A atividade 'Caça aos Fatos: um jogo de argumentos' é projetada para engajar alunos do 9º ano do Ensino Fundamental em uma investigação profunda sobre temas controversos através de uma metodologia ativa, especificamente a Aprendizagem Baseada em Projetos. Nessa atividade, os estudantes serão divididos em pequenos grupos para escolher e investigar um tema controverso proposto pelo professor. Cada grupo deverá buscar informações verídicas e relevantes sobre seu tema, com o objetivo de preparar uma apresentação equilibrada, apresentando não apenas argumentos, mas também contra-argumentos. O diferencial desta atividade é sua dinâmica final, que se assemelha a um jogo: cada grupo apresentará seus argumentos tentando convencer os demais da validade das suas posições, ao passo em que, interativamente, os outros grupos terão a oportunidade de questionar as informações e os argumentos apresentados. Isso estimula uma análise crítica das fontes, a habilidade de argumentação e desenvolve a competência de escuta ativa entre os alunos. O jogo se desenrolará em um ambiente respeitoso de diálogo e debate, permitindo aos estudantes desenvolverem um entendimento mais aprofundado sobre os temas discutidos, além de exercitarem a empatia e o respeito pelas opiniões alheias.
O objetivo desta atividade é promover o desenvolvimento de habilidades críticas de pesquisa, argumentação e contra-argumentação em relação a temas controversos. Queremos que os alunos sejam capazes de identificar fontes de informação confiáveis, analisar essas informações criticamente e desenvolver argumentos coerentes e bem fundamentados. Além disso, a atividade visa melhorar as habilidades de comunicação e oratória dos alunos, ensinando-os a respeitar os turnos de fala e a ouvir ativamente as opiniões dos outros, promovendo assim um diálogo construtivo.
O conteúdo programático desta atividade abrange técnicas de pesquisa, análise crítica de informações, construção de argumentos e contra-argumentos, além de práticas de comunicação eficaz. Através do debate sobre temas controversos, os estudantes serão incentivados a aplicar esses conceitos de forma prática, explorando diferentes perspectivas e desenvolvendo uma compreensão mais ampla dos temas debatidos.
A metodologia ativa aplicada, Aprendizagem Baseada em Projetos, orienta os alunos a trabalharem em projetos que simulam desafios reais, baseando-se na investigação ativa. Os grupos terão a função de pesquisar e discussar os temas designados, preparar suas apresentações e, em seguida, participar do jogo de argumentação. Essa abordagem promove um ambiente de aprendizado colaborativo, onde o desenvolvimento de habilidades vai além do conteúdo acadêmico, englobando capacidades sociais e emocionais importantes.
A atividade será realizada em uma aula de 60 minutos. Esta sessão será dividida em: introdução do projeto e formação dos grupos (10 minutos), pesquisa e preparação dos argumentos (30 minutos), e finalmente, o jogo de argumentação (20 minutos).
A avaliação será baseada na habilidade dos grupos de realizar pesquisas eficazes, na qualidade dos argumentos e contra-argumentos apresentados, e na performance durante o jogo de debate. Será considerado o respeito pelos turnos de fala, a capacidade de ouvir as questões dos adversários e responder de forma coerente e fundamentada. Exemplos de excelência incluirão equipes que demonstrarem habilidade em questionar informações, usar evidências de fontes confiáveis e articular argumentos persuasivos.
Para a realização desta atividade, será necessário acesso à Internet para pesquisa, materiais para anotações como cadernos ou dispositivos digitais e um espaço que permita a formação de grupos e a realização do debate de forma ordenada. Também será importante dispor de um cronômetro para gerenciar o tempo de cada etapa da atividade.
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