Repórteres do Saber: Uma Expedição Jornalística

Desenvolvida por: Maria … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Exploração jornalística da comunidade

Nesta atividade prática de Saída de Campo, os alunos do 8º ano serão convidados a mergulhar no mundo do jornalismo comunitário, realizando uma verdadeira expedição jornalística na comunidade ao redor da escola. Divididos em pequenos grupos, eles serão encarregados de escolher um tema relevante para investigar, como sustentabilidade, história local, cultura comunitária ou avanços tecnológicos na região. Sua missão será entrevistar moradores, coletar dados, tirar fotografias e, finalmente, escrever artigos jornalísticos ricos em informações e perspectivas. Esses artigos deverão incluir todos os elementos aprendidos em sala de aula sobre o jornalismo: o fato central, suas principais circunstâncias, e a perspectiva de abordagem. O ponto culminante deste projeto será a compilação dos artigos em um jornal digital escolar, permitindo aos alunos compartilhar suas descobertas e visões com toda a comunidade escolar, praticando assim, a liberdade de expressão de forma responsável e construtiva.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é proporcionar uma experiência educativa que transcenda os conteúdos tradicionais da sala de aula, engajando os alunos em um aprendizado prático sobre o jornalismo e suas implicações sociais. Será dada especial atenção ao desenvolvimento de habilidades essenciais, como pesquisa, análise crítica, entrevista, escrita jornalística e fotografia. Além disso, os alunos serão incentivados a refletir sobre temas importantes como sustentabilidade, história local e avanços tecnológicos, fomentando uma conexão mais profunda com a sua comunidade. Através desta atividade, espera-se que os alunos aprimorem sua capacidade de comunicação, trabalhem eficazmente em equipe e desenvolvam um senso de responsabilidade social.

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e entrevista
  • Praticar a escrita jornalística incorporando elementos aprendidos em sala de aula
  • Fomentar uma compreensão mais profunda de sua comunidade através da exploração de temas relevantes
  • Promover o trabalho em equipe e a comunicação eficaz
  • Estimular a reflexão crítica sobre questões sociais importantes

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP01: Diferenciar liberdade de expressão de discursos de ódio, posicionando-se contrariamente a esse tipo de discurso e vislumbrando possibilidades de denúncia quando for o caso.
  • EF69LP03: Identificar, em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências; em reportagens e fotorreportagens o fato ou a temática retratada e a perspectiva de abordagem, em entrevistas os principais temas/subtemas abordados, explicações dadas ou teses defendidas em relação a esses subtemas; em tirinhas, memes, charge, a crítica, ironia ou humor presente.
  • EF69LP49: Mostrar-se interessado e envolvido pela leitura de livros de literatura e por outras produções culturais do campo e receptivo a textos que rompam com seu universo de expectativas, que representem um desafio em relação às suas possibilidades atuais e suas experiências anteriores de leitura, apoiando-se nas marcas linguísticas, em seu conhecimento sobre os gêneros e a temática e nas orientações dadas pelo professor.

Conteúdo Programático

A exploração do jornalismo na comunidade local envolve diversos conteúdos programáticos que serão abordados de maneira integrada e prática. Os alunos aprenderão sobre os princípios do jornalismo, técnicas de entrevista, coleta de dados, escrita e revisão de textos jornalísticos, além da importância da fotografia como recurso complementar na construção de uma narrativa. Eles também serão incentivados a discutir e refletir sobre ética no jornalismo, diferenciando a liberdade de expressão e os discursos de ódio.

  • Princípios do jornalismo
  • Técnicas de entrevista e coleta de dados
  • Escrita e revisão de textos jornalísticos
  • Importância da fotografia no jornalismo
  • Ética jornalística e liberdade de expressão

Metodologia

A metodologia desta atividade será centrada na aprendizagem baseada em projetos, utilizando a saída de campo e atividades mão na massa para proporcionar aos alunos uma experiência imersiva no mundo do jornalismo. Isso incluirá a formação de equipes de reportagem, escolha de temas, planejamento das entrevistas, execução e análise dos dados coletados. Rodas de debate serão realizadas para discutir os temas escolhidos e as abordagens jornalísticas, enquanto a sala de aula invertida será utilizada para revisar conceitos de jornalismo. A aprendizagem baseada em jogos será aplicada na revisão e no fortalecimento dos conceitos aprendidos.

  • Saída de campo para investigação jornalística
  • Atividades práticas de entrevista e coleta de dados
  • Roda de debate para discussão dos temas e reflexão crítica
  • Sala de aula invertida para revisão dos conceitos de jornalismo
  • Aprendizagem baseada em jogos para revisão de conteúdo

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em quatro aulas de 50 minutos. Na primeira, introduziremos os conceitos de jornalismo e planejaremos a expedição. A segunda e terceira aulas serão dedicadas à saída de campo e coleta de dados. Na quarta aula, os alunos serão orientados na escrita dos artigos e preparação do jornal digital.

  • Aula 1: Introdução ao jornalismo e planejamento da expedição
  • Aula 2 e 3: Saída de campo e coleta de dados
  • Aula 4: Escrita dos artigos e preparação do jornal digital

Avaliação

A avaliação dessa atividade prática se dará através da observação contínua do envolvimento do aluno durante todas as fases do projeto, desde o planejamento até a publicação dos artigos. Serão avaliados critérios como trabalho em equipe, qualidade da pesquisa realizada, criatividade nas perguntas de entrevista, coesão e coerência dos textos escritos, além da capacidade de reflexão crítica sobre os temas abordados. Os alunos também serão incentivados a autoavaliar sua participação e aprendizado ao longo do projeto. Exemplos específicos de desempenho excepcional ou de necessidade de aprimoramento serão discutidos em feedback individualizado.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, será necessário acessar uma variedade de recursos para garantir uma experiência enriquecedora e eficaz. Isso inclui materiais de apoio ao ensino de jornalismo, câmeras fotográficas ou smartphones para a captura de imagens, gravadores ou aplicativos de gravação de áudio para as entrevistas, computadores para a composição e edição dos artigos e o acesso à internet para a publicação do jornal digital.

  • Materiais de apoio ao ensino de jornalismo
  • Câmeras fotográficas ou smartphones
  • Gravadores ou aplicativos de gravação de áudio
  • Computadores com acesso à internet
  • Softwares de edição de texto e imagem

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo