Mapa do Tesouro Literário

Desenvolvida por: Diene … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Leitura e interpretação de texto

A atividade 'Mapa do Tesouro Literário' é uma proposta educativa prática e colaborativa, destinada aos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, que tem como objetivo principal estimular a leitura crítica e a interpretação de textos literários ou informativos de forma lúdica e interativa. Divididos em grupos, os estudantes receberão um 'mapa do tesouro', que na realidade se trata de um texto pré-selecionado pelo educador. A missão dos alunos será a de explorar o conteúdo textual em busca de 'tesouros' escondidos - palavras, frases ou parágrafos fundamentais para a compreensão do tema principal e das ideias chave. Armados com canetas coloridas e marca-textos, os participantes destacarão esses elementos, promovendo um exame detalhado do texto. Em seguida, com base nos trechos selecionados, cada grupo deverá elaborar um 'mapa' visual que represente a estrutura e as conexões das ideias do texto, utilizando desenhos, símbolos e palavras. Esta atividade visa não apenas aprofundar a compreensão textual, mas também desenvolver habilidades de síntese, análise e expressão criativa. A culminância do projeto será a apresentação dos 'mapas' criados por cada grupo, momento em que os alunos discutirão a importância dos trechos destacados e sua contribuição para o entendimento global do texto.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo de aprendizagem desta atividade consiste em promover um ambiente de aprendizado engajador e colaborativo, onde os alunos possam desenvolver habilidades de leitura crítica, interpretação de texto, análise, síntese e expressão criativa, essenciais para sua formação acadêmica e pessoal. Além disso, visa estimular o trabalho em equipe, o pensamento crítico e a capacidade de apresentação e argumentação, encorajando os estudantes a se expressarem de forma construtiva. Esta abordagem, centrada no aluno, reforça a importância da leitura para o entendimento do mundo e para o desenvolvimento de uma consciência crítica.

  • Desenvolver habilidades de leitura crítica e interpretação textual.
  • Estimular a capacidade analítica e de síntese dos alunos.
  • Promover habilidades de expressão criativa por meio da criação de 'mapas' visuais.
  • Fomentar o trabalho colaborativo e a aprendizagem baseada em projetos.
  • Encorajar apresentações e discussões em grupo, desenvolvendo habilidades de comunicação.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP34: Grifar as partes essenciais do texto, tendo em vista os objetivos de leitura, produzir marginálias (ou tomar notas em outro suporte), sínteses organizadas em itens, quadro sinóptico, quadro comparativo, esquema, resumo ou resenha do texto lido (com ou sem comentário/análise), mapa conceitual, dependendo do que for mais adequado, como forma de possibilitar uma maior compreensão do texto, a sistematização de conteúdos e informações e

Conteúdo Programático

A proposta desta atividade pedagógica se enquadra dentro do estudo da leitura e interpretação de textos, com ênfase na identificação de elementos chave para a compreensão de conteúdos e na expressão de ideias de forma criativa e sintética. Trata-se de um conteúdo programático que abarca não apenas a compreensão leitora, mas também habilidades de análise, crítica e colaboração, preparando os estudantes para um engajamento mais profundo com os textos e para a produção de conhecimento de maneira coletiva.

  • Leitura crítica e interpretação de textos.
  • Identificação de ideias chave e temáticas principais em textos literários e informativos.
  • Técnicas de grifado e anotação de textos.
  • Criação de representações visuais de conteúdos textuais.
  • Técnicas de apresentação e discussão em público.

Metodologia

A metodologia aplicada nesta atividade centra-se na aprendizagem ativa, especificamente na Atividade Mão-na-Massa e na Aprendizagem Baseada em Projetos. Inicialmente, os alunos serão divididos em pequenos grupos e introduzidos ao conceito da atividade. Após a distribuição dos textos, os grupos trabalharão na identificação e marcação dos 'tesouros' literários. Ainda, cada grupo criará um mapa visual do texto, integrando as partes grifadas de uma forma que exemplifique suas compreensões. Esta fase promove o engajamento direto dos estudantes com o material e estimula a colaboração. A finalização do projeto se dá com a apresentação dos mapas, fomentando habilidades de comunicação e argumentação.

  • Leitura e discussão inicial sobre o texto escolhido.
  • Divisão dos alunos em grupos para a busca dos 'tesouros' textuais.
  • Criação do 'mapa' visual que representa o texto.
  • Apresentação dos 'mapas' pelos grupos e discussão sobre os mesmos.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade 'Mapa do Tesouro Literário' está programada para ser desenvolvida ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerá a introdução da atividade, leitura do texto e início da busca pelos 'tesouros'. A segunda aula será dedicada à finalização dos mapas visuais e às apresentações de cada grupo.

  • Aula 1: Introdução da atividade, leitura do texto e início da busca pelos 'tesouros'.
  • Aula 2: Finalização dos 'mapas' visuais e apresentações dos grupos.

Avaliação

A avaliação dessa atividade será baseada tanto no processo quanto no produto final. Considerará critérios como o engajamento dos alunos na busca dos 'tesouros' textuais, a qualidade e criatividade dos 'mapas' visuais produzidos, a capacidade de análise e síntese da equipe, além da clareza e da argumentação durante as apresentações. Além disso, será avaliado o trabalho em equipe, observando-se a colaboração e participação de todos os membros do grupo. A utilização produtiva dos recursos disponíveis e a habilidade de estabelecer conexões coerentes entre os diferentes segmentos do texto também serão critérios importantes. Feedbacks construtivos serão fornecidos após as apresentações, promovendo uma reflexão sobre o aprendizado e possíveis melhorias.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade 'Mapa do Tesouro Literário', serão necessários textos impressos (literários ou informativos) que servirão como base para a exploração dos alunos, canetas coloridas e marca-textos para o destaque dos 'tesouros', materiais para a criação dos 'mapas' visuais, tais como papéis grandes, lápis de cor, canetinhas, cola e tesoura. Também será utilizado o quadro branco ou flip chart para as apresentações finais, permitindo aos grupos ilustrar suas ideias e conexões estabelecidas durante o processo de análise do texto.

  • Textos impressos (literários ou informativos).
  • Canetas coloridas e marca-textos.
  • Materiais para criação dos 'mapas' visuais (papel, lápis de cor, canetinhas, cola, tesoura).
  • Quadro branco ou flip chart para apresentações.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo