Jornal do Futuro

Desenvolvida por: Romild… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Oralidade, Leitura, Análise linguística/semiótica, Produção de textos

A atividade 'Jornal do Futuro' tem como propósito engajar os alunos do 8º ano na produção de um jornal futurista. Divididos em grupos, eles irão desenvolver artigos de opinião, palavras-cruzadas e editoriais com base em previsões e tendências futuras. Durante duas aulas de 120 minutos cada, a atividade se inicia com uma aula expositiva sobre estilos textuais e o estado atual do jornalismo, seguido por uma prática de produção de conteúdo. Esta atividade tem como finalidade não apenas estimular a criatividade e o trabalho em equipe, mas também desenvolver habilidades críticas de leitura, interpretação semiótica e produção textual, de forma a atender às habilidades cognitivas e sociais pertinentes à faixa etária dos alunos e alinhando-se às propostas da BNCC.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade são oferecer aos alunos a oportunidade de desenvolver habilidades de leitura crítica e produção textual em um contexto de trabalho colaborativo e criativo. Esta proposta fomenta o domínio das especificidades dos gêneros textuais e sua adaptação ao tema do jornal futurista, incentivando o uso da língua portuguesa de forma precisa e reflexiva. Além disso, promove o desenvolvimento de competências ligadas à análise e interpretação de contextos futuros, auxiliando na compreensão do impacto da linguagem na construção da realidade. A atividade também visa estimular o protagonismo dos alunos ao permitir escolhas editoriais e textuais autônomas, alinhando-se com o aprendizado por projetos e a aplicação prática do conhecimento estudado.

  • Desenvolver habilidades de leitura crítica
  • Aprimorar a produção textual criativa
  • Estimular o trabalho colaborativo
  • Fomentar o domínio de gêneros textuais
  • Promover protagonismo estudantil

Habilidades Específicas BNCC

  • EF08LP04: Utilizar, ao produzir texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais: ortografia, regências e concordâncias nominal e verbal, modos e tempos verbais, pontuação etc.
  • EF08LP05: Analisar processos de formação de palavras por composição (aglutinação e justaposição), apropriando-se de regras básicas de uso do hífen em palavras compostas.
  • EF08LP06: Identificar, em textos lidos ou de produção própria, os termos constitutivos da oração (sujeito e seus modificadores, verbo e seus complementos e modificadores).

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade 'Jornal do Futuro' abrange diversas áreas do conhecimento linguístico, incluindo o estudo e aplicação de diferentes estilos textuais e aspectos gramaticais associados. Os alunos terão a oportunidade de explorar e aplicar regras de ortografia, concordância verbal e nominal, além de aprofundar o entendimento dos processos de formação de palavras e dos elementos constitutivos da oração. Este conteúdo é essencial para a construção de um pensamento crítico e criativo, permitindo que os alunos consigam adaptar suas habilidades linguísticas para produzir textos que dialogam com cenários e contextos futuristas, integrando teoria e prática de forma efetiva.

  • Estudo de estilos textuais
  • Regras de ortografia e concordância
  • Processos de formação de palavras
  • Identificação de elementos da oração

Metodologia

A metodologia aplicada na atividade inclui o uso de duas aulas expositivas de 120 minutos cada, que combinam exposições teóricas e práticas de produção colaborativa. A abordagem inicial concentra-se na transmissão de conhecimentos sobre estilos textuais e práticas jornalísticas atuais, preparando os alunos para a etapa subsequente de criação. A prática dessas disciplinas ocorre em grupos colaborativos, permitindo a mediação coletiva e a responsabilidade compartilhada na produção de um jornal futurista. Essa metodologia favorece a interação e a cooperação entre os alunos, ao mesmo tempo em que estimula o engajamento ativo e a aplicação prática dos conteúdos abordados, de modo a maximizar o aprendizado por meio da experiência direta.

  • Aulas expositivas
  • Trabalho colaborativo em grupos
  • Produção prática de textos

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está dividido em duas aulas de 120 minutos cada, garantindo tempo suficiente para o desenvolvimento completo da atividade. Na primeira aula, os alunos participarão de uma exposição sobre diversos estilos textuais e o cenário atual do jornalismo, o que estabelece a base teórica necessária. A segunda aula será dedicada à aplicação prática do aprendizado, quando os alunos criarão seus artigos, editoriais e palavras-cruzadas, baseados em visões futurísticas que eles desenvolveram colaborativamente. Essa divisão reforça a importância do equilíbrio entre teoria e prática, assegurando que os alunos tenham um entendimento coeso e aplicado dos conteúdos discutidos.

  • Aula 1: Exposição sobre estilos textuais e estado atual do jornalismo.
  • Momento 1: Introdução aos Estilos Textuais (Estimativa: 20 minutos)
    Inicie a aula dando as boas-vindas aos alunos e apresentando o tema da aula: estilos textuais e o estado atual do jornalismo. Utilize um projetor para apresentar exemplos visuais de diferentes estilos textuais, como narrativo, descritivo, injuntivo, expositivo e argumentativo. É importante que destaque as características principais de cada estilo. Observe se os alunos conseguem identificar exemplos do cotidiano que se encaixem em cada estilo apresentado. Permita que façam perguntas e ofereça esclarecimentos. Avalie a compreensão inicial por meio de perguntas direcionadas.

    Momento 2: O Estado Atual do Jornalismo (Estimativa: 30 minutos)
    Prossiga com uma explicação sobre o jornalismo atual, discutindo suas funções, desafios e o impacto da tecnologia e das mídias digitais. Utilize dispositivos móveis para acessar exemplos ao vivo de notícias em diferentes plataformas. Pergunte aos alunos sobre quais meios de comunicação eles utilizam e que tipo de notícias costumam consumir. É fundamental observar o nível de engajamento dos alunos e encorajar debates sobre a credibilidade das fontes de informação atuais. Registre algumas das discussões para usar como referência na produção prática.

    Momento 3: Análise de Textos Jornalísticos (Estimativa: 40 minutos)
    Divida a turma em grupos e entregue a cada grupo diferentes exemplos de textos jornalísticos impressos e digitais, sem identificar a fonte. Peça que analisem os textos em termos de estilo, propósito e público-alvo. Oriente os grupos a registrarem suas observações. É importante que circule pela sala, oferecendo suporte e direcionamento conforme necessário. Encoraje os grupos a compartilharem suas análises com a turma, permitindo um momento para perguntas e discussão em grupo. Avalie o engajamento e a capacidade crítica dos alunos através das análises apresentadas.

    Momento 4: Síntese e Reflexão (Estimativa: 30 minutos)
    Reúna a atenção da turma novamente e peça para que cada grupo apresente um resumo das suas análises e aprendizados relacionados ao estilo textual e estado atual do jornalismo. Permita que os alunos façam reflexões sobre o que aprenderam e como isso se aplica ao Jornal do Futuro que produzirão na próxima aula. É importante reforçar que as análises compartilhadas servirão como base para a produção prática de textos. Ofereça um momento para feedback final, enfatizando aspectos positivos e pontos a melhorar.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Embora não haja condições ou deficiências específicas dos alunos nesta turma, certifique-se de que todos os alunos têm acesso aos materiais utilizados, inclusive os visuais projetados. Considere a possibilidade de fornecer as informações em diferentes formatos para atender a diversas necessidades de aprendizagem, como textos impressos, recursos audíveis e visuais claros. Use linguagem simples e esclareça eventuais dúvidas no momento em que surgirem. Atente-se à participação equitativa de todos os alunos durante discussões em grupo, garantindo que cada voz seja ouvida.

  • Aula 2: Produção prática de artigos, editoriais e palavras-cruzadas com base em previsões futurísticas.
  • Momento 1: Planejamento do Jornal (Estimativa: 30 minutos)
    Inicie a aula revendo brevemente o aprendizado da aula anterior e apresente a tarefa: a criação de um jornal futurista. Divida a turma em grupos e oriente-os a planejar as seções do jornal que irão desenvolver, como artigos de opinião, editoriais e palavras-cruzadas. Instrua os grupos a discutir e anotar ideias sobre como integrar previsões futurísticas em seus textos. Circula pela sala, fornecendo orientação e incentivando que estabeleçam um plano de ação claro. Avalie a organização e o planejamento dos grupos durante o acompanhamento.

    Momento 2: Pesquisa e Produção de Conteúdo (Estimativa: 40 minutos)
    Oriente os grupos a iniciar suas pesquisas sobre tendências futuras em áreas como tecnologia, meio ambiente, sociedade e cultura, utilizando dispositivos móveis e recursos impressos. Permita que discutam suas descobertas e comecem a rascunhar os textos para cada seção do jornal. É importante que circule pela sala para apoiar os alunos na escolha de fontes confiáveis e fornecer feedback imediato. Observe a capacidade dos alunos de integrar a pesquisa nas produções textuais.

    Momento 3: Edição e Finalização do Jornal (Estimativa: 30 minutos)
    Peça aos alunos para revisar e editar seus textos com base no feedback dos colegas e do professor. Incentive cada grupo a montar uma versão preliminar do jornal, integrando os textos produzidos em um formato coerente. Facilite um momento para que os grupos compartilhem seus jornais preliminares com outros grupos, solicitando feedback construtivo. Avalie a habilidade dos alunos em receber e aplicar feedback em seus trabalhos.

    Momento 4: Apresentação e Reflexão (Estimativa: 20 minutos)
    Convide cada grupo a apresentar seu jornal futurista para a turma, destacando as previsões e tendências que escolheram. Permita que colegas façam perguntas e comentários sobre as apresentações. Conduza uma breve reflexão final, solicitando aos alunos que compartilhem suas experiências e aprendizados ao longo da atividade. É fundamental que ofereça feedback positivo e metas para futuras produções. Avalie o engajamento e a expressão oral dos alunos durante as apresentações.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para garantir a inclusão de todos os alunos, forneça materiais de leitura em formatos variados, como texto impresso e digital. Utilize linguagem clara e direta nas instruções. Incentive a participação de todos durante as discussões e tenha cuidado para que cada aluno tenha seu momento de voz. Ofereça suporte adicional para aqueles que precisarem de ajuda na pesquisa ou produção de conteúdos. Sugira a utilização de ferramentas de leitura acessível digital para os alunos que possam se beneficiar deste recurso.

Avaliação

A avaliação da atividade 'Jornal do Futuro' adota uma abordagem diversificada, centrada nos objetivos de aprendizagem previamente definidos. As metodologias incluem avaliação formativa, que acompanhará o progresso dos alunos durante todo o processo de criação, através de observação contínua e feedback construtivo focado em aspectos linguísticos e colaborativos, como a coesão textual e a participação. A avaliação somativa ao final da atividade considera o produto final – o jornal futurista –, avaliando sua criatividade, originalidade, aplicabilidade das regras gramaticais e estilo textual. Exemplos práticos de aplicação incluem a análise de um artigo específico por critério, como estrutura, clareza argumentativa e gramática. Isto garante a inclusão de feedback individualizado, adequando-se a diferentes níveis de competência, e promovendo o desenvolvimento contínuo.

  • Avaliação formativa com observação contínua
  • Avaliação somativa do produto final
  • Feedback construtivo baseado em linguagem e colaboração

Materiais e ferramentas:

Para a implementação da atividade, são necessários recursos variados que apóiam tanto a fase de ensino expositiva quanto a prática de criação. Serão utilizados materiais como projetores para a apresentação de estudos de caso de jornalismo atual, computadores ou dispositivos móveis para a pesquisa e composição de artigos, e papel e caneta para o esboço inicial das ideias. O uso de tecnologia digital será encorajado para facilitar o acesso a informações atualizadas e estimular a criatividade através de ferramentas de edição de textos e imagens. Esses recursos são escolhidos para garantir um aprendizado rico e envolvente, além de facilitar a colaboração entre os alunos durante a atividade.

  • Projetor para apresentações
  • Computadores e/ou dispositivos móveis
  • Papel e caneta
  • Ferramentas tecnológicas para pesquisa e edição

Inclusão e acessibilidade

Sabemos da carga de trabalho dos professores, mas assegurar a inclusão e acessibilidade é primordial para uma educação equitativa. Embora esta turma não possua alunos com condições ou deficiências específicas, sugerimos sempre promover um ambiente inclusivo e seguro. Recomenda-se o uso de linguagem clara e acessível, além de diversificar os meios de comunicação e apresentação de conteúdos. Isso poderá incluir o uso de imagens, vídeos e outros recursos multimodais que atendam a diferentes estilos de aprendizagem. Ademais, a promoção ativa de um ambiente de respeito e cooperação deve ser contínua, reforçando a importância da diversidade, garantindo que todos os alunos se sintam valorizados e capazes de participar plenamente das atividades propostas.

  • Uso de linguagem clara e acessível
  • Diversificação de meios de comunicação e apresentação
  • Promoção de um ambiente de respeito e cooperação

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo