Caça ao Tesouro Linguístico

Desenvolvida por: Letici… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Norma-Padrão da Língua Portuguesa

Esta atividade promove uma experiência dinâmica e interativa, denominada Caça ao Tesouro Linguístico, destinada aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. Utilizando-se da metodologia ativa, mais precisamente a Atividade Mão-na-massa, os alunos serão desafiados a explorar o ambiente escolar em busca de pistas escondidas que contém frases ou pequenos textos com usos coloquiais ou incorretos da norma-padrão da língua portuguesa. O objetivo é que cada grupo encontre as pistas, discuta entre si para identificar os erros e faça as correções necessárias para adequar os textos à norma culta. Cada pista corrigida corretamente levará a outra, e a última pista revelará o local do 'tesouro': prêmios simbólicos que incentivam a participação e o interesse dos alunos. Além de enfatizar a importância da norma-padrão em diversos contextos, a atividade visa desenvolver habilidades de leitura, interpretação de texto, trabalho em equipe e resolução de problemas, proporcionando um ambiente lúdico e educativo.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão prática e aplicada da importância da norma-padrão da língua portuguesa, incentivando o uso consciente e reflexivo das regras gramaticais em contextos formais. Pretende-se desenvolver habilidades de análise linguística, leitura crítica, interpretação de texto, além de fomentar o trabalho em equipe e habilidades sociais durante a busca pelas pistas. Essa interação direta e prática com a língua permite aos alunos relacionar teoria e prática de forma significativa, reforçando o aprendizado das regras gramaticais e promovendo uma atitude positiva em relação ao estudo da norma culta.

  • Compreender e aplicar as regras da norma-padrão em textos diversos
  • Desenvolver habilidades de leitura e interpretação de texto
  • Promover o trabalho em equipe e a interação entre os alunos
  • Estimular o pensamento crítico e a resolução de problemas
  • Valorizar o uso da norma-padrão da língua portuguesa

Conteúdo Programático

O conteúdo programático concentra-se no estudo e aplicação da norma-padrão. Através da análise de textos mal-estruturados e da subsequente correção conforme as regras da língua culta, os alunos praticarão temas como ortografia, concordância verbal e nominal, regência verbal e nominal, uso dos tempos verbais, pontuação, entre outros aspectos gramaticais. A atividade engaja os alunos de maneira ativa na aplicação prática desses conteúdos, consolidando seu aprendizado através da experiência.

  • Ortografia
  • Concordância verbal e nominal
  • Regência verbal e nominal
  • Uso dos tempos verbais
  • Pontuação

Metodologia

A atividade utilizará a metodologia ativa Atividade Mão-na-massa, promovendo um ambiente de aprendizado experiencial e colaborativo. Os alunos, divididos em grupos, participarão ativamente na busca e correção de pistas que desafiam seu conhecimento sobre a norma-padrão. Esta abordagem prática incentiva o envolvimento direto dos alunos com o conteúdo, além de fomentar habilidades como trabalho em equipe, comunicação efetiva e pensamento crítico, essenciais para o processo de aprendizagem.

  • Utilização da metodologia ativa Atividade Mão-na-massa
  • Trabalho em equipe para a busca e correção das pistas
  • Discussão em grupo para resolução de problemas
  • Correção coletiva e apresentação das soluções encontradas

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade totaliza uma carga horária de 2 horas, subdividida em duas aulas de 60 minutos. Na primeira aula, ocorrerá uma breve explicação sobre a atividade e a divisão dos alunos em grupos. A segunda aula será dedicada inteiramente à caça ao tesouro, terminando com a revelação do tesouro e um feedback sobre as correções realizadas.

  • Aula 1: Explicação da atividade e formação dos grupos - 60 minutos
  • Aula 2: Caça ao Tesouro Linguístico e feedback - 60 minutos

Avaliação

A avaliação será realizada com base na participação, trabalho em equipe e precisão nas correções das pistas. Cada pista corrigida corretamente contará pontos para o grupo. Será valorizado também o processo de discussão e raciocínio para chegar à resposta correta, além da capacidade de justificar as correções feitas. O desempenho dos grupos será analisado levando em conta estes critérios, culminando na entrega do tesouro ao grupo vencedor. Esta abordagem permite avaliar tanto o conhecimento individual e coletivo sobre a norma-padrão, quanto habilidades socioemocionais desenvolvidas durante a atividade.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade serão necessários textos com erros propositalmente inseridos para correção (pistas), prêmios simbólicos para o tesouro, papel e caneta para anotações das correções, e um espaço adequado na escola para esconder as pistas. A atividade é desenhada para ser executada com recursos simples e facilmente acessíveis, garantindo sua viabilidade e efetividade no processo de ensino-aprendizagem.

  • Textos com erros para correção (pistas)
  • Prêmios simbólicos (tesouro)
  • Papel e caneta
  • Espaço escolar para esconder as pistas

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo