa será aplicada com a Sala de Aula Invertida e a Roda de Debate. Inicialmente, os alunos estudarão os materiais fornecidos, como vídeos e artigos, para se prepararem para discussões em sala de aula. As rodas de debate fomentarão a troca de ideias e opiniões, com base nos conteúdos estudados, permitindo uma discussão rica e fundamentada sobre as temáticas abordadas.
A atividade será desenvolvida ao longo de 10 horas, divididas em 12 aulas de 50 minutos. Inicialmente, o foco será na preparação individual dos estudantes com os materiais fornecidos. Posteriormente, a maior parte do tempo será dedicada às rodas de debates, permitindo uma discussão aprofundada. Por fim, as últimas aulas serão voltadas à produção dos manifestos.
A avaliação será realizada com base na participação ativa nos debates, na capacidade de reflexão crítica demonstrada durante as discussões e na qualidade dos manifestos produzidos. Será valorizado o respeito mútuo nas discussões, bem como a fundamentação das opiniões. Os manifestos serão avaliados considerando a coerência, argumentação e criatividade, refletindo o entendimento da importância do equilíbrio entre liberdade de expressão e respeito mútuo.
Para a realização desta atividade, serão empregados recursos diversos, incluindo vídeos educativos, artigos, exemplos reais de discursos de ódio e de liberdade de expressão. Também serão utilizados materiais de apoio para as rodas de debate, como quadros, marcadores e folhas de papel para a produção dos manifestos. A seleção de recursos digitais será orientada para garantir a acessibilidade e o engajamento dos estudantes com os conteúdos.
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