Leituras que Tocam: Histórias de Superação do Bullying

Desenvolvida por: Laiann… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Histórias de Superação do Bullying

A atividade 'Leituras que Tocam: Histórias de Superação do Bullying' é estruturada para envolver os alunos do 8º ano na compreensão e na produção de narrativas que abordam o bullying e suas superações. Através de aulas expositivas, atividades práticas e discussões em grupo, os alunos explorarão textos diversos, criando suas próprias narrativas e refletindo sobre o impacto do bullying e as possibilidades de superação. A atividade busca desenvolver a empatia nos alunos e ampliar seu repertório de leitura e escrita. Ao longo das quatro aulas, os estudantes participarão de uma sequência didática que inclui leitura, produção de texto, atividades interativas e compartilhamento de produções, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo e engajador.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade concentram-se em desenvolver habilidades de leitura crítica, produção textual e análise de narrativas. Visamos capacitar os alunos a analisar criticamente textos literários e não literários relacionados ao tema do bullying e suas superações, incentivando-os a explorar variados recursos estilísticos e narrativos em suas próprias produções textuais. Além disso, buscamos promover o desenvolvimento de competências socioemocionais, como empatia e resiliência, fundamentais para a formação integral dos alunos.

  • Conscientizar os alunos sobre o bullying e suas consequências por meio de narrativas.
  • Estimular a empatia e compreensão através da leitura e produção de textos.
  • Desenvolver habilidades de análise e interpretação de textos literários e narrativos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP07: Produzir textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto produção e circulação – os enunciadores envolvidos, os objetivos, o gênero, o suporte, a circulação -, ao modo (escrito ou oral; imagem estática ou em movimento etc.), à variedade linguística e/ou semiótica apropriada a esse contexto, à construção da textualidade relacionada às propriedades textuais e do gênero), utilizando estratégias de planejamento, elaboração, revisão, edição, reescrita/redesign e avaliação de textos, para, com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, corrigir e aprimorar as produções realizadas, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de concordância, ortografia, pontuação em textos e editando imagens, arquivos sonoros, fazendo cortes, acréscimos, ajustes, acrescentando/ alterando efeitos, ordenamentos etc.
  • EF69LP46: Participar de práticas de compartilhamento de leitura/recepção de obras literárias/ manifestações artísticas, como rodas de leitura, clubes de leitura, eventos de contação de histórias, de leituras dramáticas, de apresentações teatrais, musicais e de filmes, cineclubes, festivais de vídeo, saraus, slams, canais de booktubers, redes sociais temáticas (de leitores, de cinéfilos, de música etc.), dentre outros, tecendo, quando possível, comentários de ordem estética e afetiva
  • EF69LP47: Analisar, em textos narrativos ficcionais, as diferentes formas de composição próprias de cada gênero, os recursos coesivos que constroem a passagem do tempo e articulam suas partes, a escolha lexical típica de cada gênero para a caracterização dos cenários e dos personagens e os efeitos de sentido decorrentes dos tempos verbais, dos tipos de discurso, dos verbos de enunciação e das variedades linguísticas (no discurso direto, se houver) empregados, identificando o enredo e o foco narrativo e percebendo como se estrutura a narrativa nos diferentes gêneros e os efeitos de sentido decorrentes do foco narrativo típico de cada gênero, da caracterização dos espaços físico e psicológico e dos tempos cronológico e psicológico, das diferentes vozes no texto (do narrador, de personagens em discurso direto e indireto), do uso de pontuação expressiva, palavras e expressões conotativas e processos figurativos e do uso de recursos linguístico-gramaticais próprios a cada gênero narrativo.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático estabelecido para esta atividade abrangente é orientado pela leitura, escrita e análise textual. Os alunos terão a oportunidade de explorar diversos gêneros literários e suas estruturas, bem como técnicas narrativas e elementos estilísticos. A partir da temática de bullying, será promovida uma exploração de narrativas que abordam superações, visando compreender o papel da escrita e da oralidade na resolução de conflitos e na promoção do respeito à diversidade. Ao integrarmos essas discussões ao cotidiano dos estudantes, buscamos promover um espaço seguro para a expressão de ideias e sentimentos, facilitando o desenvolvimento das capacidades de análise crítica e produção textual de cada aluno.

  • Leitura e análise crítica de textos sobre o bullying e suas superações.
  • Produção de narrativas baseadas em experiências pessoais ou ficcionais.
  • Discussão e reflexão sobre técnicas narrativas e recursos estilísticos.
  • Exploração de gêneros literários e suas estruturas.

Metodologia

A metodologia da atividade está alicerçada em abordagens inovadoras que promovem a autonomia e o protagonismo dos alunos em seu processo de aprendizagem. Por meio de metodologias ativas como a Aula Expositiva, Atividade Mão-na-Massa, Aprendizagem Baseada em Jogos e Sala de Aula Invertida, buscamos criar um ambiente dinâmico onde o estudante é incentivado a participar ativamente e explorar seus interesses e habilidades. Essas abordagens são estrategicamente estruturadas para favorecer o desenvolvimento de competências tanto cognitivas quanto socioemocionais, incentivando os estudantes a aplicarem o conhecimento de forma prática e contextualizada.

  • Aula Expositiva
  • Atividade Mão-na-Massa
  • Aprendizagem Baseada em Jogos
  • Sala de Aula Invertida

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma das aulas foi planejado para maximizar a absorção do conteúdo e a participação dos alunos. Com quatro aulas de 50 minutos cada, dividimos as atividades de maneira a garantir que cada etapa do aprendizado seja abordada com profundidade. A sequência inicia com uma introdução ao tema por meio de uma aula expositiva que contextualiza e instiga discussões. Em seguida, a atividade mão-na-massa oferece a oportunidade de aplicar o conhecimento teórico de maneira prática. A terceira aula, com jogos educativos, promove revisão e fixação do conteúdo. Finalizamos com uma sala de aula invertida, incentivando os alunos a compartilhar e refletir sobre suas produções.

  • Aula 1: Introdução ao tema do bullying e sua superação através de histórias.
  • Momento 1: Introdução ao Tema do Bullying (Estimativa: 10 minutos)
    Comece a aula saudando os alunos e introduzindo o tema do bullying. Pergunte aos alunos se eles já ouviram falar sobre o bullying e, em linhas gerais, o que sabem a respeito. É importante que o professor acolha as respostas, valorizando as experiências e o conhecimento prévio de cada estudante. Oriente a discussão para introduzir a definição de bullying, suas formas e características principais, pontuando a importância da empatia e respeito nas relações interpessoais.

    Momento 2: Leitura de Narrativas de Superação (Estimativa: 20 minutos)
    Distribua cópias de um texto breve que apresenta uma história de superação do bullying. Permita que os alunos leiam individual ou coletivamente. Durante a leitura, observe se os alunos estão engajados e compreendem o texto. Em seguida, promova uma discussão guiada, questionando sobre os sentimentos dos personagens e as estratégias de superação apresentadas na narrativa. Estimule os alunos a relacionar com situações que já vivenciaram ou testemunharam.

    Momento 3: Reflexão e Interação em Pequenos Grupos (Estimativa: 15 minutos)
    Organize os alunos em pequenos grupos e proponha que discutam suas impressões acerca da narrativa lida, focando nas emoções que lhes causaram e as possíveis soluções para os conflitos narrados. Peça que registrem os principais pontos abordados em um cartaz ou folha. É essencial que o professor circule entre os grupos, intervenha quando necessário e incentive uma interação respeitosa e produtiva. Após a discussão, permita que cada grupo compartilhe suas reflexões com a turma.

    Momento 4: Fechamento e Avaliação Inicial (Estimativa: 5 minutos)
    Conclua a aula solicitando que cada aluno reflicta internamente sobre o que aprendeu e escreva uma frase simples sobre a importância de superar o bullying através da empatia e do diálogo. Esta é uma forma de avaliação diagnóstica informal, que permitirá ao professor identificar o nível de compreensão do tema pela turma.

  • Aula 2: Criação de textos baseados em experiências pessoais e ficcionais.
  • Momento 1: Revisão e Inspiração (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula revisando brevemente o que foi discutido na aula anterior sobre histórias de superação do bullying. Peça aos alunos que compartilhem novas ideias ou sentimentos que surgiram desde então. Em seguida, apresente uma breve atividade inspiracional, como uma citação ou um vídeo curto sobre a resiliência. É importante que os alunos se sintam inspirados e preparados para criar suas histórias. Observe se os alunos estão engajados e entusiasmados com as ideias iniciais.

    Momento 2: Planejamento da Narrativa (Estimativa: 15 minutos)
    Oriente os alunos a começarem o planejamento de suas narrativas. Forneça um roteiro básico com elementos essenciais, como introdução, desenvolvimento e conclusão. Estimule a escolha de personagens e cenários inspirados em suas realidades ou em ficções criativas. Permita que os alunos discutam suas ideias com um colega, encorajando o feedback mútuo. Ofereça apoio guiando os alunos que apresentarem dificuldades em estruturar suas histórias, dando exemplos práticos.

    Momento 3: Escrita do Primeiro Rascunho (Estimativa: 15 minutos)
    Com o planejamento em mãos, instrua os alunos a começarem a escrever o primeiro rascunho de suas narrativas. Peça que se concentrem na coerência e clareza das ideias, mas sem se preocupar em demasia com correções gramaticais nesse estágio. Circule pela sala para oferecer apoio individual, respondendo a dúvidas e sugerindo melhoras em estrutura e criatividade. Avalie de forma formativa, observando quem necessita de suporte adicional.

    Momento 4: Compartilhamento e Feedback (Estimativa: 10 minutos)
    Divida a turma em pequenos grupos e instrua os alunos a compartilharem seus rascunhos. Proponha que ofereçam feedback construtivo uns aos outros, destacando pontos fortes e sugerindo melhorias. Incentive a prática da empatia e do respeito na hora de discutir as histórias uns dos outros. É importante que você modele exemplos de como realizar uma crítica construtiva, se necessário. Conclua reunindo a turma e peça para que compartilhem uma aprendizagem ou novidade descoberta durante o momento.

  • Aula 3: Quiz literário sobre obras e personagens que superaram o bullying.
  • Momento 1: Preparação para o Quiz (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula saudando os alunos e introduza a atividade do dia: um quiz literário sobre obras e personagens que superaram o bullying. Explique rapidamente como o quiz funcionará e o que os alunos devem esperar. Forme grupos heterogêneos, assegurando uma boa mistura de habilidades em cada um, e nomeie um membro de cada grupo para ser o registrador, responsável por anotar as respostas.

    Momento 2: Realização do Quiz Literário (Estimativa: 25 minutos)
    Distribua as questões do quiz entre os grupos. Estas devem ser baseadas em textos previamente trabalhados em sala sobre superação do bullying. Oriente os alunos a discutirem as respostas nos grupos antes de anotá-las, promovendo a colaboração e o desenvolvimento do pensamento crítico. Circule entre os grupos para esclarecer dúvidas e garantir que todos estão participando e compreendendo as questões.

    Momento 3: Correção e Reflexão (Estimativa: 10 minutos)
    Reúna a turma e, em conjunto, reveja as respostas corretas do quiz. Discuta brevemente as respostas, salientando os aspectos mais relevantes de cada questão. Permita que os alunos compartilhem insights ou dificuldades que tiveram durante o quiz. Isso fomentará uma compreensão mais profunda e permitirá a troca de conhecimento entre os alunos.

    Momento 4: Encerramento e Avaliação (Estimativa: 5 minutos)
    Conclua a aula pedindo que cada grupo reflicta sobre o aprendizado obtido durante a atividade e discuta como o tema da superação do bullying pode ser aplicado em suas vidas pessoais. Solicite uma avaliação escrita breve, em que cada aluno resumirá em poucas frases o que aprendeu de mais significativo. Esta avaliação servirá como feedback sobre o impacto da atividade na compreensão do tema pelos alunos.

  • Aula 4: Apresentação e discussão de produções em uma sala invertida.
  • Momento 1: Introdução ao Ambiente de Sala Invertida (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula saudando os alunos e explicando brevemente como a metodologia de sala de aula invertida será aplicada. É importante que os alunos compreendam que eles serão os protagonistas do aprendizado neste formato. Dê um panorama rápido sobre como as produções serão apresentadas e discutidas. Observe se todos os alunos estão atentos e prontos para participar ativamente.

    Momento 2: Apresentação das Produções dos Alunos (Estimativa: 20 minutos)
    Permita que os alunos se dividam em grupos, cada qual terá a responsabilidade de apresentar suas narrativas criadas nas aulas anteriores. Este é um momento de protagonismo dos alunos, onde devem compartilhar seus textos com o grupo. Incentive que cada participante tenha seu momento de fala e destaque suas contribuições. Circule entre os grupos, oferecendo suporte e certificando-se de que as discussões se mantenham respeitosas e construtivas. Anote observações relevantes sobre o engajamento dos alunos para futura avaliação.

    Momento 3: Discussão Aberta e Feedback (Estimativa: 15 minutos)
    Após as apresentações em grupos, reúna toda a turma para uma discussão aberta sobre as narrativas apresentadas. Incentive os alunos a darem feedbacks construtivos, envolvendo empatia e respeito pelas experiências dos demais. O professor deve guiar a discussão para que todos os grupos tenham a oportunidade de receber comentários sobre suas produções. Observe se as trocas são equilibradas e desafiadoras de forma positiva, intercedendo sempre que necessário para manter um ambiente de aprendizado colaborativo.

    Momento 4: Reflexão e Avaliação Final (Estimativa: 5 minutos)
    Conclua a aula solicitando que os alunos reflictam sobre o aprendizado da atividade do dia e como a troca de experiências lhes auxiliou a compreender mais sobre o tema bullying e a superação. Peça que cada aluno escreva em uma folha ou digitalmente uma breve avaliação da própria participação e do aprendizado obtido, em uma autoavaliação. Esta avaliação servirá como parte do feedback geral e contribuirá para o relatório de desenvolvimento dos alunos.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para alunos que possam ter dificuldades em expressar-se verbalmente nas apresentações, ofereça alternativas, como a escolha de apresentar por meio de texto escrito ou através de gravações prévias. Assegure-se de que todos os alunos, independentemente de habilidades, tenham oportunidades para contribuir em grupos, promovendo uma divisão de papéis que valorize diversas competências. Considere o uso de tecnologias assistivas para alunos com dificuldades específicas e certifique-se de que o ambiente seja acolhedor e não competitivo. Iniciativas como estas podem não precisar de muitos recursos, mas sim de uma atenção especial ao detalhe e preparação antecipada.

Avaliação

A avaliação da atividade será conduzida de forma contínua, com ênfase na autoavaliação e no feedback entre pares, além de uma avaliação pelo professor. Utilizaremos métodos variados de avaliação para contemplar as diversas habilidades desenvolvidas. A autoavaliação incentivará a reflexão crítica dos alunos sobre seu próprio aprendizado e desenvolvimento. O feedback entre pares permitirá que os alunos recebam diferentes perspectivas sobre suas produções, promovendo uma análise coletiva. Por fim, a avaliação do professor considerará a participação, a qualidade das produções textuais e a capacidade de os alunos aplicarem os conceitos discutidos em sala de aula.

  • Autoavaliação dos alunos.
  • Feedback entre pares através de discussões em grupo.
  • Avaliação pelo professor com base na participação e qualidade das produções.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, utilizaremos uma variedade de recursos e materiais que promoverão a interatividade e facilitarão o acesso ao conhecimento. Materiais de leitura, como livros e artigos sobre bullying, serão usados para enriquecer as discussões. Recursos tecnológicos, como projetores e quadros interativos, apoiarão as apresentações e atividades de grupo. Além disso, plataformas digitais e software educacionais poderão ser utilizados para criação e compartilhamento de textos. Esses recursos foram escolhidos visando enriquecer a experiência de aprendizagem e promover o engajamento dos alunos.

  • Textos e livros sobre bullying e superação.
  • Projetores e quadros interativos.
  • Plataformas digitais para criação e compartilhamento de textos.
  • Software educacionais para atividades de jogos e quizzes.

Inclusão e acessibilidade

Compreendemos os desafios diários enfrentados pelos professores e, nesse sentido, apresentamos diretrizes práticas para promover inclusão e acessibilidade, sem aumentar em demasia a carga de trabalho docente. Estratégias como o uso de fontes legíveis e materiais impressos em formatos acessíveis podem ser adotadas para facilitar a leitura por todos. Para atender à pluralidade cultural, inserir exemplos de narrativas que reflitam a diversidade linguística e étnica pode ampliar a representatividade. Promover o envolvimento de todos os alunos nas atividades, assegurando que cada um possa expressar-se à sua maneira, é crucial para criar um ambiente de aprendizado inclusivo e respeitoso.

  • Uso de fontes legíveis e materiais em formato acessível.
  • Inserção de narrativas que reflitam a diversidade cultural e étnica.
  • Promoção do envolvimento e expressão individual dos alunos nas atividades.

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