Jogo da Concordância Verbal: Acertando o Verbo!

Desenvolvida por: Camila… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Oralidade, Leitura, Análise linguística/semiótica

A atividade Jogo da Concordância Verbal: Acertando o Verbo! foi elaborada para promover a prática e entendimento das regras de concordância verbal em Língua Portuguesa para alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. Através de um jogo de tabuleiro interativo, os alunos caminharão por um percurso onde cada casa apresenta uma frase incompleta. Eles devem selecionar entre alternativas de verbos para completar corretamente as sentenças, respeitando as regras gramaticais pertinentes. A atividade fomenta não só a competência linguística, mas também habilidades sociais importantes como a colaboração em equipe, uma vez que será realizada em grupos. Cartões de dicas e desafios serão fornecidos, instigando a análise linguística e o diálogo entre os estudantes. Dessa forma, alia-se o aprendizado teórico à prática colaborativa, estimulando a troca de conhecimentos e habilidades entre os alunos. Além disso, a inclusão de desafios orais visa enriquecer o domínio da oralidade e fortalecer a autoconfiança dos alunos em situações de fala.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo central desta atividade é aperfeiçoar o entendimento dos alunos sobre concordância verbal, promovendo sua prática através de um contexto lúdico e colaborativo. A atividade busca não só fixar os conceitos gramaticais de forma aplicada, mas também incentivar o desenvolvimento de habilidades sociais essenciais, como o trabalho em equipe e a capacidade de argumentação. Alinhado à BNCC, o exercício visa enriquecer a competência linguística dos alunos, possibilitando que eles consigam construir e interpretar sentenças complexas corretamente. A atividade também incentiva o desenvolvimento da oralidade bem como o planejamento e a realização de estratégias de resolução de problemas, cujo envolvimento ativo dos estudantes, por meio do jogo, fomenta uma aprendizagem significativa e motivadora.

  • Aperfeiçoar as habilidades de concordância verbal.
  • Promover o desenvolvimento de habilidades sociais através da colaboração em equipe.
  • Incentivar a análise linguística e o diálogo entre os estudantes.
  • Desenvolver a oralidade e a autoconfiança dos alunos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF08LP03: Analisar em textos de diferentes gêneros o papel dos diferentes tempos e modos verbais.
  • EF08LP05: Utilizar, em textos de qualquer gênero, tempos verbais simples e compostos, associando-os a informações verbais e não verbais.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático deste plano de aula abrange principalmente a concordância verbal e o seu uso adequado nas diversas situações comunicativas. A proposta de aprendizagem está centrada na exploração prática das regras gramaticais relacionadas ao verbo, através de atividades que exigem a aplicação do conhecimento teórico pré-adquirido pelos alunos. Inclui a análise de situações específicas de uso verbal em diferentes contextos e gêneros textuais. Além disso, o conteúdo programático também é enriquecido com a promoção da oralidade e desenvolvimento da capacidade crítica reflexiva, cruciais para que os alunos consigam relacionar as normas gramaticais com as situações cotidianas e de práticas discursivas vivenciadas.

  • Estudo das regras de concordância verbal.
  • Análise de tempos e modos verbais em textos.
  • Prática da oralidade e colaboração em equipe.

Metodologia

As metodologias aplicadas nesta atividade incluem a Aprendizagem Baseada em Jogos e a Aula Expositiva. A Aprendizagem Baseada em Jogos é eficaz ao transformar o ambiente educacional em um espaço lúdico que estimula o engajamento e motivação dos alunos. Neste contexto, o jogo de tabuleiro serve como uma ferramenta pedagógica que facilita a assimilação de conceitos gramaticais de forma dinâmica e divertida. As aulas expositivas serão utilizadas para introduzir, revisar e aprofundar o conhecimento das regras de concordância verbal, contextualizando os conteúdos dentro do jogo proposto. A integração destas metodologias procura equilibrar a teoria e prática, proporcionando um ambiente propício para que os alunos se dediquem ativamente ao processo de ensino e aprendizagem.

  • Aprendizagem Baseada em Jogos
  • Aula Expositiva

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma desta atividade está estruturado para ocorrer em uma aula de 60 minutos com uma abordagem por metodologias ativas. Essa única aula será suficiente para apresentar os conceitos centrais e facilitar o envolvimento dos alunos com a proposta do jogo de tabuleiro. Dividir toda a atividade em uma única sessão maximiza o tempo de interação dos alunos com a prática, permitindo que eles aproveitem ao máximo o aprendizado coletivo e individual que a dinâmica e estratégias do jogo promovem. Essa organização temporal facilita a avaliação contínua do processo de aquisição de conhecimentos por parte dos alunos durante todo o período da aula.

  • Aula 1: Introdução às regras de concordância verbal, explanação sobre a dinâmica do jogo, execução do jogo de tabuleiro e fechamento com discussão dos aprendizados.
  • Momento 1: Introdução às Regras de Concordância Verbal (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula apresentando aos alunos as principais regras de concordância verbal. Use o quadro branco e marcadores para escrever exemplos claros e objetivos. É importante que você verifique se os alunos estão atentos e compreendendo a explicação. Faça perguntas diretas para confirmar o entendimento.

    Momento 2: Explanação sobre a Dinâmica do Jogo (Estimativa: 10 minutos)
    Explique aos alunos como o jogo de tabuleiro será realizado. Mostre os tabuleiros impressos e as cartas com frases, explicando as regras de escolha dos verbos corretos. Permita que os alunos façam perguntas sobre a dinâmica do jogo para garantir que todos estejam familiarizados com o processo antes de iniciar.

    Momento 3: Execução do Jogo de Tabuleiro (Estimativa: 30 minutos)
    Divida a turma em grupos, garantindo que os alunos trabalhem colaborativamente. Cada grupo receberá um tabuleiro e cartas. Circule pela sala para observar a interação dos alunos e ofereça feedback imediato quando necessário. Incentive a análise conjunta das frases e a escolha correta dos verbos. Avalie a participação e o envolvimento dos grupos durante a atividade.

    Momento 4: Discussão e Fechamento (Estimativa: 10 minutos)
    Conduza uma discussão final sobre os aprendizados da atividade. Pergunte aos alunos sobre os desafios que enfrentaram e o que aprenderam sobre a concordância verbal. Permita que eles expressem suas opiniões e compartilhem dicas sobre as frases mais desafiadoras. Finalize com um resumo das regras abordadas e informe que haverá uma correção individual de frases na próxima aula para consolidar o aprendizado.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Embora não houvesse menção a alunos com condições específicas nesta turma, esteja sempre atento às diferentes necessidades dos alunos. Caso algum aluno demonstre dificuldade de entendimento, permita que trabalhe em um grupo que ofereça suporte adicional. Utilize vídeos explicativos e quizzes online como recursos adicionais para aqueles que preferem ferramentas digitais. Garanta que os exemplos apresentados sejam claros e acessíveis, e incentive o uso de tecnologias assistivas, como aplicativos de leitura de texto, se necessário. Sua disposição em ajudar faz uma grande diferença no aprendizado dos alunos!

Avaliação

A avaliação nesta atividade será diversificada, abrangendo tanto instrumentos de avaliação formativa quanto somativa. O objetivo é verificar a compreensão e aplicação das regras de concordância verbal, bem como a capacidade dos alunos de colaborarem e resolverem desafios em grupo. Critérios incluem a correta aplicação das regras de concordância, participação e engajamento durante a atividade. Um exemplo prático de avaliação formativa seria a observação contínua dos alunos enquanto jogam, fornecendo feedback imediato sobre suas escolhas e explicações. A avaliação somativa seria através de pequenas frases para os alunos corrigirem, individualmente, no final da aula. Adaptações nos critérios podem ser feitas para acolher diferentes necessidades dos alunos, e o feedback será sempre construtivo e criativo, incentivando o autodesenvolvimento e compreensão profunda dos temas abordados.

  • Observação contínua dos alunos com feedback imediato.
  • Correção individual de frases no final da aula.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para a execução desta atividade incluem materiais básicos como quadros e marcadores para a introdução teórica. Para o jogo, serão usados tabuleiros impressos e cartas contendo frases, dicas e desafios. Tecnologias digitais podem ser integradas na apresentação e reforço dos conteúdos antes da prática, como vídeos explicativos ou quizzes online. Estes recursos não apenas auxiliam na criação de um ambiente de aprendizado mais interativo e dinâmico, mas também são fundamentais para estabelecer a conexão entre teoria e prática necessárias para uma compreensão integrada das regras de concordância verbal.

  • Quadro branco e marcadores.
  • Tabuleiros impressos e cartas com frases.
  • Vídeos explicativos e quizzes online.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que o papel do professor é desafiador, mas pequenas ações podem fazer uma grande diferença na inclusão e acessibilidade. Comprometemo-nos a respeitar a diversidade cultural presente na sala, promovendo um ambiente inclusivo onde cada aluno se sinta valorizado. Materiais acessíveis digitalmente serão disponibilizados, permitindo que todos os alunos possam ter igual oportunidade de acesso ao conteúdo. A tecnologia assistiva pode ser considerada para facilitar a interação dos alunos com o jogo, enquanto que métodos de ensino diversificados abordam diversas formas de aprendizagem, favorecendo uma inclusão mais efetiva e participação de todos os alunos sem comprometer os objetivos pedagógicos.

  • Materiais acessíveis digitalmente.
  • Utilização de tecnologia assistiva quando necessário.
  • Diversificação dos métodos de ensino.

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