Um trânsito para todos: Criando campanhas

Desenvolvida por: Andréa… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia, Língua Portuguesa
Temática: Mobilidade Urbana Inclusiva

Esta atividade tem como objetivo fazer com que os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental compreendam o impacto dos congestionamentos na economia e na vida das pessoas, bem como a importância da mobilidade urbana inclusiva. Através do trabalho em pequenos grupos, os estudantes serão instigados a criar campanhas de conscientização, utilizando modalidades de apresentação diversas como folhetos, cartazes ou vídeos curtos. Eles deverão empregar argumentação persuasiva, baseando-se em dados de pesquisas e articulando argumentos e contra-argumentos acerca dos diversos modais de transporte. A atividade destacará a necessidade de políticas públicas eficazes na melhoria da mobilidade para todos, enfatizando o contexto brasileiro e a necessidade de articular as ideias de oposição, contraste e exemplos práticos, seguindo uma abordagem da metodologia ativa para engajar os alunos na solução de problemas atuais da sociedade.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos desta atividade são fazer com que os alunos compreendam profundamente o impacto negativo que os congestionamentos têm sobre a economia e a qualidade de vida nas cidades, e a importância de se promover uma mobilidade urbana mais inclusiva e eficiente. Eles aprenderão a coletar, analisar e utilizar dados em argumentação, desenvolverão habilidades de pensamento crítico por meio da discussão de políticas públicas e da necessidade de soluções inovadoras para problemas complexos da sociedade. A atividade busca também estimular a criatividade, trabalho em equipe e comunicação eficaz, ao desafiarem os alunos a elaborarem e apresentarem campanhas persuasivas utilizando diversos formatos.

  • Compreender o impacto dos congestionamentos na economia e na vida das pessoas.
  • Analisar a importância da mobilidade urbana inclusiva.
  • Desenvolver argumentação persuasiva baseada em dados e pesquisa.
  • Criar campanhas de conscientização sobre mobilidade urbana.
  • Aprimorar habilidades de trabalho em equipe e comunicação.

Habilidades Específicas BNCC

  • code": EF08LP03
  • description": Produzir artigos de opinião, tendo em vista o contexto de produção dado, a defesa de um ponto de vista, utilizando argumentos e contra-argumentos e articuladores de coesão que marquem relações de oposição, contraste, exemplificação, ênfase.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abordará o contexto dos congestionamentos urbanos e seu impacto econômico e social, os conceitos fundamentais de mobilidade urbana e inclusividade, e as estratégias de argumentação persuasiva. Serão discutidas também políticas públicas relacionadas à mobilidade urbana, examinando diferentes modais de transporte e a realidade específica dos desafios brasileiros em contraponto a exemplos internacionais.

  • Impacto dos congestionamentos na economia e na vida das pessoas
  • Conceitos de mobilidade urbana e inclusividade
  • Estratégias de argumentação persuasiva
  • Políticas públicas de mobilidade urbana
  • Análise de diferentes modais de transporte e desafios brasileiros

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa, esta atividade procurará envolver os alunos na aprendizagem por meio da investigação e solução de problemas reais, incentivando-os a serem agentes ativos na construção do conhecimento. O trabalho em equipe será fomentado para desenvolver as campanhas, promovendo a colaboração e o intercâmbio de ideias. A argumentação baseada em dados e pesquisa será a base para que os estudantes construam suas campanhas de conscientização, utilizando meios criativos e persuasivos de comunicação.

  • Discussão guiada sobre congestionamentos e mobilidade urbana
  • Pesquisa sobre dados e políticas públicas
  • Trabalho em grupo para a criação de campanhas
  • Utilização de diferentes meios para a criação de materiais de conscientização
  • Apresentação e discussão das campanhas criadas pelos grupos

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será realizada a introdução ao tema, discussão e pesquisa. Na segunda aula, os grupos trabalharão na finalização e apresentação de suas campanhas.

  • Aula 1: Introdução, discussão e início da pesquisa
  • Aula 2: Criação das campanhas e apresentação

Avaliação

A avaliação será realizada com base na qualidade e precisão das informações utilizadas nas campanhas, na eficácia da argumentação persuasiva e na criatividade das apresentações. Será avaliada também a capacidade de trabalhar em equipe e a participação ativa durante as fases de pesquisa e criação. Os critérios incluirão a coerência e coesão das informações apresentadas, a relevância e aplicabilidade dos argumentos utilizados, e a clareza e impacto visual e/ou auditivo dos materiais de conscientização.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários acesso à internet para pesquisa, materiais para a confecção de cartazes (papel, canetas, cola, tesoura), câmeras ou smartphones para gravação de vídeos e computadores com software de edição, conforme necessário. Além disso, materiais de apoio e artigos especializados em mobilidade urbana e políticas públicas serão disponibilizados.

  • Acesso à internet
  • Materiais para confecção de cartazes
  • Câmeras ou smartphones para gravação de vídeos
  • Computadores com software de edição
  • Artigos e materiais de apoio sobre mobilidade urbana

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