Nesta atividade prática de Saída de Campo, os alunos do 8º ano serão convidados a mergulhar no mundo do jornalismo comunitário, realizando uma verdadeira expedição jornalística na comunidade ao redor da escola. Divididos em pequenos grupos, eles serão encarregados de escolher um tema relevante para investigar, como sustentabilidade, história local, cultura comunitária ou avanços tecnológicos na região. Sua missão será entrevistar moradores, coletar dados, tirar fotografias e, finalmente, escrever artigos jornalísticos ricos em informações e perspectivas. Esses artigos deverão incluir todos os elementos aprendidos em sala de aula sobre o jornalismo: o fato central, suas principais circunstâncias, e a perspectiva de abordagem. O ponto culminante deste projeto será a compilação dos artigos em um jornal digital escolar, permitindo aos alunos compartilhar suas descobertas e visões com toda a comunidade escolar, praticando assim, a liberdade de expressão de forma responsável e construtiva.
O objetivo desta atividade é proporcionar uma experiência educativa que transcenda os conteúdos tradicionais da sala de aula, engajando os alunos em um aprendizado prático sobre o jornalismo e suas implicações sociais. Será dada especial atenção ao desenvolvimento de habilidades essenciais, como pesquisa, análise crítica, entrevista, escrita jornalística e fotografia. Além disso, os alunos serão incentivados a refletir sobre temas importantes como sustentabilidade, história local e avanços tecnológicos, fomentando uma conexão mais profunda com a sua comunidade. Através desta atividade, espera-se que os alunos aprimorem sua capacidade de comunicação, trabalhem eficazmente em equipe e desenvolvam um senso de responsabilidade social.
A exploração do jornalismo na comunidade local envolve diversos conteúdos programáticos que serão abordados de maneira integrada e prática. Os alunos aprenderão sobre os princípios do jornalismo, técnicas de entrevista, coleta de dados, escrita e revisão de textos jornalísticos, além da importância da fotografia como recurso complementar na construção de uma narrativa. Eles também serão incentivados a discutir e refletir sobre ética no jornalismo, diferenciando a liberdade de expressão e os discursos de ódio.
A metodologia desta atividade será centrada na aprendizagem baseada em projetos, utilizando a saída de campo e atividades mão na massa para proporcionar aos alunos uma experiência imersiva no mundo do jornalismo. Isso incluirá a formação de equipes de reportagem, escolha de temas, planejamento das entrevistas, execução e análise dos dados coletados. Rodas de debate serão realizadas para discutir os temas escolhidos e as abordagens jornalísticas, enquanto a sala de aula invertida será utilizada para revisar conceitos de jornalismo. A aprendizagem baseada em jogos será aplicada na revisão e no fortalecimento dos conceitos aprendidos.
A atividade será realizada em quatro aulas de 50 minutos. Na primeira, introduziremos os conceitos de jornalismo e planejaremos a expedição. A segunda e terceira aulas serão dedicadas à saída de campo e coleta de dados. Na quarta aula, os alunos serão orientados na escrita dos artigos e preparação do jornal digital.
A avaliação dessa atividade prática se dará através da observação contínua do envolvimento do aluno durante todas as fases do projeto, desde o planejamento até a publicação dos artigos. Serão avaliados critérios como trabalho em equipe, qualidade da pesquisa realizada, criatividade nas perguntas de entrevista, coesão e coerência dos textos escritos, além da capacidade de reflexão crítica sobre os temas abordados. Os alunos também serão incentivados a autoavaliar sua participação e aprendizado ao longo do projeto. Exemplos específicos de desempenho excepcional ou de necessidade de aprimoramento serão discutidos em feedback individualizado.
Para a realização desta atividade, será necessário acessar uma variedade de recursos para garantir uma experiência enriquecedora e eficaz. Isso inclui materiais de apoio ao ensino de jornalismo, câmeras fotográficas ou smartphones para a captura de imagens, gravadores ou aplicativos de gravação de áudio para as entrevistas, computadores para a composição e edição dos artigos e o acesso à internet para a publicação do jornal digital.
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