Reformulando com Paráfrases

Desenvolvida por: Telma … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Interpretação de texto e escrita criativa

Nesta atividade, os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental serão convidados a explorar o conceito de paráfrase, um recurso valioso tanto para a compreensão leitora quanto para a produção textual. Ao reescreverem trechos de obras literárias e artigos de opinião, os estudantes terão a oportunidade de aprofundar sua compreensão sobre como diferentes escolhas lexicais e estruturais podem alterar ou manter o sentido original de um texto. Cada aluno selecionará um trecho de sua preferência, criará uma paráfrase e, posteriormente, compartilhará com os colegas, gerando um rico debate sobre as nuances de significado e o impacto das escolhas linguísticas. Essa atividade busca desenvolver habilidades cruciais como a criatividade, interpretação textual, capacidade de argumentação e síntese, fundamentais para o letramento pleno.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos desta atividade englobam o aprofundamento das capacidades de leitura crítica e produção textual. Os alunos serão estimulados a exercitar a habilidade de interpretação de textos, identificar estruturas sintáticas e fazer uso consciente dos recursos linguísticos. O processo de criar paráfrases permitirá aos estudantes explorar diferentes formas de expressão, ampliando seu repertório e habilidade em capturar a essência de um texto, mantendo sua significação original. Este exercício contribuirá também para a reflexão sobre a importância da escolha lexicológica e estrutural na produção de textos, com um enfoque particular nos efeitos de sentido que tais escolhas provocam.

  • Desenvolver a habilidade de interpretação e compreensão textual.
  • Praticar a reescrita criativa mantendo a fidelidade ao sentido original do texto.
  • Explorar a variedade linguística e o impacto das escolhas sintáticas e lexicais.
  • Estimular a capacidade de síntese e argumentação.
  • Fomentar a criatividade na expressão escrita.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF08LP04: Utilizar, ao produzir texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais: ortografia, regências e concordâncias nominal e verbal, modos e tempos verbais, pontuação etc.
  • EF08LP06: Identificar, em textos lidos ou de produção própria, os termos constitutivos da oração (sujeito e seus modificadores, verbo e seus complementos e modificadores).
  • EF89LP05: Analisar o efeito de sentido produzido pelo uso, em textos, de recurso a formas de apropriação textual (paráfrases, citações, discurso direto, indireto ou indireto livre).

Conteúdo Programático

A atividade está integrada ao currículo do Ensino Fundamental de Língua Portuguesa, visando à ampliação das competências leitora e escritora. O foco recai sobre a produção textual através da técnica da paráfrase, explorando elementos como coesão, coerência, escolha lexical e estruturas frasais. Serão abordados aspectos gramaticais pertinentes, tais como concordância, regência e uso de tempos verbais, de modo a enriquecer não apenas a capacidade de produção dos alunos, mas também sua competência crítica diante dos textos.

  • Técnicas de paráfrase
  • Estruturas sintáticas e escolhas lexicais
  • Coesão e coerência textual
  • Análise de textos literários e artigos de opinião
  • Reflexão sobre o efeito de sentido das escolhas linguísticas

Metodologia

A metodologia aplicada será a de aprendizagem ativa, incentivando os alunos a serem protagonistas do processo educacional. As etapas da atividade incluirão leitura compartilhada, discussões em grupos, sessões de escrita criativa e análise crítica coletiva. Eles serão encorajados a escolher textos que lhes sejam significativos, promovendo um envolvimento maior com a tarefa. A dinâmica visará estimular o pensamento crítico, a colaboração e a troca de ideias, aspectos fundamentais para o desenvolvimento de competências linguísticas profícuas.

  • Leitura e seleção de trechos para paráfrase
  • Criação individual de paráfrases
  • Compartilhamento e discussão das paráfrases em grupo
  • Reflexão coletiva sobre as alterações e seus efeitos

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de quatro aulas de 50 minutos. Iniciaremos com a explicação do conceito e da importância da paráfrase, seguindo para a seleção e a leitura dos trechos. Na segunda aula, os alunos trabalharão na produção de suas paráfrases, que serão compartilhadas e discutidas nas duas aulas subsequentes. Estas sessões de discussão permitirão a percepção das nuances nas escolhas textuais e o espaço para reflexão sobre a atividade.

  • Aula 1: Introdução ao conceito de paráfrase e seleção dos trechos.
  • Aula 2: Produção das paráfrases pelos alunos.
  • Aula 3: Compartilhamento e discussão das paráfrases em grupos.
  • Aula 4: Discussão coletiva sobre as escolhas feitas e suas implicações.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos em todas as etapas da atividade, na qualidade das paráfrases produzidas e na contribuição para as discussões em grupo. Será dado um enfoque especial à habilidade de manter o sentido original dos textos e ao uso criativo das palavras e estruturas frasais. Além disso, será considerado o esforço em compreender as escolhas linguísticas de seus colegas e a capacidade de argumentação durante as discussões. A avaliação contará também com autoavaliação, onde os alunos refletirão sobre seu aprendizado e processo criativo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização deste projeto, será necessário accesso a diversas fontes de textos literários e artigos de opinião, podendo ser tanto em formato impresso quanto digital. Serão utilizados também materiais para anotações, como cadernos e laptops ou tablets, e um quadro para apresentações e discussões em grupo. Recursos online, como dicionários e thesaurus, serão importantes para auxiliar na busca por sinônimos e ampliação do vocabulário.

  • Textos literários e artigos de opinião impressos ou digitais
  • Material para anotações (cadernos, laptops/tablets)
  • Quadro para apresentações
  • Acesso à internet para pesquisa
  • Dicionários e thesaurus online

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo