Notícias da Vida: Do Fato à Refração

Desenvolvida por: Luiz G… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Interpretação e Produção Textual

A atividade 'Notícias da Vida: Do Fato à Refração' desafia os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental a mergulharem no mundo do jornalismo e ética, por meio de um processo criativo e reflexivo. Inicialmente, cada grupo será incumbido de pesquisar e compreender profundamente um fato real sobre a vida prisional, relato este que servirá como base para a criação de uma notícia fictícia. A elaboração das histórias será orientada para que contenham elementos fáceis de serem identificados como fictícios, mas mantendo laços com os fatos reais. Após a produção, as notícias serão apresentadas aos demais grupos, que terão a tarefa de discernir entre o que é real e o que é invenção, promovendo um debate rico sobre as responsabilidades e consequências sociais e éticas de distorções da realidade em meios de comunicação. Esta iniciativa não somente visa desenvolver habilidades linguísticas e críticas, mas também fomenta a conscientização social e a cidadania ativa entre os estudantes.

Objetivos de Aprendizagem

Os principais objetivos dessa atividade envolvem o desenvolvimento da capacidade analítica e interpretativa dos alunos frente a textos jornalísticos, bem como a habilidade de produzir textos criativos e coerentes. Almeja-se que os estudantes se tornem capazes de diferenciar informações factuais de fictícias, compreender a importância da responsabilidade social dos meios de comunicação e reconhecer os impactos que notícias falsas podem ter na sociedade. Além disso, espera-se que os alunos adquiram uma consciência mais crítica sobre as informações que recebem diariamente e aprimorem sua capacidade de argumentação e debate.

  • Desenvolver habilidades de interpretação e análise crítica de textos.
  • Estimular a produção textual baseada em fatos reais, com adição de elementos fictícios.
  • Fomentar a consciência sobre ética e responsabilidade no compartilhamento de informações.
  • Promover a discussão sobre as consequências sociais de notícias distorcidas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP03: Identificar, em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências; em reportagens e fotorreportagens o fato ou a temática retratada e a perspectiva de abordagem, em entrevistas os principais temas/subtemas abordados, explicações dadas ou teses defendidas em relação a esses subtemas; em tirinhas, memes, charge, a crítica, ironia ou humor presente.

Conteúdo Programático

O Conteúdo Programático desta atividade é estruturado para proporcionar aos alunos uma compreensão abrangente sobre os gêneros textuais jornalísticos, com foco em notícias e reportagens. Através da análise de exemplos reais e da criação de textos fictícios, os estudantes explorarão as estruturas textuais, os elementos que compõem uma notícia e a importância da verificação dos fatos. Ademais, a atividade promove uma reflexão crítica sobre o papel dos meios de comunicação na sociedade e os efeitos das fake news.

  • Estrutura e características de textos jornalísticos.
  • Importância da checagem de fatos e fontes confiáveis.
  • Discussão sobre ética jornalística e suas implicações sociais.
  • Criação de notícias e identificação de elementos fictícios e reais.

Metodologia

A metodologia desta atividade baseia-se na aprendizagem baseada em projetos, onde os alunos serão divididos em grupos e orientados em cada etapa do processo de criação das notícias fictícias. A abordagem prevê pesquisa, discussão em equipe, escrita criativa e análise crítica, promovendo a colaboração e o pensamento crítico. A apresentação das notícias para a classe fomentará a troca de perspectivas e aprofundará o entendimento dos temas abordados.

  • Divisão da turma em pequenos grupos para pesquisa e discussão.
  • Produção de notícias fictícias baseadas em fatos reais.
  • Apresentação das notícias e atividade de identificação dos elementos fictícios.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 50 minutos. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao projeto, formarão os grupos e iniciarão a pesquisa e elaboração dos textos. Na segunda aula, os grupos finalizarão suas notícias e as apresentarão para a turma, seguindo-se a fase de identificação dos elementos fictícios e discussão.

  • Aula 1: Apresentação do projeto, formação dos grupos, pesquisa e início da produção dos textos.
  • Aula 2: Finalização e apresentação das notícias, identificação dos elementos fictícios, discussão e reflexão sobre o projeto.

Avaliação

A avaliação da atividade será baseada na participação dos alunos em todas as fases do projeto, na qualidade das notícias produzidas (coerência, criatividade, ancoragem em fatos reais com adição clara de elementos fictícios) e na capacidade de identificar e argumentar sobre os elementos fictícios e reais durante a apresentação e discussão em classe. Será dada ênfase à reflexão crítica sobre as consequências éticas e sociais da disseminação de notícias falsas.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade incluem acesso à internet para pesquisa, computadores ou tablets para a redação das notícias, projetor e tela para as apresentações dos grupos. Além disso, a utilização de jornais, revistas e outros materiais impressos pode enriquecer a pesquisa e proporcionar exemplos práticos para análise.

  • Computadores ou tablets com acesso à internet.
  • Projetor e tela para apresentações.
  • Jornais, revistas e outros materiais impressos para pesquisa.

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