Nesta atividade, alunos do 8º ano do Ensino Fundamental serão convidados a investigar e refletir sobre o papel dos influenciadores digitais no mundo dos jogos online, com foco no 'jogo do tigrinho'. Ao compreenderem o processo de influência que estes personagens têm sobre o público jovem, serão estimulados a criar textos narrativos que retratem um protagonista sendo influenciado por um influenciador digital para jogar o mencionado jogo. A atividade busca explorar não apenas as emoções e dilemas éticos que envolvem a situação, mas também fomentar uma postura crítica sobre o consumo de conteúdo digital. Através deste exercício criativo, espera-se desenvolver habilidades como empatia, criatividade, e análise crítica, essenciais para a formação integral do aluno. Os textos gerados servirão como matéria-prima para uma sessão de leitura coletiva, proporcionando um momento de compartilhamento e reflexão conjunta sobre as narrativas criadas.
O objetivo desta atividade é engajar os alunos na prática da escrita criativa, capacitando-os a expressarem suas ideias, emoções e críticas por meio de narrativas ficcionais que giram em torno da temática das influências digitais. Visa-se ampliar a capacidade de empatia dos alunos ao colocá-los na posição de personagens que enfrentam dilemas éticos e sociais, promovendo um entendimento mais profundo sobre as consequências do consumo de conteúdo digital. Além disso, a atividade tem o intuito de fomentar uma postura crítica em relação aos meios digitais, elegendo a escrita narrativa como ferramenta para a exploração de diferentes perspectivas e o estímulo à criatividade.
O conteúdo programático abordará as estruturas e características dos textos narrativos, focando em elementos como narrador, personagens, tempo, espaço e trama. Serão abordadas também as influências dos meios digitais na sociedade contemporânea, especialmente o papel dos influenciadores digitais e seu impacto sobre o público jovem. Através desses tópicos, os alunos serão incentivados a refletir criticamente sobre suas próprias experiências com a mídia digital, utilizando essa reflexão como inspiração para a criação de suas narrativas.
A atividade será conduzida seguindo a metodologia ativa, onde os alunos serão os protagonistas de seu aprendizado. Inicialmente, será promovida uma discussão aberta sobre os influenciadores digitais e seu impacto, seguida por uma fase de pesquisa e reflexão individual ou em duplas. Posteriormente, os alunos entrarão na etapa de criação de suas próprias narrativas, sendo encorajados a explorar suas capacidades criativas e críticas. Finalmente, as narrativas serão compartilhadas em uma sessão de leitura coletiva, fomentando o debate e a troca de ideias entre os alunos.
A atividade será dividida em duas aulas de 50 minutos. Na primeira aula, será realizada a discussão inicial e a fase de pesquisa e reflexão. A segunda aula será dedicada à criação dos textos narrativos e à sessão de leitura coletiva.
A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante as discussões iniciais e na qualidade das narrativas produzidas. Será levado em consideração a criatividade, a coerência narrativa, a correta aplicação dos elementos da narrativa, assim como a capacidade de reflexão crítica sobre o tema proposto. Os textos deverão ser avaliados também quanto à gramática e ortografia. A participação na sessão de leitura coletiva e o envolvimento na discussão das narrativas também serão critérios importantes na avaliação.
Para a realização da atividade, serão necessários acesso à internet para pesquisas sobre influenciadores digitais, papel e canetas para anotações e a elaboração dos textos, e um espaço adequado para a sessão de leitura coletiva. Recomenda-se a utilização de livros e artigos que discutam o papel da mídia digital na sociedade, bem como exemplos de narrativas que envolvam a temática proposta.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula