Quiz Interativo: Verdade ou Desafio?

Desenvolvida por: Lariss… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Literatura e Questões Raciais

Esta atividade transforma a sala de aula em um emocionante palco de quiz, incentivando o engajamento dos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental em uma jornada de aprendizado sobre o tratamento de questões raciais em romances, contos e poemas. Divididos em equipes, os estudantes serão desafiados a responder perguntas de múltipla escolha projetadas na tela sobre características de gêneros literários, temas raciais abordados e posições dos autores. Cada pergunta certa vale um ponto, enquanto um erro resulta em um desafio relacionado à leitura ou interpretação de textos adicionais selecionados. O objetivo é revisar conteúdos de maneira lúdica, favorecendo a participação ativa dos alunos, e promover uma reflexão profunda sobre as representações raciais na literatura. A metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Jogos será aplicada para estimular a participação ativa dos alunos, transformando o aprendizado em uma experiência envolvente e significativa.

Objetivos de Aprendizagem

Ao participar desta atividade interativa, os alunos serão estimulados a desenvolver habilidades críticas de leitura e interpretação, ampliando seu entendimento sobre como as questões raciais são retratadas na literatura. Além de fortalecer a capacidade de análise literária, identificando características de gêneros diversos e temas abordados, os estudantes vão refletir sobre a importância da representação racial e suas implicações sociais. A atividade visando a aprendizagem colaborativa e a reflexão crítica, alinha-se ao desenvolvimento de competências para a vida em sociedade, estimulando também a capacidade de argumentação e o respeito por diferentes pontos de vista.

  • Reconhecer e analisar características de diferentes gêneros literários.
  • Compreender e refletir sobre as questões raciais tratadas na literatura.
  • Desenvolver habilidades de leitura crítica e interpretação de textos.
  • Fomentar a reflexão crítica sobre a representatividade e questões sociais.
  • Estimular o trabalho em equipe e o respeito por diferentes perspectivas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP21: Posicionar-se em relação a conteúdos veiculados em práticas não institucionalizadas de participação social, sobretudo àquelas vinculadas a manifestações artísticas, produções culturais, intervenções urbanas e práticas próprias das culturas juvenis que pretendam denunciar, expor uma problemática ou “convocar” para uma reflexão/ação, relacionando esse texto/produção com seu contexto de produção e relacionando as partes e semioses presentes para a construção de sentidos.
  • EF69LP29: Refletir sobre a relação entre os contextos de produção dos gêneros de divulgação científica – texto didático, artigo de divulgação científica, reportagem de divulgação científica, verbete de enciclopédia (impressa e digital), esquema, infográfico (estático e animado), relatório, relato multimidiático de campo, podcasts e vídeos variados de divulgação científica etc. – e os aspectos relativos à construção composicional e às marcas linguística características desses gêneros, de forma a ampliar suas possibilidades de compreensão (e produção) de textos pertencentes a esses gêneros.
  • EF89LP33: Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes – romances, contos contemporâneos, minicontos, fábulas contemporâneas, romances juvenis, biografias romanceadas, novelas, crônicas visuais, narrativas de ficção científica, narrativas de suspense, poemas de forma livre e fixa (como haicai), poema concreto, ciberpoema, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.

Conteúdo Programático

O programa da atividade enfoca na análise de textos literários que abordam questões raciais, englobando um espectro amplo de gêneros, como romances, contos e poemas. A seleção do material tem como critério a relevância dos temas raciais discutidos e a diversidade de perspectivas e estilos literários, proporcionando uma base rica para discussões em sala de aula. A atividade busca oferecer aos alunos uma compreensão aprofundada das nuances e complexidades envolvidas na representação literária das questões raciais, além de desenvolver competências críticas e analíticas.

  • Gêneros literários: Definição e características.
  • Análise de temas raciais em diferentes gêneros literários.
  • Leitura crítica de textos que abordam questões raciais.
  • Representação racial na literatura contemporânea.
  • Perspectivas autorais sobre questões raciais.

Metodologia

A metodologia adotada é a Aprendizagem Baseada em Jogos, por meio da qual os alunos serão divididos em equipes e participarão de um quiz interativo, com perguntas projetadas em tela sobre literatura e questões raciais. A interação lúdica visa estimular o engajamento dos alunos através da competição saudável, ao mesmo tempo em que promove uma aprendizagem significativa sobre os conteúdos abordados. O uso de desafios como consequência dos erros incentiva a leitura crítica e a interpretação de textos adicionais, fortalecendo as habilidades de compreensão e análise literária dos estudantes.

  • Divisão da turma em equipes.
  • Uso de perguntas de múltipla escolha sobre literatura e questões raciais.
  • Projeção das perguntas em tela.
  • Desafios de leitura e interpretação como resposta aos erros.
  • Debates guiados após a atividade para reflexão sobre as questões abordadas.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, introduziremos os alunos ao quiz, explicando as regras e dividindo a turma em equipes. A seguir, começaremos a sessão de perguntas, intercalando com discussões breves sobre as respostas corretas. Na segunda aula, continuaremos com o quiz, seguido de uma atividade de reflexão e debate sobre as temáticas abordadas, encerrando com uma discussão sobre o que foi aprendido.

  • Aula 1: Introdução ao quiz e início da competição.
  • Aula 2: Continuação do quiz, atividade de reflexão e debate.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante o quiz e nas atividades subsequentes de leitura e interpretação de textos. A qualidade das respostas dadas às perguntas do quiz, a colaboração entre os membros da equipe e a participação nos debates serão consideradas. Além disso, um desafio reflexivo será proposto ao final, onde os alunos deverão expressar, por escrito ou oralmente, suas percepções e aprendizados sobre as questões raciais tratadas na literatura. Este método de avaliação busca estimular a compreensão profunda dos conteúdos e a reflexão crítica sobre os temas abordados.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão utilizados um projetor de vídeo para a exibição das perguntas do quiz, dispositivos eletrônicos disponíveis na escola para pesquisa rápida de informações, se necessário, e uma seleção de textos literários que abordam questões raciais para os desafios de leitura e interpretação. Adicionalmente, materiais de apoio didático, como artigos e vídeos sobre literatura e questões raciais, serão providenciados para facilitar a discussão e o debate entre os alunos.

  • Projetor de vídeo e tela para projeção.
  • Dispositivos eletrônicos para pesquisa (tablets, laptops).
  • Textos literários que abordam questões raciais.
  • Materiais de apoio didático sobre literatura e questões raciais.
  • Ferramentas de apoio para a estruturação dos debates e reflexões.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo