Nesta atividade, os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de explorar a poesia de maneira lúdica e inovadora, utilizando a metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Jogos. Divididos em equipes, eles selecionarão poemas conhecidos para recriar ou parodiar, utilizando recursos sonoros, semânticos e visuais em suas criações. A tarefa permitirá a variação entre diferentes formas de poesia, como haicais e poemas concretos. Cada equipe apresentará seu trabalho, explicando o processo criativo e as decisões artísticas envolvidas. Esta atividade visa desenvolver habilidades literárias, criativas e críticas dos alunos, promovendo a apreciação da poesia de forma divertida e contemporânea.
O objetivo desta atividade é estimular a criatividade, o pensamento crítico e a apreciação literária dos alunos por meio da poesia. Espera-se que, ao recriarem ou parodiarem poemas conhecidos, os alunos explorem e compreendam o uso de recursos sonoros, semânticos e visuais na poesia, desenvolvendo suas habilidades de escrita e interpretação de textos. Além disso, ao trabalharem em equipe, os alunos praticarão o trabalho colaborativo, a comunicação eficaz e a capacidade de argumentação e justificação de escolhas artísticas.
A atividade Poesia em Jogo: Recriando e Parodiando engloba o estudo da poesia enquanto forma de expressão artística e literária, focando no reconhecimento e na aplicação de recursos linguísticos e estilísticos que conferem singularidade ao texto poético. Além de introduzir os estudantes a diferentes formatos e estilos de poesia, a atividade promove a análise crítica e a produção criativa, vinculando-as ao contexto cultural e histórico da literatura.
Esta atividade adota a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Jogos, promovendo um ambiente de aprendizado dinâmico e interativo. Os alunos serão engajados em tarefas desafiadoras, trabalhando em grupo para explorar, analisar e criar poesia. Cada etapa da atividade é projetada para incentivar a discussão, a colaboração e a reflexão, permitindo que os alunos se apropriem do conhecimento de forma significativa e aplicada.
A atividade será realizada em quatro sessões de 50 minutos, abrangendo desde a apresentação do projeto e formação das equipes até as apresentações finais e discussões reflexivas.
A avaliação será realizada com base na originalidade, criatividade, e no uso efetivo de recursos sonoros, semânticos e visuais nas criações poéticas. A apresentação, incluindo a explicação do processo criativo e as decisões artísticas tomadas, também será considerada. Será valorizada a habilidade de trabalhar em equipe, a capacidade de análise crítica e a qualidade da interpretação dos poemas originais. Exemplos incluem a avaliação de como as equipes conseguiram ou não reinventar o poema escolhido, a coesão e coerência do trabalho em grupo, e a clareza na comunicação das ideias.
Os recursos e materiais necessários para a execução da atividade Poesia em Jogo: Recriando e Parodiando englobam uma variedade de textos poéticos, materiais de escrita, e tecnologias de apresentação. Estes recursos apoiarão os alunos na pesquisa, criação e compartilhamento de suas poesias, facilitando a exploração criativa e a expressão individual e coletiva.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula