Caça ao Tesouro Publicitário

Desenvolvida por: Deivis… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Análise de Estratégias Persuasivas em Publicidades

Nesta atividade prática, os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental irão embarcar numa aventura educativa: um caça ao tesouro pelas diversas estratégias de persuasão utilizadas em campanhas publicitárias. A atividade será estruturada em várias estações, cada uma delas apresentando diferentes tipos de propaganda, tanto impressas quanto digitais, para análise. Os alunos deverão identificar e analisar os efeitos de sentido criados por meio de jogos de palavras, imagens impactantes, figuras de linguagem e outros recursos utilizados para persuadir. O principal objetivo é desenvolver nos alunos uma capacidade crítica em relação ao consumo de informações e produtos, além de estimular um comportamento de consumo mais consciente e responsável. Por meio desta atividade interativa, espera-se que os estudantes não apenas compreendam as técnicas de persuasão na publicidade, mas também reflitam sobre a influência dessas estratégias em suas decisões de consumo.

Objetivos de Aprendizagem

Este caça ao tesouro publicitário visa proporcionar aos alunos uma compreensão aprofundada das diversas estratégias de persuasão utilizadas em campanhas publicitárias, fomentando uma análise crítica da informação e dos apelos ao consumo. Ao final da atividade, espera-se que os estudantes sejam capazes de identificar e decompor os elementos persuasivos em diferentes tipos de propaganda, entendo como estes influenciam o público-alvo. Além disso, pretende-se estimular nos alunos um consumo mais consciente e responsável, capacitando-os a realizar escolhas mais informadas em seu dia a dia. A habilidade de análise crítica desenvolvida ao longo dessas atividades será um recurso valioso que os estudantes poderão aplicar em diversas situações fora do ambiente escolar.

  • Desenvolver habilidades de análise crítica em relação a campanhas publicitárias.
  • Identificar diferentes estratégias de persuasão usadas na publicidade.
  • Estimular o consumo consciente e a responsabilidade social.
  • Aplicar conhecimentos de linguagem e texto na interpretação de propagandas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP03: Identificar, em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências; em reportagens e fotorreportagens o fato ou a temática retratada e a perspectiva de abordagem, em entrevistas os principais temas/subtemas abordados, explicações dadas ou teses defendidas em relação a esses subtemas; em tirinhas, memes, charge, a crítica, ironia ou humor presente.
  • EF69LP04: Identificar e analisar os efeitos de sentido que fortalecem a persuasão nos textos publicitários, relacionando as estratégias de persuasão e apelo ao consumo com os recursos linguístico-discursivos utilizados, como imagens, tempo verbal, jogos de palavras, figuras de linguagem etc., com vistas a fomentar práticas de consumo conscientes.
  • EF69LP05: Inferir e justificar, em textos multissemióticos – tirinhas, charges, memes, gifs etc. –, o efeito de humor, ironia e/ou crítica pelo uso ambíguo de palavras, expressões ou imagens ambíguas, de clichês, de recursos iconográficos, de pontuação etc.

Conteúdo Programático

O programa desta atividade inclui o estudo das estratégias de persuasão em publicidades, abordando a análise de textos multimodais e multissemióticos, como propagandas impressas e digitais. Os alunos serão introduzidos aos conceitos de jogos de palavras, imagens impactantes, e figuras de linguagem como ferramentas de persuasão. Será dada ênfase na identificação e compreensão dos efeitos de sentido que estes elementos provocam no público-alvo, e como eles podem ser utilizados para influenciar o comportamento de consumo. Além disso, a atividade buscará desenvolver a capacidade crítica dos alunos quanto ao consumo de informações e produtos.

  • Conceitos básicos da publicidade e estratégias de persuasão.
  • Análise de textos publicitários multimodais e multissemióticos.
  • Identificação de jogos de palavras, imagens e figuras de linguagem em publicidades.
  • Desenvolvimento de uma postura crítica frente ao consumo de produtos e informações.

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa, essa atividade será dividida em estações temáticas que conterão diferentes tipos de propagandas para análise. Ao invés de uma abordagem expositiva tradicional, os alunos serão incentivados a explorar as estações de forma autônoma ou em pequenos grupos, realizando uma investigação ativa das estratégias de persuasão presentes nas publicidades selecionadas. Discussões em grupo após a exploração de cada estação servirão para compartilhar descobertas e reflexões, promovendo a troca de ideias e o pensamento crítico. Essa abordagem prática e interativa visa engajar os alunos de maneira significativa, estimulando a curiosidade e a aprendizagem ativa.

  • Exploração autônoma das estações de publicidade.
  • Análise em pequenos grupos das estratégias persuasivas encontradas.
  • Discussões em grupo para compartilhamento de ideias e conclusões.
  • Reflexão crítica sobre as influências da publicidade no consumo.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em um total de 4 horas, divididas em 4 aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, haverá uma breve introdução ao tema e explicação da atividade. As próximas duas aulas serão dedicadas à exploração e análise das estações de propaganda. Por fim, na última aula, os alunos apresentarão suas descobertas e reflexões, seguido de uma discussão guiada pelo professor para consolidar o aprendizado.

  • Aula 1: Introdução ao tema e explicação da atividade.
  • Aula 2: Exploração das primeiras estações de propaganda.
  • Aula 3: Continuação da exploração e análise das estações restantes.
  • Aula 4: Apresentação das conclusões dos alunos e discussão guiada.

Avaliação

A avaliação dessa atividade prática será baseada na participação ativa dos alunos nas diferentes fases da atividade, na profundidade de suas análises e na qualidade de suas reflexões durante as discussões em grupo. Será considerada a capacidade de identificar estratégias de persuasão nas propagandas, assim como a habilidade de articular como essas estratégias influenciam o consumidor. Um relatório de grupo ou individual resumindo as descobertas e a análise crítica das propagandas exploradas também poderá ser solicitado como parte da avaliação. Esses elementos combinados permitirão avaliar tanto o engajamento dos alunos quanto a compreensão e aplicação dos conceitos trabalhados.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como coleções de propagandas impressas e digitais, que devem abranger uma variedade de mídias e abordagens persuasivas. Além disso, será útil ter acesso a dispositivos com conexão à Internet para exploração de publicidades digitais. Materiais para registro das análises e reflexões dos alunos, como cadernos, flip charts, ou dispositivos eletrônicos, também são fundamentais. Ambientes que permitam a organização das estações temáticas de maneira acessível e que favoreçam a interação e discussão em grupo são igualmente importantes.

  • Coleções de propagandas impressas e digitais diversificadas.
  • Dispositivos com acesso à Internet.
  • Materiais para registro das análises (cadernos, flip charts, dispositivos eletrônicos).
  • Ambiente adequado para a disposição das estações temáticas.

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