Caça ao Tesouro Literário

Desenvolvida por: Janete… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Interação entre literatura, leitura e aspectos da vida cotidiana

A atividade 'Caça ao Tesouro Literário' tem como propósito transformar o ambiente escolar em um vasto e instigante cenário literário. Os alunos serão incentivados a explorar diversos espaços da escola em busca de 'tesouros' que, na verdade, são pistas baseadas em análises textuais de obras literárias estudadas durante o ano. Cada descoberta será uma peça fundamental para a construção de um perfil literário individual, onde cada característica pessoal se conecta com elementos da literatura. Os desafios serão compostos por enigmas focados em autores, obras, e elementos da linguagem literária, promovendo uma revisão dinâmica e interativa dos conteúdos trabalhados. Ao término da atividade, espera-se que os estudantes consigam articular as características pessoais às conquistas do jogo para desenvolver textos reflexivos que integrem o conhecimento literário à autodescoberta, estimulando assim a percepção sobre si e sobre o mundo através da literatura.

Objetivos de Aprendizagem

Este projeto visa fomentar a apreciação pela leitura e literatura, desenvolvendo habilidades analíticas e interpretativas dos alunos. Almejamos que eles sejam capazes de identificar características de gêneros literários diversos, reconhecer elementos que compõem a estrutura de um texto e entender como diversas obras se relacionam com o contexto histórico-cultural em que foram produzidas. Por meio da interatividade e do pensamento crítico na resolução de enigmas, os estudantes praticarão a análise literária de forma lúdica, promovendo a integração entre conhecimento teórico e aplicação prática. Desejamos também incentivar a autoexpressão e a capacidade de relacionar elementos literários à própria vida, estimulando uma reflexão sobre si mesmos e sobre o mundo a partir da literatura.

  • Desenvolver habilidades de leitura e interpretação de textos
  • Estimular o conhecimento literário e cultural
  • Promover a capacidade de resolver enigmas e desafios
  • Incentivar a autodescoberta e reflexão pessoal
  • Fomentar a habilidade de escrever textos reflexivos

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP26 - Analisar efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos expressivos em textos literários
  • EF69LP45 - Inferir o sentido de palavras ou expressões usadas nos textos a partir do contexto
  • EF69LP46 - Reconhecer semelhanças e diferenças entre diversas formas de expressão artística e cultural
  • EF69LP53 - Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto
  • EF69LP54 - Utilizar os conhecimentos sobre as linguagens dos sistemas de comunicação e sinalização e sobre suas tecnologias para resolver problemas específicos do cotidiano

Conteúdo Programático

Neste plano, o conteúdo programático abrange análise textual, elementos da linguagem, reconhecimento de gêneros literários e contextualização histórico-cultural das obras. Os alunos também serão guiados na escrita de textos reflexivos, integrando aprendizados literários à sua vivência. A metodologia ativa promove uma aprendizagem significativa, onde o estudante é o protagonista de seu processo educativo, aplicando teorias em práticas investigativas e reflexivas.

  • Análise textual de obras literárias
  • Elementos da linguagem literária
  • Gêneros literários e suas características
  • Contextualização histórico-cultural das obras
  • Produção de textos reflexivos

Metodologia

A metodologia ativa será a espinha dorsal desta atividade, onde os alunos, divididos em grupos, partirão em uma busca por pistas escondidas pela escola. Para decifrar os enigmas, será essencial a aplicação dos conhecimentos adquiridos ao longo do ano letivo. Cada pista encontrada incentivará a discussão em grupo e a troca de ideias, fortalecendo a cooperação e o pensamento crítico. A construção do perfil literário individual será o desafio final, estimulando os estudantes a refletirem sobre si mesmos através da lente da literatura.

  • Busca orientada por pistas literárias
  • Discussão em grupo e troca de ideias
  • Utilização de conhecimento prévio para solução de desafios
  • Desenvolvimento de um perfil literário individual
  • Reflexão pessoal mediada pela literatura

Aulas e Sequências Didáticas

Com uma carga horária total de 20 horas, divididas em 24 aulas de 50 minutos, a atividade se desdobrará em fases. Inicialmente, será feita a introdução do projeto e revisão dos conteúdos literários. Seguirão-se as sessões de caça ao tesouro, análise das pistas encontradas, e a construção dos perfis literários. Por fim, os alunos serão orientados na produção dos textos reflexivos, culminando na apresentação dos trabalhos.

  • Aula 1: Introdução do projeto e revisão de conteúdos
  • Aulas 2-5: Caça às pistas literárias
  • Aulas 6-8: Análise das pistas e discussões em grupo
  • Aulas 9-12: Construção dos perfis literários
  • Aulas 13-16: Orientação para a escrita dos textos reflexivos
  • Aulas 17-20: Redação dos textos
  • Aulas 21-24: Apresentação dos trabalhos e feedback

Avaliação

A avaliação será realizada de forma processual e contínua, levando em consideração o engajamento dos alunos nos enigmas, a colaboração e participação durante a busca, a capacidade de análise textual e a qualidade dos perfis literários criados. Os textos reflexivos serão avaliados com base na coesão e coerência, na habilidade de relacionar a literatura à própria vida, e na originalidade dos pensamentos expressos. Exemplificadamente, poderão ser atribuídos pontos por pista descoberta, pela qualidade da interação grupal e pela profundidade da reflexão e conexão pessoal nos textos finais.

Materiais e ferramentas:

Para a realização dessa atividade, serão utilizados materiais como cópias de trechos de obras literárias, enigmas impressos, mapas da escola, e recursos digitais como apresentações em slides e vídeos para a revisão de conteúdos. A biblioteca escolar e diferentes espaços do ambiente escolar também serão essenciais para o desenvolvimento da caça ao tesouro.

  • Cópias de trechos literários
  • Enigmas impressos
  • Mapas da escola
  • Recursos digitais para revisão de conteúdos
  • Acesso à biblioteca escolar

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo