Investigação Linguística - O Mistério dos Componentes da Oração

Desenvolvida por: Simone… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Análise Linguística e Semiótica

Nesta atividade inovadora, 'Investigação Linguística - O Mistério dos Componentes da Oração', os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental assumirão o papel de detetives linguísticos, mergulhando em um cenário de investigação que desafia suas habilidades analíticas em relação à estrutura da oração. Através de uma metodologia de Aprendizagem Baseada em Jogos, os estudantes são divididos em grupos e recebem um 'caso' contendo um conjunto de frases. Seu objetivo é identificar os elementos que constituem a oração - sujeito, verbo, complementos - e suas funções gramaticais específicas. À medida que avançam na atividade, resolvendo cada 'caso', conquistam pistas que os aproximam da solução de um enigma maior. Esta abordagem lúdica não só torna a aprendizagem mais agradável, mas também promove um entendimento profundo das nuances da língua, estimulando a curiosidade e o pensamento crítico dos alunos sobre a linguagem e sua estrutura.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão aprofundada dos componentes da oração e suas funções dentro da estrutura linguística, de modo a desenvolver habilidades analíticas críticas relativas à língua. Através da participação ativa em um contexto de jogo e investigação, espera-se que os estudantes se tornem mais sensíveis às variedades linguísticas e ao uso apropriado da norma-padrão em contextos específicos, além de refletirem sobre a questão do preconceito linguístico. Espera-se que, ao final desta atividade, os alunos sejam capazes de identificar e analisar de forma crítica os elementos constitutivos da oração, reconhecendo sua importância para a construção de sentidos em diferentes textos e contextos.

  • Identificar os componentes da oração (sujeito, verbo, complementos) e entender suas funções.
  • Desenvolver habilidades analíticas e críticas relativas à estrutura da língua.
  • Promover a reflexão sobre a norma-padrão da língua e o preconceito linguístico.
  • Estimular o trabalho em equipe e a resolução colaborativa de problemas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP55: Reconhecer as variedades da língua falada, o conceito de norma-padrão e o de preconceito linguístico.
  • EF69LP56: Fazer uso consciente e reflexivo de regras e normas da norma-padrão em situações de fala e escrita nas quais ela deve ser usada.
  • EF08LP06: Identificar, em textos lidos ou de produção própria, os termos constitutivos da oração (sujeito e seus modificadores, verbo e seus complementos e modificadores).

Conteúdo Programático

O conteúdo programático se concentra na análise dos elementos constitutivos da oração, fomentando a capacidade de identificação e compreensão das partes que formam a estrutura das frases. Engloba o estudo do sujeito, verbo, complementos e suas funções gramaticais, bem como uma reflexão sobre as variações linguísticas e a importância do uso consciente da norma-padrão em contextos específicos.

  • Componentes da Oração: Sujeito, Verbo e Complementos
  • Funções Gramaticais dos Elementos da Oração
  • Variedades Linguísticas e Norma-Padrão
  • Preconceito Linguístico

Metodologia

Esta atividade adota uma abordagem de Aprendizagem Baseada em Jogos, complementada por métodos ativos como Roda de Debate e Sala de Aula Invertida, incentivando a participação ativa dos alunos. Os estudantes trabalham em grupos, analisando casos específicos que requerem a identificação de elementos da oração e suas funções. As discussões em grupo e com a turma inteira enriquecem o processo de aprendizado, enquanto o contexto de jogo estimula o engajamento e a motivação.

  • Aprendizagem Baseada em Jogos
  • Trabalho em Grupo
  • Roda de Debate
  • Sala de Aula Invertida

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade 'Investigação Linguística - O Mistério dos Componentes da Oração' será distribuída ao longo de 4 aulas de 50 minutos cada, totalizando uma carga horária de 4 horas. Inicia-se com uma introdução ao tema e explicação das regras, seguida pela investigação em grupos, debates e, por fim, a revelação e discussão do enigma maior.

  • Aula 1: Introdução ao tema e explicação das regras
  • Aula 2: Investigação dos casos em grupos
  • Aula 3: Roda de Debate sobre os casos investigados
  • Aula 4: Revelação do enigma maior e discussão

Avaliação

A avaliação será processual e baseada na participação ativa dos alunos, qualidade das análises apresentadas e habilidade em trabalhar colaborativamente. Serão considerados critérios como engajamento com a atividade, capacidade de identificação e análise dos componentes da oração, além da contribuição para o debate em grupo. A resolução do enigma maior servirá como uma avaliação somativa, mediando o entendimento global da turma sobre o tema.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade serão necessários: casos impressos contendo conjuntos de frases para análise, quadro branco para anotações de pontos importantes durante os debates, acesso a recursos online para pesquisa adicional se necessário, e materiais para a anotação individual ou em grupo. Todo o material deve ser preparado previamente, garantindo uma execução fluida da atividade.

  • Casos impressos para análise
  • Quadro branco e marcadores
  • Acesso a recursos online para pesquisas
  • Materiais de anotação para alunos

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