Audiolivros e Podcasts: A Arte da Leitura Expressiva!

Desenvolvida por: Andres… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Leitura e Expressão Oral

Esta atividade pedagógica prática tem como propósito incentivar os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental a desenvolverem suas habilidades de leitura e expressão oral por meio da gravação de audiolivros e podcasts. Os estudantes irão escolher textos literários, como contos e poemas, para interpretá-los oralmente, aplicando técnicas de leitura expressiva. Serão estimulados a trabalhar a entonação, as pausas e a gestualidade, aprimorando a fluência na leitura e a compreensão textual. Durante a atividade, os alunos atuarão em grupos, o que promoverá a colaboração e o compartilhamento de ideias. Os materiais finais serão apresentados à turma para análise crítica, visando aprimorar a capacidade de autocrítica e apreciar a produção dos colegas. Essa experiência promoverá a criatividade, a interpretação e o entendimento da literatura de forma mais dinâmica e envolvente.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo de aprendizagem desta atividade é capacitar os alunos a aprimorar suas habilidades de leitura e expressão oral por meio de práticas criativas e colaborativas. A proposta incentiva o desenvolvimento de um olhar crítico sobre a interpretação de textos literários e promove a articulação de ideias por meio da construção conjunta dos audiolivros e podcasts. Além disso, o processo colaborativo fortalece a comunicação eficaz e o respeito às perspectivas alheias.

  • Desenvolver habilidades de leitura expressiva.
  • Aprimorar a expressão oral e articulação de ideias.
  • Fomentar a criatividade e a análise crítica de textos.
  • Promover o trabalho em equipe e a cooperação.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP14: Formular perguntas e decompor, com a ajuda dos colegas e dos professores, tema/questão polêmica, explicações e ou argumentos relativos ao objeto de discussão para análise mais minuciosa e buscar em fontes diversas informações ou dados que permitam analisar partes da questão e compartilhá-los com a turma.
  • EF69LP24: Discutir casos, reais ou simulações, submetidos a juízo, que envolvam (supostos) desrespeitos a artigos, do ECA, do Código de Defesa do Consumidor, do Código Nacional de Trânsito, de regulamentações do mercado publicitário etc., como forma de criar familiaridade com textos legais – seu vocabulário, formas de organização, marcas de estilo etc. -, de maneira a facilitar a compreensão de leis, fortalecer a defesa de direitos, fomentar a escrita de textos normativos (se e quando isso for necessário) e possibilitar a compreensão do caráter interpretativo das leis e as várias perspectivas que podem estar em jogo.
  • EF69LP53: Ler em voz alta textos literários diversos – como contos de amor, de humor, de suspense, de terror; crônicas líricas, humorísticas, críticas; bem como leituras orais capituladas (compartilhadas ou não com o professor) de livros de maior extensão, como romances, narrativas de enigma, narrativas de aventura, literatura infantojuvenil, – contar/recontar histórias tanto da tradição oral (causos, contos de esperteza, contos de animais, contos de amor, contos de encantamento, piadas, dentre outros) quanto da tradição literária escrita, expressando a compreensão e interpretação do texto por meio de uma leitura ou fala expressiva e fluente, que respeite o ritmo, as pausas, as hesitações, a entonação indicados tanto pela pontuação quanto por outros recursos gráfico-editoriais, como negritos, itálicos, caixa-alta, ilustrações etc., gravando essa leitura ou esse conto/reconto, seja para análise posterior, seja para produção de audiobooks de textos literários diversos ou de podcasts de leituras dramáticas com ou sem efeitos especiais e ler e/ou declamar poemas diversos, tanto de forma livre quanto de forma fixa (como quadras, sonetos, liras, haicais etc.), empregando os recursos linguísticos, paralinguísticos e cinésicos necessários aos efeitos de sentido pretendidos, como o ritmo e a entonação, o emprego de pausas e prolongamentos, o tom e o timbre vocais, bem como eventuais recursos de gestualidade e pantomima que convenham ao gênero poético e à situação de compartilhamento em questão.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange a leitura expressiva de diversos gêneros literários, a compreensão profunda do texto, e a aplicação de técnicas de vocalização e gestualidade. O foco está na interpretação oral de contos e poemas, incentivando os alunos a explorar diferentes entonações e ritmos para cada tipo de texto. Ao trabalhar esses conteúdos, espera-se que os alunos experimentem a literatura de forma mais engajada e significativa.

  • Leitura expressiva de contos e poemas.
  • Técnicas de vocalização e entonação.
  • Compreensão e interpretação textual.
  • Exploração de diferentes gêneros literários.

Metodologia

A metodologia aplicada na atividade envolve aprendizado colaborativo, onde os alunos trabalharão em grupos para selecionar, interpretar e gravar textos literários. Tal metodologia ajuda os alunos a desenvolverem autonomia na pesquisa e escolha dos textos, além de criar um ambiente de troca de ideias e cooperação. A gravação dos audiolivros e podcasts permite que os alunos explorem as ferramentas tecnológicas, oferecendo uma prática integrada e moderna de ensino-aprendizagem.

  • Aprendizado colaborativo em grupos.
  • Seleção e interpretação de textos.
  • Uso de tecnologias para gravação.
  • Análise e feedback coletivo das gravações.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma está dividido em seis aula de 50 minutos, começando com a introdução à atividade e seleção dos textos, passando pelas etapas de ensaio e gravação, até a apresentação final e discussão do trabalho. Essa estrutura garante que os alunos passem por todas as etapas do processo de produção dos audiolivros e podcasts, permitindo o aprofundamento em cada fase específica da atividade.

  • Aula 1: Introdução e escolha dos textos.
  • Aula 2: Discussão das técnicas de leitura expressiva.
  • Aula 3: Ensaios de leitura e interpretação.
  • Aula 4: Gravação dos audiolivros/podcasts.
  • Aula 5: Conclusão das gravações e edição final.
  • Aula 6: Apresentação e discussão dos resultados.

Avaliação

Para avaliar os alunos, serão observados critérios como clareza e expressividade na leitura, fidelidade ao texto original, uso adequado das técnicas de entonação e gestualidade, além da qualidade colaborativa do grupo. Será dado enfoque à originalidade e criatividade na interpretação dos textos. A avaliação será formativa e contínua, acompanhando cada etapa da atividade, desde a escolha dos textos até a apresentação final. Feedbacks individuais e de grupo serão fornecidos após as gravações e apresentações, pautados em critérios previamente discutidos com os alunos, para promover uma reflexão crítica e orientada sobre o desempenho e o aprendizado obtido.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários diversos recursos e materiais que irão facilitar a leitura, gravação e edição dos textos escolhidos. Esses recursos incluem equipamentos de gravação como microfones e softwares de edição, bem como material de apoio com textos literários variados. A utilização coordenada desses elementos proporcionará uma significativa experiência pedagógica, enriquecendo o processo de aprendizagem dos alunos.

  • Textos literários (contos e poemas).
  • Microfones e dispositivos de gravação.
  • Softwares de edição de áudio.
  • Equipamentos audiovisuais para apresentação.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo