Este plano de aula emprega a aprendizagem baseada em projetos para induzir os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental a explorar temas literários e linguísticos por meio da criação de vlogs. Divididos em grupos, eles serão responsáveis por todas as etapas de criação de um vlog - desde o planejamento até a gravação. Os temas abordados passarão por análise linguística e semiótica, com foco na produção textual e oralidade. O projeto culminará na exibição dos vlogs para a turma, seguida de uma sessão de debates críticos sobre os temas discutidos. Esta atividade não só engaja os alunos em uma forma de expressão moderna e relevante, mas também incentiva o desenvolvimento de habilidades importantes como trabalho em equipe, planejamento, pesquisa, análise crítica e expressão oral e escrita.
O objetivo principal desta atividade é possibilitar a aplicação prática de conhecimentos linguísticos e literários de maneira criativa, por meio da produção de vlogs. Buscamos desenvolver habilidades de pesquisa, análise e crítica, além de estimular a expressão oral e escrita dos alunos. Queremos também promover a capacidade de trabalho em equipe e planejamento, essenciais para o sucesso do projeto. Por fim, a atividade visa também a familiarização dos estudantes com ferramentas digitais de criação de conteúdo, preparando-os para as diversas formas de comunicação no mundo contemporâneo.
A atividade compreende a análise linguística e semiótica aplicada à criação de vlogs, abrangendo elementos como narrativa, argumentação, expressão oral e escrita. A inserção de temas literários possibilita uma reflexão mais ampla sobre os conteúdos abordados, estimulando a pesquisa e a crítica literária. A produção dos vlogs exige dos alunos uma aplicação prática de seus conhecimentos, além de desenvolver competências importantes como organização, colaboração e uso de tecnologia de forma criativa e significativa.
Esta atividade será realizada por meio de metodologias ativas, incluindo Saída de Campo para estudo e inspiração, Atividade Mão-na-massa para a elaboração dos vlogs, Roda de Debate para discussões críticas, Aprendizagem Baseada em Projetos para estruturação do trabalho em grupo, Sala de Aula Invertida para estudos dirigidos e pesquisa fora da sala de aula, e Aprendizagem Baseada em Jogos para dinâmicas de grupo e brainstorming. Essas metodologias promoverão uma experiência imersiva e colaborativa, garantindo que os alunos sejam protagonistas de seu processo de aprendizado.
A atividade será realizada ao longo de 12 aulas de 100 minutos, distribuídas em quatro semanas. Iniciaremos com brainstorming e planejamento, seguidos por pesquisas de campo e estruturação dos roteiros. A produção dos vlogs acontecerá nas semanas seguintes, culminando na edição final e preparação para a exibição. A última fase será dedicada à apresentação dos trabalhos para a turma e rodas de debate para discutir os projetos e o aprendizado obtido.
A avaliação será contínua e processual, levando em conta a participação individual e o desempenho do grupo em todas as etapas do projeto. Serão avaliados critérios como criatividade e originalidade, coerência e clareza na exposição dos temas, qualidade técnica do vlog, trabalho em equipe e capacidade de argumentação durante os debates. A autoavaliação e a avaliação pelos pares também farão parte do processo, incentivando a reflexão crítica sobre o próprio trabalho e o dos colegas.
Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como câmeras ou smartphones com capacidade de gravação de vídeo, computadores com software de edição de vídeo, acesso à internet para pesquisa e upload dos vídeos, e espaços adequados para gravação. Também serão utilizados materiais didáticos para o estudo dos temas abordados e guias para a produção de vlogs, além de plataformas de vídeo online para a exibição dos trabalhos concluídos.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula