Guardiões da Literatura: Interação Cultural com o Slam

Desenvolvida por: Izaque… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Cultura local e controvérsias comunitárias

Nesta atividade, chamada 'Guardiões da Literatura: Interação Cultural com o Slam, os estudantes  serão estimulados a explorar a cultura local e tradicional ou comunidade relevante do município, propiciando uma imersão no contexto local para entender suas dinâmicas culturais e sociais. Eles serão encorajados a conversar com moradores, fazer anotações detalhadas, gravar entrevistas e coletar materiais como fotos, panfletos e objetos que representem as diversas vozes e perspectivas encontradas para dar sustentação a batalha de rimas. Esta investigação permitirá uma compreensão mais profunda dos temas de debate e controvérsias atuais da comunidade, sendo o espaço escolar, o seu principal palco para o evento que e composto pela oralidade. Após a inscrição dos estudantes por categorias, acontecera uma  apresentação, destacando os argumentos e contra-argumentos por meio da oralidade poética. Esta apresentação será seguida por batida musical e voz do aluno(a) em sala de aula ou outro local estabelecido pela comissão organizadora, onde os alunos terão a oportunidade de discutir as questões levantadas, promovendo um diálogo respeitoso e desenvolver habilidades de argumentação baseadas em evidências concretas com o auxílio da arte literária, o Slam. Esta experiência visa não apenas explorar o conteúdo curricular, mas também desenvolver competências sociais, críticas e comunicativas essenciais para a formação integral do alunado.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo dessa atividade é promover o entendimento crítico dos alunos sobre as dinâmicas culturais e sociais da comunidade envolvente, identificando diferentes perspectivas e contribuindo para o desenvolvimento de habilidades de argumentação, poesia, trabalho em equipe e comunicação. Ao interagir com a comunidade e utilizar a voz como principal ferramenta, os alunos serão estimulados a desenvolver um pensamento crítico reflexivo, reconhecendo a importância da diversidade de opiniões e aprendendo a construir argumentos e contra-argumentos baseados em fatos. Isso incentivará a análise crítica, a empatia e o respeito por diferentes pontos de vista, além de fomentar a conscientização cívica e a valorização do patrimônio cultural local e a criatividade.

  • Explorar e compreender as dinâmicas culturais e sociais da comunidade local por meio da literatura.
  • Desenvolver habilidades de argumentação e contra-argumentação com base na prática do Slam.
  • Contribuir para a conscientização sobre a importância do uso da voz e da poesia.  
  • Contribuir para a conscientização sobre a importância da preservação do patrimônio cultural.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP11: Identificar e analisar posicionamentos defendidos e refutados na escuta de interações polêmicas em entrevistas, discussões e debates (televisivo, em sala de aula, em redes sociais etc.), entre outros, e se posicionar frente a eles.
  • EF69LP13: Engajar-se e contribuir com a busca de conclusões comuns relativas a problemas, temas ou questões polêmicas de interesse da turma e/ou de relevância social.
  • EF69LP15: Apresentar argumentos e contra-argumentos coerentes, respeitando os turnos de fala, na participação em discussões sobre temas controversos e/ou polêmicos.

Conteúdo Programático

Através da saída de campo e das atividades subsequentes, os alunos entrarão em contato direto com a cultura e as controvérsias de uma comunidade, promovendo um aprendizado vivencial sobre a composição social, histórica e cultural do ambiente. Esta investigação permitirá que os estudantes compreendam o valor das tradições, os desafios atuais enfrentados pelos moradores e a importância da preservação cultural. Além disso, o processo de preparação e apresentação das descobertas incentivará o desenvolvimento de habilidades comunicativas e argumentativas, essenciais para o debate construtivo em sala de aula.

  • Dinâmicas culturais e sociais de uma comunidade.
  • Obtenção e análise de informações a partir de fontes primárias.
  • Desenvolvimento de apresentações multimídia.
  • Técnicas de argumentação e debate.
  • Conscientização sobre patrimônio cultural e sua preservação.

Metodologia

Para a realização desta atividade, adotaremos a metodologia ativa de uso da voz e formações interativas, que permite a exploração prática e o contato direto com a realidade estudada referente a pratica do Slam. Antes da batalha de rimas, prepararemos os alunos com uma sessão introdutória sobre técnicas de rima, coleta de informações e vivencias literárias. Durante as aulas, os estudantes serão divididos em grupos com tarefas específicas, promovendo a colaboração e a distribuição de responsabilidades para criar rimas com os temas selecionados. Após a coleta de informações, os alunos receberão orientações sobre como organizar seus dados e transformá-los em uma apresentação musicada tipo rap. Finalmente, a atividade culminará em uma batalha rimada orientado em sala ou pátio, onde cada estudante apresentará suas habilidades e participará da discussão coletiva para a premiação.

  • Sessão introdutória sobre técnicas de Slam.
  • Visita de rappers com tarefas distribuídas entre os alunos.
  • Orientações para organização e desenvolvimento de apresentações orais.
  • Realização de debate em sala de aula baseado nas informações coletadas.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em data estabelecida pela instituição. Num primeiro momento, ocorrerá a preparação dos estudantes para a aquisição de praticas poéticas utilizando a voz, e posteriormente a inscrição dos participantes em categorias e campo de discussão sobre os objetivos da atividade. A segunda parte será dedicada à realização do evento com a batalha de rimas em ação, e a premiação dos vencedores. 

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na qualidade do envolvimento dos alunos com as fases do projeto, incluindo a preparação, coleta de dados, desenvolvimento e apresentação das rimas e participação no debate. Será avaliada a habilidade dos alunos em trabalhar em equipe, coletar e organizar informações de forma eficaz, Criatividade, desenvolver uma apresentação coerente e participar ativamente dos temas, apresentando argumentos e contra-argumentos com base em suas habilidades desenvolvidas. Pontos adicionais serão atribuídos para a criatividade nas apresentações e a capacidade de engajar e persuadir o público durante o Slam. Exemplos de critérios específicos incluem clareza de comunicação, profundidade de análise e respeito pelos turnos de fala durante o debate.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, utilizaremos recursos como câmeras fotográficas ou smartphones com câmera, gravadores de áudio (ou aplicativos de gravação em smartphones), cadernos e canetas para anotações, computadores com acesso à Internet para pesquisa e desenvolvimento de apresentações multimídia, projetor e tela para visualização das apresentações. Além disso, providenciaremos mapas da região e materiais de apoio como guias de entrevista e checklists para a coleta de informações durante a saída de campo.

  • Câmeras fotográficas ou smartphones com câmera.
  • Gravadores de áudio ou aplicativos de gravação.
  • Cadernos e canetas para anotações.
  • Computadores com acesso à Internet.
  • Projetor e tela para apresentações.
  • Mapas e materiais de apoio para a coleta de informações.

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