Foto-Reflexões

Desenvolvida por: Patríc… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Expressão escrita e interpretação de imagens

Nesta atividade, denominada Foto-Reflexões, propõe-se uma imersão no universo da expressão escrita por meio da interpretação de imagens escolhidas pelos alunos. Cada participante selecionará uma imagem de um conjunto pré-definido pelo professor, que pode conter paisagens naturais, cenas urbanas, acontecimentos atuais destacados na mídia ou reproduções de obras de arte famosas. Após a escolha, os alunos serão incentivados a redigir textos reflexivos ou poéticos, manifestando os sentimentos, pensamentos e narrativas despertadas pela imagem. A intenção é permitir que o estudante estabeleça uma conexão profunda entre o visual capturado na imagem e seu universo interior, estimulando a expressão individual e a capacidade de interpretação de conteúdos não verbais. Além de trabalhar habilidades de escrita e interpretação, a atividade visa promover a apreciação estética e o pensamento crítico, levando os alunos a refletir sobre como as imagens dialogam com o contexto atual e suas próprias experiências.

Objetivos de Aprendizagem

Com a atividade Foto-Reflexões, tem-se por objetivo estimular nos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental habilidades relacionadas à expressão escrita e análise interpretativa de imagens. Deseja-se que os participantes desenvolvam capacidade crítica e reflexiva ao associar elementos visuais a contextos e significados pessoais, favorecendo também a sensibilidade estética. O exercício visa promover a autonomia dos alunos em processos criativos, melhorando sua habilidade de expressar sentimentos e pontos de vista por meio da escrita.

  • Desenvolver habilidades de escrita expressiva e criativa.
  • Incentivar a interpretação e análise crítica de imagens.
  • Estimular a capacidade de associar elementos visuais a experiências pessoais.
  • Promover a apreciação estética e a percepção de contextos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP06: Produzir e publicar notícias, fotodenúncias, fotorreportagens, reportagens, reportagens multimidiáticas, infográficos, podcasts noticiosos, entrevistas, cartas de leitor, comentários, artigos de opinião de interesse local ou global, textos de apresentação e apreciação de produção cultural – resenhas e outros próprios das formas de expressão das culturas juvenis, tais como vlogs e podcasts culturais, gameplay, detonado etc.– e cartazes, anúncios, propagandas, spots, jingles de campanhas sociais, dentre outros em várias mídias, vivenciando de forma significativa o papel de repórter, de comentador, de analista, de crítico, de editor ou articulista, de booktuber, de vlogger (vlogueiro) etc., como forma de compreender as condições de produção que envolvem a circulação desses textos e poder participar e vislumbrar possibilidades de participação nas práticas de linguagem do campo jornalístico e do campo midiático de forma ética e responsável, levando-se em consideração o contexto da Web 2.0, que amplia a possibilidade de circulação desses textos e “funde” os papéis de leitor e autor, de consumidor e produtor.
  • EF69LP07: Produzir textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto produção e circulação – os enunciadores envolvidos, os objetivos, o gênero, o suporte, a circulação -, ao modo (escrito ou oral; imagem estática ou em movimento etc.), à variedade linguística e/ou semiótica apropriada a esse contexto, à construção da textualidade relacionada às propriedades textuais e do gênero), utilizando estratégias de planejamento, elaboração, revisão, edição, reescrita/redesign e avaliação de textos, para, com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, corrigir e aprimorar as produções realizadas, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de concordância, ortografia, pontuação em textos e editando imagens, arquivos sonoros, fazendo cortes, acréscimos, ajustes, acrescentando/ alterando efeitos, ordenamentos etc.

Conteúdo Programático

O Conteúdo Programático da atividade Foto-Reflexões enfoca o desenvolvimento da habilidade de expressão escrita por meio da interpretação de imagens. Os alunos serão guiados para explorar diferentes formas de traduzir visualmente as percepções, sentimentos e narrativas em textos, praticando a escrita reflexiva e poética. A atividade promove um exercício de análise crítica das imagens, explorando as possíveis conexões entre o visual e o contexto pessoal, social e cultural do aluno.

  • Técnicas de escrita reflexiva e poética.
  • Análise interpretativa de imagens.
  • Conexão entre elementos visuais e expressão escrita.
  • Importância da apreciação estética na formação crítica.

Metodologia

A metodologia adotada para Foto-Reflexões baseia-se na abordagem mão-na-massa, onde os alunos terão a oportunidade de escolher individualmente uma imagem e, a partir dela, desenvolver uma peça escrita. Este processo estimula a aprendizagem ativa, colocando o aluno no centro do processo de aprendizagem. As aulas serão divididas em momentos de reflexão individual, escrita, trocas colaborativas e feedbacks coletivos, promovendo a interação e o desenvolvimento conjunto das habilidades de interpretação e expressão.

  • Seleção individual de imagens.
  • Criação de textos reflexivos ou poéticos.
  • Trocas colaborativas entre alunos para revisão e feedback.
  • Discussão em grupo sobre os textos e as imagens.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade Foto-Reflexões será realizada em duas aulas de 60 minutos. Na primeira aula, os alunos farão a seleção das imagens e iniciarão a criação dos textos. A segunda aula será dedicada à conclusão dos textos, trocas de feedback entre pares e uma discussão coletiva sobre os trabalhos finais.

  • Aula 1: Seleção de imagens e início da escrita dos textos.
  • Aula 2: Conclusão dos textos, feedback entre colegas e discussão coletiva.

Avaliação

A avaliação da atividade Foto-Reflexões será realizada de forma formativa, considerando a participação do aluno na escolha da imagem, desenvolvimento do texto, engajamento nas trocas colaborativas e contribuições na discussão coletiva. Será dada especial atenção ao progresso do aluno na habilidade de expressão escrita e sua capacidade de conectar de maneira significativa a imagem escolhida com suas reflexões pessoais. A originalidade, a coerência e a profundidade das reflexões expressas nos textos também serão critérios importantes na avaliação.

Materiais e ferramentas:

Para a execução de Foto-Reflexões, serão necessários um conjunto de imagens selecionadas pelo professor, abrangendo paisagens, acontecimentos atuais e obras de arte. Além disso, recursos como data show para a apresentação das imagens e acesso a materiais de escrita são essenciais. O uso de plataformas digitais para compartilhamento de feedback também pode enriquecer a interação entre os alunos.

  • Conjunto de imagens selecionadas.
  • Data show para exibição das imagens.
  • Materiais de escrita (papel, canetas, etc.).
  • Plataforma digital para compartilhamento e feedback.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo