Finais Alternativos

Desenvolvida por: Perla … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Criação de textos narrativos com finais alternativos

Nesta atividade prática, os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental serão estimulados a explorar sua criatividade e habilidades de escrita ao serem desafiados a criar finais alternativos e inesperados para um mesmo texto narrativo, promovendo assim um pensamento crítico e inovador. A atividade se inicia com a divisão da classe em pequenos grupos, onde cada um receberá uma narrativa inacabada, parando em um clímax intenso. O desafio proposto é que cada grupo imagine e escreva um final diferente da história, incentivando os alunos a pensar 'fora da caixa' e considerar múltiplas possibilidades para um mesmo enredo. Após a escrita, os grupos compartilharão suas criações, permitindo uma rica troca de ideias e percepções sobre as diferentes direções que uma história pode tomar. A discussão enfatizará a importância do clímax e conclusão na estrutura de uma narrativa, engajando os alunos ativamente nos processos de planejamento, textualização, revisão e edição de textos.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é desenvolver nos alunos a capacidade de engajar-se ativamente nos processos de planejamento, textualização, revisão e edição de textos, respeitando as características literárias. Almeja-se estimular a criatividade, a imaginação e a originalidade dos alunos, na medida em que são convidados a pensar de maneira crítica sobre os elementos que compõem uma narrativa. Pretende-se, igualmente, incentivar o trabalho em equipe e promover a capacidade dos alunos de argumentar e defender suas ideias criativas, bem como respeitar e apreciar as perspectivas dos colegas.

  • Desenvolver habilidades de escrita criativa.
  • Estimular o pensamento crítico e a capacidade de argumentação.
  • Explorar a estrutura narrativa, focando no clímax e no desfecho.
  • Fomentar a colaboração e a troca de ideias em equipe.
  • Engajar os alunos nos processos de revisão e edição textual.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP51: Engajar-se ativamente nos processos de planejamento, textualização, revisão/ edição e reescrita, tendo em vista as restrições temáticas, composicionais e estilísticas dos textos pretendidos e as configurações da situação de produção – o leitor pretendido, o suporte, o contexto de circulação do texto, as finalidades etc. – e considerando a imaginação, a estesia e a verossimilhança próprias ao texto literário.
  • EF89LP35: Criar contos ou crônicas (em especial, líricas), crônicas visuais, minicontos, narrativas de aventura e de ficção científica, dentre outros, com temáticas próprias ao gênero, usando os conhecimentos sobre os constituintes estruturais e recursos expressivos típicos dos gêneros narrativos pretendidos, e, no caso de produção em grupo, ferramentas de escrita colaborativa.

Conteúdo Programático

Esta atividade enquadra-se no conteúdo programático de Língua Portuguesa, enfocando a produção textual com ênfase em narrativas. Abordaremos elementos como a construção de personagens, o estabelecimento de um cenário, a trama e, especialmente, a importância do clímax e desfecho na estrutura de um texto narrativo. A atividade oferece também uma oportunidade de discutir diferentes gêneros literários e as especificidades da escrita criativa.

  • Elementos de uma narrativa
  • Estrutura do texto narrativo
  • Importância do clímax e desfecho
  • Características dos diferentes gêneros literários

Metodologia

A metodologia 'Mão-na-massa' será aplicada para incentivar a aprendizagem ativa por meio da prática. Após uma breve introdução teórica sobre os elementos da narrativa e a importância do clímax, os alunos serão divididos em grupos para a parte prática, onde deverão elaborar os finais alternativos. Esta abordagem facilita a colaboração entre os alunos e permite que explorem diferentes ângulos da história de maneira criativa. A troca de ideias e os debates sobre as histórias criadas fomentarão a argumentação e a análise crítica.

  • Introdução teórica sobre estrutura narrativa
  • Divisão em grupos para elaboração dos textos
  • Escrita colaborativa dos finais alternativos
  • Compartilhamento das histórias com a turma e debate

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, será feita a introdução teórica e a divisão dos grupos, iniciando a criação dos textos. Na segunda aula, os grupos finalizarão a escrita e os finais alternativos serão compartilhados e discutidos com toda a classe.

  • Aula 1: Introdução teórica e início da criação dos textos.
  • Aula 2: Finalização dos textos e compartilhamento com a classe.

Avaliação

A avaliação será feita com base na criatividade, originalidade, coesão e coerência dos finais alternativos criados pelos grupos. Será considerada também a capacidade de trabalhar em equipe e a participação ativa nas discussões. Para uma avaliação equitativa, critérios claros e pré-estabelecidos serão comunicados aos alunos, incluindo a estrutura narrativa, riqueza de detalhes, uso adequado da linguagem e originalidade do desfecho. Feedback construtivo será oferecido para cada grupo, salientando pontos positivos e áreas para melhoria.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais básicos como papel, canetas e a cópia impressa da introdução e desenvolvimento da história para cada grupo. Além disso, um quadro branco ou flip-chart e marcadores serão úteis para a síntese e compartilhamento das ideias durante as discussões em grupo.

  • Papel e canetas
  • Cópias impressas da história (parte inicial)
  • Quadro branco ou flip-chart
  • Marcadores

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