Caça ao Tesouro Literário

Desenvolvida por: Antoni… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Relevância e diversidade cultural e racial na literatura

A atividade denominada 'Caça ao Tesouro Literário' é uma prática pedagógica que integra o calendário curricular do 9º ano do Ensino Fundamental. Ela tem por objetivo apresentar aos estudantes a riqueza da literatura relacionada à temática racial, valendo-se de uma abordagem interativa e dinâmica sob a forma de uma 'caça ao tesouro'. Organizados em grupos, os alunos embarcam em uma aventura pela escola ou em um espaço ao ar livre, seguindo pistas em forma de trechos ou gêneros textuais como poemas, contos e crônicas. Esta atividade é projetada para estimular a leitura crítica e a produção de textos, desenvolvendo competências de análise e escrita baseadas em contextos culturais e raciais. Com este projeto, visa-se promover a discussão e a conscientização sobre a diversidade étnico-racial e a importância de sua representação na literatura, de modo a enriquecer o domínio cultural dos alunos e fomentar o respeito às diferenças.

Objetivos de Aprendizagem

A atividade é desenhada para alcançar múltiplos objetivos de aprendizagem, centrando-se no desenvolvimento das habilidades de interpretação crítica e produção textual dos alunos. Os estudantes terão a oportunidade de interagir com diferentes modalidades de textos, o que lhes permitirá aprimorar a compreensão da diversidade literária e dos contextos culturais envolvidos. Essa experiência prática também busca estimular a discussão sobre temas raciais e culturais, sensibilizando os alunos para a importância do respeito e valorização das diferenças, além de empoderá-los na comunicação de suas interpretações de maneira criativa e crítica.

  • Desenvolver a leitura crítica de textos com temáticas culturais e raciais.
  • Estimular a produção de textos criativos a partir de diferentes gêneros textuais.
  • Promover a discussão e conscientização sobre a diversidade étnico-racial na literatura.
  • Fomentar o trabalho colaborativo em grupos para a solução de problemas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP07: Produzir textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto produção e circulação – os enunciadores envolvidos, os objetivos, o gênero, o suporte, a circulação -, ao modo (escrito ou oral; imagem estática ou em movimento etc.), à variedade linguística e/ou semiótica apropriada a esse contexto, à construção da textualidade relacionada às propriedades textuais e do gênero), utilizando estratégias de planejamento, elaboração, revisão, edição, reescrita/redesign e avaliação de textos, para, com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, corrigir e aprimorar as produções realizadas, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de concordância, ortografia, pontuação em textos e editando imagens, arquivos sonoros, fazendo cortes, acréscimos, ajustes, acrescentando/ alterando efeitos, ordenamentos etc.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade engloba a exploração de obras literárias que abordam aspectos culturais e raciais, com ênfase em gêneros textuais como poemas, contos e crônicas. A seleção dos textos é orientada por sua relevância temática, permitindo aos alunos uma experiência rica e diversificada de leitura. Além disso, será trabalhado o reconhecimento de elementos linguísticos e estruturais que compõem cada gênero literário, de modo a possibilitar aos alunos a capacidade de criar e interpretar textos similares. Esta abordagem curricular visa oferecer um quadro ampliado da literatura, destacando-se os contextos históricos e sociais que influenciaram a produção das obras.

  • Estudo de poemas, contos e crônicas com temáticas raciais.
  • Análise de elementos culturais e históricos nas obras literárias.
  • Reconhecimento de elementos estruturais de diferentes gêneros textuais.
  • Discussão sobre a diversidade étnico-racial na literatura.

Metodologia

A metodologia aplicada na atividade de 'Caça ao Tesouro Literário' baseia-se em um aprendizado ativo e colaborativo, onde os estudantes, em grupos, são desafiados a resolver enigmas e pistas que envolvem interpretação de textos. Esta prática incentiva a autonomia dos alunos na busca pelo conhecimento e no enfrentamento de desafios, promovendo a troca de ideias e a construção coletiva de saberes. Além disso, os estudantes são encorajados a exercitar suas habilidades de escrita criativa em atividades subsequentes, onde devem produzir textos a partir dos temas e gêneros explorados durante a caça ao tesouro.

  • Dinâmica de caça ao tesouro com pistas em forma de texto.
  • Trabalho em grupo para solução de enigmas.
  • Exercícios de escrita criativa a partir dos gêneros durante a atividade.
  • Discussões em sala sobre as interpretações dos textos.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade foi cuidadosamente elaborado para otimizar o tempo em sala de aula e garantir que os objetivos de aprendizagem sejam atingidos de forma eficaz. Estão previstas duas aulas de 60 minutos cada, nas quais os alunos participarão ativamente das etapas da caça ao tesouro, bem como da análise e reflexão dos textos lidos. A divisão do tempo permite que os estudantes se engajem na atividade prática, bem como no fortalecimento das aprendizagens por meio de discussões e produções textuais posteriores.

  • Aula 1: Introdução à atividade, formação de grupos e início da caça ao tesouro literário.
  • Aula 2: Continuação da atividade prática, discussão sobre os textos lidos e produção de textos criativos.

Avaliação

A avaliação desta atividade será contínua e formativa, observando as interações dos alunos em grupo e suas contribuições para a solução das pistas. Durante a caça ao tesouro, o professor avaliará a capacidade dos alunos de interpretar os textos e articular suas ideias de forma coletiva. Além disso, a produção de textos criativos servirá como um segundo critério de avaliação, onde será considerado o uso adequado dos elementos de cada gênero textual explorado nas pistas da atividade. Exemplos de avaliação incluem a observação da participação ativa dos alunos na discussão de significados nos textos, a originalidade e pertinência das produções textuais e a capacidade de trabalhar colaborativamente com os colegas.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados nesta atividade são diversificados, com o objetivo de garantir uma experiência envolvente e educativa para os alunos. Textos impressos são fundamentais para a condução das pistas, permitindo uma interação direta com o material. Espaços abertos oferecem um ambiente dinâmico para o desenvolvimento da caça ao tesouro, enquanto materiais de apoio adicionais são disponibilizados para auxiliar na interpretação dos gêneros literários. Esses recursos potenciam a interatividade da atividade e facilitam a compreensão das temáticas abordadas.

  • Textos impressos em forma de pistas.
  • Espaços abertos destinados à realização da atividade.
  • Materiais de apoio para interpretação de gêneros literários.
  • Cadernos ou dispositivos para registro da produção textual.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo