Os Segredos da Horta: Pontuando a Natureza

Desenvolvida por: Rafael (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Uso correto do ponto e vírgula; Criação de uma horta escolar

Nesta atividade pedagógica prática, os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de aliar o aprendizado teórico do uso correto do ponto e vírgula à uma atividade mão-na-massa: a criação de uma pequena horta na escola. Inicialmente, será aplicada a metodologia da sala de aula invertida, onde os alunos pesquisarão sobre o cultivo de diferentes plantas. As descobertas serão registradas em um manual do pequeno jardineiro, exigindo a utilização de pontos e vírgulas para organizar listas de materiais e etapas do cultivo. Posteriormente, à medida que a horta é criada, cada aluno assumirá a responsabilidade por cuidar de uma planta e documentará o crescimento desta em um diário de bordo, praticando a pontuação através da separação de observações diárias com pontos e vírgulas. Esta abordagem prática não só ajuda a reforçar a compreensão sobre o uso de pontuações mais complexas na língua portuguesa, mas também fomenta o contato e o respeito pela natureza.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo dessa atividade é estimular os alunos a entenderem e aplicarem corretamente o uso do ponto e vírgula, uma ferramenta linguística fundamental para a construção de textos claros e bem estruturados. Além disso, busca-se despertar nos alunos o interesse pelo cultivo de plantas e pela sustentabilidade, ensinando-os sobre as diversas etapas envolvidas na criação de uma horta e sobre a responsabilidade de cuidar da natureza. Por meio da combinação de teoria e prática, os estudantes poderão vivenciar o impacto de suas ações no mundo real e a importância da escrita precisa para documentar esse processo.

  • Dominar o uso correto do ponto e vírgula nas listas e descrições.
  • Conhecer o processo de cultivo de diferentes tipos de plantas.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e documentação.
  • Conscientizar sobre a importância da sustentabilidade e do cuidado com o meio ambiente.
  • Praticar a escrita e a observação detalhada em atividades práticas.

Conteúdo Programático

Este plano de aula está interligado à disciplina de Língua Portuguesa e ciências, englobando o estudo da gramática, especificamente o uso de pontuações complexas, como o ponto e vírgula, e a aplicação desse conhecimento na redação de textos informativos e diários de bordo. Paralelamente, os alunos aprenderão sobre botânica e agricultura sustentável, compreendendo o ciclo de vida das plantas, requisitos básicos para o cultivo e a importância da biodiversidade e sustentabilidade no ambiente escolar.

  • Uso do ponto e vírgula
  • Redação de textos informativos
  • Ciclo de vida das plantas
  • Agricultura sustentável
  • Biodiversidade

Metodologia

Iniciaremos com a metodologia de sala de aula invertida, onde os alunos serão encarregados de pesquisar em casa sobre o cultivo de diferentes plantas. Em sala de aula, compartilharão suas descobertas e, com base nelas, criarão o manual do pequeno jardineiro. Seguindo a abordagem mão-na-massa, eles participarão ativamente do planejamento e da execução da horta escolar, aplicando os conceitos pesquisados. A documentação do processo e do crescimento das plantas através de diários de bordo permitirá a aplicação prática do uso do ponto e vírgula, assim como a reflexão sobre a experiência.

  • Sala de aula invertida
  • Criação do manual do pequeno jardineiro
  • Atividade mão-na-massa: montagem da horta
  • Elaboração de diários de bordo

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de três aulas de 40 minutos cada. Na primeira aula, os alunos compartilharão suas pesquisas e iniciarão a compilação do manual do pequeno jardineiro. Na segunda aula, eles darão início à criação da horta, aplicando o que aprenderam sobre o cultivo das plantas. Na terceira e última aula, a horta será finalizada e os alunos começarão a documentação no diário de bordo.

  • Aula 1: Pesquisa e início da compilação do manual do pequeno jardineiro.
  • Aula 2: Início da criação da horta.
  • Aula 3: Finalização da horta e início da documentação no diário de bordo.

Avaliação

A avaliação será contínua e formativa, focando no engajamento dos alunos durante todo o processo de aprendizagem. Serão avaliadas a participação e contribuição para a criação da horta, a capacidade de pesquisa e síntese de informações para o manual do pequeno jardineiro, e a utilização correta do ponto e vírgula nos textos produzidos. Além disso, os diários de bordo servirão como uma avaliação prática do acompanhamento do crescimento das plantas e da reflexão individual sobre o projeto. Exemplos específicos de aplicação correta da pontuação e observações relevantes sobre o cultivo serão valorizados.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, será necessário acesso à internet para a pesquisa inicial sobre o cultivo das plantas. Além disso, materiais para a criação da horta como terra, sementes, ferramentas de jardinagem, etiquetas para identificação das plantas e cadernos ou folhas para a confecção do manual do pequeno jardineiro e dos diários de bordo são indispensáveis. Recursos didáticos sobre o uso do ponto e vírgula e a construção de textos informativos também serão providenciados pelo professor para orientar os alunos.

  • Acesso à internet
  • Terra, sementes e ferramentas de jardinagem
  • Etiquetas para identificação das plantas
  • Cadernos ou folhas para os manuais e diários
  • Recursos didáticos sobre o uso do ponto e vírgula

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo