Mãos que Falam: Decifrando a Escrita de Sinais

Desenvolvida por: Joyce … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Língua de Sinais e Inclusão

A atividade pedagógica 'Mãos que Falam: Decifrando a Escrita de Sinais' visa proporcionar aos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental uma introdução à escrita de sinais, destacando sua importância e aplicabilidade na comunicação da comunidade surda. Ao longo de duas aulas, os estudantes serão primeiramente apresentados ao conceito e relevância da escrita de sinais por meio de uma abordagem expositiva, incluindo exemplos de comunicação efetiva e suas implicações sociais. Após essa introdução, os alunos serão divididos em pequenos grupos e receberão cartões contendo sinais básicos juntamente com seus significados correspondentes. O desafio para cada grupo será criar uma pequena história, utilizando exclusivamente os cartões recebidos, para praticar a escrita de sinais de forma criativa e interativa. Esta parte da atividade permitirá aos alunos experimentarem a composição e interpretação de mensagens na escrita de sinais, promovendo não apenas a aquisição de novos conhecimentos linguísticos, mas também a valorização da diversidade e da inclusão social. A culminância da atividade será a apresentação das histórias criadas pelos grupos, proporcionando uma oportunidade para que todos os participantes pratiquem a habilidade de expressão e interpretação na escrita de sinais, além de contribuir para um ambiente de aprendizado mais inclusivo e respeitoso.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é promover o entendimento e respeito pela comunicação na comunidade surda, através da introdução dos alunos à escrita de sinais. Pretende-se que, ao final desta experiência, os estudantes sejam capazes de reconhecer a escrita de sinais como uma forma válida e rica de comunicação, demonstrem habilidade na criação e interpretação de histórias simples usando sinais básicos e desenvolvam uma maior consciência sobre inclusão e diversidade. Este exercício busca não só ensinar sobre um método alternativo de comunicação, mas também fomentar uma postura mais inclusiva e respeitosa em relação às diferenças.

  • Entender a importância da escrita de sinais na comunicação da comunidade surda
  • Desenvolver habilidades práticas na interpretação e expressão da escrita de sinais
  • Promover o respeito pela diversidade e inclusão através do conhecimento sobre línguas de sinais
  • Incentivar o trabalho em equipe e a criatividade na criação de histórias utilizando sinais

Conteúdo Programático

A atividade abordará inicialmente conceitos básicos sobre a língua de sinais e sua relevância para a comunicação e inclusão da comunidade surda. Posteriormente, os alunos engajarão na prática de criar e compartilhar histórias usando sinais, permitindo um aprofundamento no entendimento prático desta forma de expressão. Através desta metodologia ativa, o conteúdo programático não apenas cobrirá aspectos linguísticos, mas também promoverá valores essenciais de respeito e inclusão social.

  • Introdução à escrita de sinais e sua importância social
  • Prática de criação de histórias usando cartões de sinais
  • Expressão e interpretação na escrita de sinais
  • Valores de inclusão e respeito à diversidade

Metodologia

A metodologia será ativa, centrada no estudante, com ênfase na aprendizagem prática e colaborativa. Após uma breve exposição inicial sobre a escrita de sinais, os alunos participarão ativamente na criação, interpretação e compartilhamento de histórias utilizando sinais. Esta abordagem permite que os estudantes aprendam fazendo, consolidando o conhecimento de forma mais efetiva e significativa, e promovendo a inclusão e o respeito pela diversidade na sala de aula.

  • Apresentação expositiva com uso de multimídia para introduzir a escrita de sinais
  • Formação de grupos para atividade prática de criação de histórias
  • Uso de cartões com sinais básicos e seus significados
  • Apresentação e discussão em grupo das histórias criadas

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade 'Mãos que Falam: Decifrando a Escrita de Sinais' será realizada em duas aulas de 50 minutos. Na primeira aula, ocorrerá a apresentação do tema e distribuição dos materiais. A segunda aula será dedicada à criação das histórias pelos grupos e suas apresentações.

  • Aula 1: Introdução à escrita de sinais e distribuição de cartões
  • Aula 2: Criação e apresentação das histórias pelos grupos

Avaliação

A avaliação será formativa e contínua, considerando a participação, engajamento e trabalho em equipe durante a atividade. A criatividade, compreensão e aplicação prática dos sinais na criação das histórias serão os principais critérios. Além disso, a habilidade de apresentação e a capacidade de interpretar e expressar sinais durante as apresentações das histórias contribuirão para a avaliação final dos alunos. Feedback construtivo será fornecido, encorajando o desenvolvimento contínuo das habilidades de comunicação dos alunos e fortalecendo a compreensão e respeito pela língua de sinais.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários incluirão cartões impressos com sinais básicos e seus significados, projetor para mostrar vídeos e apresentações introdutórias sobre a escrita de sinais, e espaço adequado para que os grupos trabalhem e realizem suas apresentações. A utilização desses materiais facilitará a imersão e o envolvimento dos alunos na atividade, proporcionando um ambiente rico e propício para a aprendizagem.

  • Cartões com sinais básicos e seus significados
  • Projetor e computador para apresentações multimídia
  • Espaço de sala de aula adequado para trabalho em grupo e apresentações

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