Publicidade com Propósito: Uma Janela para a Inclusão

Desenvolvida por: Maiane… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa e Educação Artística
Temática: Inclusão Racial e de Pessoas com Deficiência

Nesta atividade, denominada 'Publicidade com Propósito: Uma Janela para a Inclusão', os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental serão incentivados a desenvolver peças publicitárias que promovam a inclusão racial ou de pessoas com deficiência. Eles serão divididos em grupos e desafiados a analisar campanhas existentes, identificando elementos chave que contribuem para uma comunicação eficaz e respeitosa. Esta análise inicial servirá como base para que, posteriormente, cada grupo crie sua própria peça publicitária, seja ela um cartaz, anúncio para redes sociais ou um vídeo curto. Os alunos deverão considerar aspectos importantes como o público-alvo da mensagem, os objetivos da campanha e como os elementos de design e linguagem contribuem para a construção da mensagem. Ao finalizar, cada grupo apresentará sua campanha para a classe, possibilitando uma rica discussão sobre os aspectos positivos e os pontos que podem ser melhorados em cada projeto, sempre sob a perspectiva de fomentar um ambiente onde a liberdade de expressão prevaleça, mas sem abrir espaço para discursos de ódio.

Objetivos de Aprendizagem

Este projeto tem como objetivo principal conscientizar os alunos sobre a importância da inclusão social e como a publicidade pode ser uma poderosa ferramenta de mudança social. Eles aprenderão a diferenciar entre liberdade de expressão e discursos de ódio, a analisar e criar peças publicitárias com foco na inclusão, e a compreender melhor os contextos de produção de diferentes gêneros textuais e midiáticos. Ao integrar teoria e prática, os alunos desenvolverão habilidades críticas e criativas, além de ganhar empatia e um melhor entendimento das questões de inclusão racial e de pessoas com deficiência.

  • Conscientizar sobre a importância da inclusão social.
  • Desenvolver habilidades de análise crítica de mensagens publicitárias.
  • Estimular a criatividade na criação de campanhas inclusivas.
  • Promover a compreensão e a aplicação dos conceitos de liberdade de expressão de forma responsável.
  • Fomentar a empatia e o respeito pelas diferenças.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abordará tópicos fundamentais sobre os princípios da publicidade inclusiva, a análise de campanhas existentes, os conceitos de liberdade de expressão e discursos de ódio, além de técnicas para a criação e apresentação de campanhas publicitárias. Os alunos serão expostos a diferentes gêneros midiáticos e aprenderão como a escolha do meio de comunicação pode afetar a eficácia da mensagem. Este conhecimento permitirá aos alunos aplicar técnicas de análise e criação de forma crítica e consciente em seus projetos.

  • Princípios da publicidade inclusiva
  • Análise de campanhas de inclusão social existentes
  • Diferença entre liberdade de expressão e discursos de ódio
  • Técnicas de criação e apresentação de peças publicitárias
  • Escolha do meio de comunicação e sua influência na mensagem

Metodologia

Para a realização dessa atividade, adotaremos uma abordagem prática e interativa, utilizando metodologias ativas como a Atividade Mão-na-massa, Roda de Debate, e Aprendizagem Baseada em Projetos. Os alunos serão estimulados a participar ativamente de todas as etapas do projeto, desde a análise de campanhas sobre inclusão existentes, passando pela criação das peças publicitárias até a apresentação e discussão em grupo. Essa abordagem garantirá que os estudantes não apenas absorvam o conteúdo teórico, mas também o apliquem de maneira significativa, fomentando habilidades como trabalho em equipe, pensamento crítico e criatividade.

  • Análise guiada de campanhas publicitárias inclusivas
  • Criação em grupo de peças publicitárias
  • Apresentação das campanhas para a turma
  • Roda de debate para discussão e feedback

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total desta atividade será de 2 horas, divididas em uma aula de 210 minutos. Esta estrutura permitirá acomodar todas as partes do projeto, desde a introdução do tema e análise de casos até a criação e apresentação das campanhas pelos grupos.

  • Introdução ao tema e objetivos da atividade
  • Divisão dos grupos e análise de campanhas existentes
  • Desenvolvimento das peças publicitárias pelos grupos
  • Apresentação das campanhas e roda de debate

Avaliação

A avaliação será baseada em critérios claros e pré-definidos, levando em consideração a profundidade da análise das campanhas existentes, a criatividade e relevância da peça publicitária criada, a eficácia da mensagem em promover a inclusão, e a qualidade da apresentação para a turma. Além disso, será valorizada a capacidade do grupo de trabalhar coletivamente e de utilizar os feedbacks recebidos durante a roda de debate para refletir sobre seu trabalho. Exemplos específicos de peças publicitárias bem elaboradas e apresentações eficazes serão usados como referência para ajudar na orientação dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade serão necessários recursos como acesso à internet para pesquisa de campanhas inclusivas existentes, materiais para a montagem de cartazes (papel, canetas coloridas, cola, tesoura), equipamentos para a gravação de vídeos (câmeras de celular ou tablets da escola), e um espaço adequado para a apresentação e discussão dos projetos. Será importante também ter acesso a exemplos de campanhas publicitárias que possam servir de inspiração e para análise crítica.

  • Acesso à internet para pesquisa
  • Materiais para criacão de cartazes
  • Equipamento para gravação de vídeos
  • Espaço para apresentações e debates

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