Heróis do Dia a Dia: Criando e Compartilhando Histórias Inspiradoras

Desenvolvida por: Rosa M… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Temática: Empatia, Cidadania e História Comunitária

Esta atividade pedagógica convida alunos do 8º ano do Ensino Fundamental a explorar e reconhecer o heroísmo nas ações cotidianas, identificando pessoas de suas comunidades ou figuras históricas que consideram ser heróis do cotidiano. Através da divisão da turma em pequenos grupos, os estudantes serão encorajados a conduzir pesquisas sobre os indivíduos selecionados, focando nas suas ações, impacto e legado. Cada grupo, então, preparará uma apresentação oral para compartilhar suas descobertas com a turma. Para encerrar a atividade, será realizada uma Roda de Debate para que os alunos possam discutir e refletir sobre os diversos tipos de heroísmo, os valores encarnados por estes heróis e como as narrativas apresentadas podem servir de inspiração para ações heroicas no dia a dia. Este projeto visa não só desenvolver habilidades de pesquisa, organização de ideias e apresentação oral, mas também promover a empatia e a cidadania entre os alunos.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é permitir que os alunos aprimorem suas habilidades de pesquisa, de organização de ideias, e de apresentação oral, enquanto constróem uma compreensão mais profunda sobre heroísmo, empatia e cidadania. Ao identificar e explorar histórias de heróis do cotidiano, os alunos aprenderão sobre a importância das ações individuais e coletivas e como elas podem impactar positivamente a comunidade. A atividade também visa incentivar os alunos a refletirem sobre seus próprios valores e a considerar maneiras pelas quais eles próprios podem atuar como heróis em suas comunidades.

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e síntese de informações.
  • Aprimorar a capacidade de organização de ideias e apresentação oral.
  • Promover a empatia e o entendimento sobre a cidadania através da identificação e discussão de ações heroicas.
  • Estimular a reflexão sobre o impacto individual e coletivo nas comunidades.
  • Incentivar a aplicação dos conceitos discutidos em iniciativas do cotidiano.

Conteúdo Programático

A atividade será orientada pelo estudo de personagens considerados heróis do cotidiano, seja no âmbito local ou histórico. Estudaremos o conceito de heroísmo e suas manifestações na realidade dos alunos e das comunidades ao seu redor. Serão analisadas as ações, o impacto e o legado dessas figuras, promovendo uma reflexão critica sobre o papel de cada indivíduo na sociedade e como pequenas ações podem gerar grandes transformações.

  • Conceito de heroísmo no cotidiano.
  • Análise de figuras históricas e contemporâneas como heróis da comunidade.
  • Impacto e legado das ações dessas personalidades.
  • Reflexão sobre valores, empatia e cidadania.

Metodologia

A abordagem metodológica desta atividade envolve a pesquisa coletiva, a colaboração em pequenos grupos e a comunicação oral através de apresentações. Os alunos serão guiados a explorar diferentes fontes de informação para coletar dados sobre os heróis escolhidos. A atividade culminará com uma Roda de Debate, técnica que promove o diálogo construtivo, permitindo que cada aluno expresse suas ideias e opiniões e aprenda com as perspectivas dos colegas.

  • Trabalho em grupo para pesquisa e preparação de apresentações.
  • Apresentações orais para compartilhar pesquisas.
  • Roda de Debate para discussão sobre os diferentes tipos de heroísmo e seus impactos.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade totalizará 2 horas, divididas em duas sessões de 50 minutos. Na primeira sessão, os alunos discutirão o conceito de heroísmo e iniciarão a pesquisa sobre os heróis selecionados. Na segunda sessão, serão realizadas as apresentações dos grupos, seguidas por uma Roda de Debate para discutir os aprendizados e reflexões.

  • Aula 1: Introdução ao conceito de heroísmo e início das pesquisas.
  • Aula 2: Apresentações dos grupos e Roda de Debate.

Avaliação

A avaliação será realizada considerando a participação ativa de cada aluno nas etapas de pesquisa, preparação e apresentação dos trabalhos em grupo, bem como a contribuição individual nas discussões da Roda de Debate. Será avaliada a capacidade dos alunos de expressar ideias de maneira clara e coerente, realizar conexões significativas com o tema proposto e evidenciar compreensão sobre as diferentes manifestações de heroísmo e seu impacto na sociedade.

Materiais e ferramentas:

Os materiais necessários para a execução da atividade incluem acesso à internet para pesquisa, material para anotações, e equipamento de projeção para as apresentações orais. Além disso, será importante disponibilizar um espaço adequado para a realização da Roda de Debate, de modo que todos os alunos possam participar ativamente das discussões.

  • Computadores ou tablets com acesso à internet.
  • Cadernos e materiais de escrita para anotações.
  • Projetor ou televisão para as apresentações.
  • Espaço amplo para acomodar os alunos em círculo durante a Roda de Debate.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo