Nesta atividade, os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental serão convidados a explorar o conceito de paráfrase, um recurso valioso tanto para a compreensão leitora quanto para a produção textual. Ao reescreverem trechos de obras literárias e artigos de opinião, os estudantes terão a oportunidade de aprofundar sua compreensão sobre como diferentes escolhas lexicais e estruturais podem alterar ou manter o sentido original de um texto. Cada aluno selecionará um trecho de sua preferência, criará uma paráfrase e, posteriormente, compartilhará com os colegas, gerando um rico debate sobre as nuances de significado e o impacto das escolhas linguísticas. Essa atividade busca desenvolver habilidades cruciais como a criatividade, interpretação textual, capacidade de argumentação e síntese, fundamentais para o letramento pleno.
Os objetivos desta atividade englobam o aprofundamento das capacidades de leitura crítica e produção textual. Os alunos serão estimulados a exercitar a habilidade de interpretação de textos, identificar estruturas sintáticas e fazer uso consciente dos recursos linguísticos. O processo de criar paráfrases permitirá aos estudantes explorar diferentes formas de expressão, ampliando seu repertório e habilidade em capturar a essência de um texto, mantendo sua significação original. Este exercício contribuirá também para a reflexão sobre a importância da escolha lexicológica e estrutural na produção de textos, com um enfoque particular nos efeitos de sentido que tais escolhas provocam.
A atividade está integrada ao currículo do Ensino Fundamental de Língua Portuguesa, visando à ampliação das competências leitora e escritora. O foco recai sobre a produção textual através da técnica da paráfrase, explorando elementos como coesão, coerência, escolha lexical e estruturas frasais. Serão abordados aspectos gramaticais pertinentes, tais como concordância, regência e uso de tempos verbais, de modo a enriquecer não apenas a capacidade de produção dos alunos, mas também sua competência crítica diante dos textos.
A metodologia aplicada será a de aprendizagem ativa, incentivando os alunos a serem protagonistas do processo educacional. As etapas da atividade incluirão leitura compartilhada, discussões em grupos, sessões de escrita criativa e análise crítica coletiva. Eles serão encorajados a escolher textos que lhes sejam significativos, promovendo um envolvimento maior com a tarefa. A dinâmica visará estimular o pensamento crítico, a colaboração e a troca de ideias, aspectos fundamentais para o desenvolvimento de competências linguísticas profícuas.
A atividade será desenvolvida ao longo de quatro aulas de 50 minutos. Iniciaremos com a explicação do conceito e da importância da paráfrase, seguindo para a seleção e a leitura dos trechos. Na segunda aula, os alunos trabalharão na produção de suas paráfrases, que serão compartilhadas e discutidas nas duas aulas subsequentes. Estas sessões de discussão permitirão a percepção das nuances nas escolhas textuais e o espaço para reflexão sobre a atividade.
A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos em todas as etapas da atividade, na qualidade das paráfrases produzidas e na contribuição para as discussões em grupo. Será dado um enfoque especial à habilidade de manter o sentido original dos textos e ao uso criativo das palavras e estruturas frasais. Além disso, será considerado o esforço em compreender as escolhas linguísticas de seus colegas e a capacidade de argumentação durante as discussões. A avaliação contará também com autoavaliação, onde os alunos refletirão sobre seu aprendizado e processo criativo.
Para a realização deste projeto, será necessário accesso a diversas fontes de textos literários e artigos de opinião, podendo ser tanto em formato impresso quanto digital. Serão utilizados também materiais para anotações, como cadernos e laptops ou tablets, e um quadro para apresentações e discussões em grupo. Recursos online, como dicionários e thesaurus, serão importantes para auxiliar na busca por sinônimos e ampliação do vocabulário.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula