Nesta atividade, alunos do 8º ano do Ensino Fundamental explorarão de maneira ativa o universo dos memes, buscando exemplares que façam uso de figuras de linguagem. Antes de vir para a sala de aula, os alunos deverão selecionar memes que achem relevantes para o estudo proposto. Depois, em grupo, apresentarão e discutirão suas escolhas, identificando e analisando as figuras de linguagem presentes, como ironia, aliteração, entre outras. Este exercício permitirá aos alunos compreender melhor como as figuras de linguagem são empregadas no cotidiano, inclusive em formas contemporâneas de comunicação como os memes, e de que maneira influenciam a interpretação e entendimento por parte do público. Ao estimular os alunos a argumentarem sobre suas escolhas e análises, esta atividade também promoverá o desenvolvimento de habilidades críticas e argumentativas.
O objetivo principal desta atividade é levar os alunos a identificar, analisar e compreender o uso das figuras de linguagem em contextos informais e digitais, como os memes. Por meio dessa análise, espera-se que os alunos desenvolvam uma apreciação mais profunda das nuances da linguagem e como sua escolha pode alterar significativamente a mensagem transmitida. Adicionalmente, a atividade se propõe a fomentar a capacidade de argumentação e de análise crítica dos alunos, habilidades essenciais para o seu desenvolvimento acadêmico e pessoal.
Nesta atividade, o foco será nas figuras de linguagem inseridas nos contextos digitais, especialmente em memes, promovendo uma ponte entre a linguagem formal estudada em sala e a linguagem informal usada cotidianamente pelos alunos. Serão abordadas figuras como metáfora, metonímia, ironia e aliteração, e seu papel na construção de significados em textos curtas, visuais e de impacto imediato, como os memes.
Adotaremos a metodologia ativa da Sala de Aula Invertida, na qual os alunos inicialmente exploram o conteúdo por conta própria e, posteriormente, trazem suas descobertas e questionamentos para serem discutidos em grupo. Assim, a aula será dividida em momentos de apresentação das escolhas de memes pelos grupos, discussão coletiva sobre as figuras de linguagem identificadas e reflexão sobre os impactos dessas escolhas nas mensagens transmitidas.
A atividade será desenvolvida em 2 aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será realizada a apresentação dos memes pelos alunos e a identificação das figuras de linguagem em grupo. A segunda aula será dedicada à discussão coletiva das análises e à reflexão crítica sobre o uso das figuras de linguagem nos memes.
A avaliação se dará por meio da qualidade e profundidade das análises apresentadas pelos grupos, considerando a correta identificação das figuras de linguagem nos memes selecionados e a capacidade de argumentação sobre os efeitos dessas figuras na interpretação do receptor. Será valorizada a participação ativa de todos os membros do grupo nas apresentações e discussões, bem como a originalidade e relevância dos exemplos trazidos.
Para a realização da atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para a pesquisa e seleção dos memes antes da aula, um computador com projetor para as apresentações dos alunos e talvez acesso a plataformas digitais que permitam a partilha e discussão dos memes de forma colaborativa.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula