A Era dos Memes: Analisando e Criando

Desenvolvida por: Marile… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Humor

Os alunos analisarão como os memes se tornaram uma forma contemporânea de humor e expressão cultural. A aula começará com a apresentação de memes populares, seguida de uma discussão sobre os elementos que os tornam engraçados e eficazes. Em seguida, os estudantes dividir-se-ão em grupos e criarão seus próprios memes, inspirados em temas escolares ou culturais. Ao final, apresentarão suas criações, explodindo risadas e críticas construtivas, reforçando o entendimento do humor na comunicação moderna.

Objetivos de Aprendizagem

O plano de aula 'A Era dos Memes: Analisando e Criando' tem como principal objetivo ajudar os alunos do 9º ano a compreenderem a função dos memes como uma forma cultural e social de comunicação contemporânea. Ao analisar os elementos que compõem memes eficazes, os estudantes desenvolvem habilidades críticas ao identificarem técnicas de humor, ironia e sátira. A atividade de criação de memes promove a criatividade, permitindo que os alunos façam conexões entre conteúdos escolares e o contexto cultural atual, ao mesmo tempo que praticam a escrita e a estrutura discursiva através de textos curtos e impactantes.

  • Compreender a importância dos memes na cultura contemporânea.
  • Analisar criticamente os elementos que constituem memes eficazes.
  • Desenvolver habilidades de criação e comunicação através da elaboração de memes.
  • Estimular a habilidade de trabalhar em grupo e o respeito à diversidade de opiniões.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP16: Identificar, em textos diversos, as intencionalidades do autor e efeitos de sentido.
  • EF09LP30: Aplicar as normas da Língua Portuguesa na produção de textos em diversas situações de interação social.
  • EF09LP38: Produzir textos adequados ao gênero digital, considerando a multimodalidade em atividades escolares.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade aborda a análise dos memes como artefatos culturais que carregam significados sociais e humorísticos. Os alunos explorarão a linguagem dos memes, suas estruturas comuns e os contextos em que são mais eficazes. Além disso, o conteúdo tratará do desenvolvimento de habilidades de comunicação visual e escrita, alinhadas ao gênero textual dos memes. Ao entender como utilizar linguagem verbal e não verbal, os estudantes ampliarão sua capacidade de criar e criticar conteúdos culturais de forma significativa e contextualizada.

  • Análise de memes populares e seus elementos humorísticos.
  • Contextualização cultural e social dos memes.
  • Estruturação de linguagem verbal e não verbal em memes.
  • Criação e apresentação de memes originais em grupos.

Metodologia

A metodologia adotada na atividade é centrada no aprendizado ativo e colaborativo. A aula começará com uma breve exposição teórica sobre memes, seguida de uma análise coletiva de exemplos práticos. O trabalho em grupos permitirá que os alunos compartilhem ideias e revisem criticamente o trabalho uns dos outros, promovendo a troca de conhecimentos e a construção conjunta de materiais criativos. Ao final, a apresentação e discussão dos memes criados incentivará a troca de feedbacks construtivos, essencial para o desenvolvimento de competências críticas e comunicativas.

  • Exposição teórica inicial.
  • Análise coletiva de memes.
  • Trabalho em grupos.
  • Apresentação e discussão das criações.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será estruturada em uma única aula de 60 minutos, o que desafia os alunos a abordarem o tema dos memes de maneira intensiva e focada. Essa abordagem permite uma imersão completa na análise, criação e crítica dos memes dentro de um tempo delimitado. A limitação a uma aula proporciona uma experiência educativa dinâmica e integrada, onde o tempo é otimizado para extrair o máximo de criatividade e colaboração dos estudantes.

  • Aula 1: Introdução aos memes com exemplos, discussão em grupos sobre o humor em memes, criação de memes em grupos, apresentação e feedback.
  • Momento 1: Introdução aos Memes (Estimativa: 15 minutos)
    Inicie a aula explicando brevemente o conceito de memes e sua importância na cultura contemporânea. Utilize exemplos impressos de memes populares para ilustrar a diversidade de estilos e temas. É importante que os alunos compreendam o contexto histórico e cultural por trás de alguns memes.

    Momento 2: Discussão em Grupo sobre o Humor nos Memes (Estimativa: 15 minutos)
    Divida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas e forneça a cada grupo um conjunto de memes impressos. Oriente-os a discutir os elementos que fazem esses memes serem engraçados ou eficazes. Circule pela sala para observar as discussões e, se necessário, faça intervenções pontuais para aprofundar o debate. Peça que cada grupo escolha um meme para apresentar ao restante da turma com suas análises críticas.

    Momento 3: Criação de Memes em Grupos (Estimativa: 20 minutos)
    Com os mesmos grupos, permita que os alunos criem seus próprios memes com base em temas escolares ou culturais. Forneça folhas de papel e marcadores, permitindo total liberdade criativa, respeitando sempre as diretrizes de respeito e inclusão. Estimule uma reflexão sobre a linguagem verbal e não verbal utilizada.

    Momento 4: Apresentação e Feedback (Estimativa: 10 minutos)
    Cada grupo deve apresentar o meme criado para toda a turma. Promova um ambiente de respeito e brincadeira, onde todos possam dar e receber críticas construtivas. Avalie a participação de cada aluno com base na sua colaboração, criatividade e habilidade de comunicação.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para garantir que todos os alunos se sintam incluídos, certifique-se de que os exemplos de memes apresentados sejam culturalmente sensíveis e acessíveis a todos. Se houver alunos com dificuldades de visão, forneça impressões em tamanho maior ou descritivos detalhados dos memes. Reforce que o ambiente de feedback deve ser seguro e respeitoso para que todos os alunos sintam-se confortáveis em compartilhar suas criações.

Avaliação

A avaliação será baseada em múltiplos métodos para garantir uma análise abrangente do aprendizado dos alunos. Primeiro, será avaliada a participação ativa em discussões e a capacidade de análise crítica durante a análise coletiva de memes. Os critérios incluirão a identificação dos elementos humorísticos e a compreensão do contexto cultural dos memes. A produção de memes será avaliada quanto à criatividade, originalidade e adequação ao tema proposto, incentivando a prática de escrita e comunicação visual integrada. Serão utilizados rubricas que contemplam tanto os aspectos verbais quanto visuais das criações. Finalmente, o feedback dos colegas durante as apresentações funcionará como avaliação formativa, ajudando os alunos a melhorarem seu produto final e desenvolvendo habilidades de comunicação e crítica construtiva. O professor terá a flexibilidade para adaptar os critérios de acordo com as necessidades dos alunos, garantindo equidade e respeito às diversidades.

  • Participação ativa e análise crítica.
  • Criatividade e originalidade na produção de memes.
  • Avaliação através de rubricas.
  • Feedback formativo dos pares.

Materiais e ferramentas:

Durante a atividade, os recursos serão minimamente tecnológicos, consistindo principalmente em materiais acessíveis como quadros-brancos, marcadores e folhas para a criação manual de memes. Isso promove um ambiente de aprendizado inovador e participativo, incentivando os alunos a se concentrarem nos processos criativos e discursivos além da dependência digital. Além disso, a ausência de recursos digitais estimula o desenvolvimento de habilidades manuais e a capacidade de adaptação em situações que espelham contextos reais, onde a tecnologia pode não estar disponível. Tais recursos são simples, mas eficazes em promover interações entre os alunos e oferecer suporte às metodologias propostas.

  • Quadros-brancos.
  • Marcadores.
  • Folhas de papel para criação de memes.
  • Exemplos impressos de memes populares.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que as exigências diárias sobre os professores são grandes, mas é fundamental promover um ambiente inclusivo para que todos os alunos tenham oportunidades iguais de aprendizagem. Neste contexto, embora não haja alunos com condições ou deficiências especificadas na turma, algumas práticas inclusivas podem ser implementadas. Por exemplo, garantir que todo o material impresso seja de fácil leitura e que as atividades propostas incluam diferentes formas de expressão e comunicação, respeitando a diversidade dos estilos de aprendizagem. Ao permitir que cada grupo escolha como deseja apresentar seus memes, asseguramos que a atividade seja adaptativa às preferências dos alunos, promovendo representatividade e um ambiente de aprendizado seguro e respeitoso para todos.

  • Materiais impresos de fácil leitura.
  • Opções de apresentação diversificadas.
  • Respeito à diversidade nos estilos de aprendizagem.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo