Caça aos Gêneros Textuais

Desenvolvida por: Gilber… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Leitura, Produção de Textos, Gêneros Textuais

A atividade tem como objetivo investigar e compreender diferentes gêneros textuais através da metodologia de sala de aula invertida e atividade mão-na-massa. Na primeira aula, os alunos explorarão vídeos e materiais pré-selecionados sobre gêneros como notícias, crônicas e artigos, permitindo uma análise crítica dos seus elementos e características. Já na segunda aula, os grupos de alunos criarão cartazes interativos baseados em suas investigações, utilizando recortes, imagens e trechos dos textos pesquisados. Essa atividade resgata a importância da interdisciplinaridade ao relacionar a leitura crítica com habilidades de produção textual, enquanto desenvolve competências essenciais previstas na BNCC. É uma oportunidade para os alunos se tornarem protagonistas do próprio aprendizado, ao trabalharem colaborativamente para validar suas descobertas e compartilhá-las com a turma.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem visam aprofundar o conhecimento dos alunos sobre gêneros textuais e suas especificidades, desenvolvendo competências de leitura crítica e produção textual coerente. Além disso, a atividade propicia a aplicação prática de conceitos teóricos, motivando os alunos a explorarem diferentes formatos e estilos literários. Através da metodologia ativa, espera-se que os alunos sejam capazes de identificar e distinguir os gêneros abordados, compreender suas características principais e aplicar essas noções na construção de seus próprios textos. O propósito desta atividade é garantir que os estudantes possam transferir estes conhecimentos para contextos extracurriculares, preparando-os para exames futuros e o ambiente universitário.

  • Investigar características dos gêneros textuais e seus propósitos.
  • Desenvolver habilidades de leitura crítica e análise textual.
  • Aplicar conhecimentos sobre gêneros na produção de textos autorais.
  • Promover a colaboração em grupo e a apresentação pública de trabalhos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF89LP06: Analisar, interpretar e comparar gêneros textuais orais e escritos com base em seus processos de explicitação e ampliação de sentidos.
  • EF69LP10: Identificar nos textos marcas de autoria que expressem diferentes propósitos comunicativos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático foca na compreensão e análise dos gêneros textuais mais comuns, incentivando a análise crítica e a produção textual. A prática pedagógica abrange o reconhecimento das estruturas e funções de cada gênero, considerando seu contexto de produção e recepção. Os alunos são conduzidos a refletirem sobre a intenção comunicativa dos textos, desenvolvendo assim uma consciência crítica que auxilia no processo de escrita. Este conteúdo não apenas suporta o aprendizado em língua portuguesa, mas também conecta-se a diversas áreas como história, ciências sociais e ética, estimulando um pensamento interdisciplinar alinhado com os desafios do mundo contemporâneo. Esse aprofundamento prepara os alunos para avaliar e produzir textos que melhor representem suas ideias e intenções para diferentes audiências.

  • Conceito de gêneros textuais e suas funções comunicativas.
  • Análise das características dos gêneros: notícia, crônica e artigo.
  • Estratégias de leitura crítica e interpretação de textos.
  • Produção de textos a partir de conceitos estudados.

Metodologia

Metodologias ativas são o cerne deste plano de aula, promovendo a investigação e a construção do conhecimento de forma colaborativa. O primeiro momento é caracterizado pela sala de aula invertida, onde os alunos, de forma autônoma, têm a tarefa de explorar materiais e vídeos para a compreensão dos gêneros textuais. A escolha desse método faz com que os estudantes se tornem protagonistas de sua aprendizagem, desenvolvendo autonomia e habilidades de pesquisa. Na segunda parte, a metodologia mão-na-massa é aplicada com a elaboração de cartazes interativos, que combinam criatividade e consolidação do conhecimento adquirido. Essa prática incentiva o trabalho em grupo, o respeito às opiniões alheias e a capacidade de síntese, proporcionando um ambiente de aprendizagem dinâmica e rica.

  • Investigação individual pré-aula com vídeos e leituras.
  • Discussão colaborativa e construção coletiva de conhecimento.
  • Produção prática de cartazes interativos em grupo.
  • Apresentações em sala para feedback e reflexão.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma está dividido em dois encontros de 50 minutos cada, alinhados com as metodologias ativas adotadas. A primeira aula envolve uma preparação prévia por parte dos alunos, que já chegam à sala com conhecimentos adquiridos de forma autônoma. Este encontro é dedicado à revisão dos materiais pesquisados e ao esclarecimento de dúvidas, facilitado pelo professor. No segundo encontro, os alunos deverão aplicar o que aprenderam na criação de cartazes interativos, coordenados em grupos. Este formato fornece uma lógica progressiva ao ensino, permitindo que os alunos se aprofundem em etapas que valorizam a autonomia, a cooperação e a construção coletiva do saber. A organização do tempo e das atividades visa fortalecer a capacidade dos alunos de conciliar teoria e prática de modo estimulante e participativo.

  • Aula 1: Sala de aula invertida para explorar e investigar gêneros textuais.
  • Momento 1: Introdução à Sala de Aula Invertida (Estimativa: 5 minutos)
    Inicie a aula contextualizando os alunos sobre a metodologia de sala de aula invertida. Explique que essa técnica permitirá que eles sejam mais independentes no aprendizado, já que terão a oportunidade de explorar materiais em casa antes das atividades em sala. Lembre-se de alinhar as expectativas quanto aos objetivos da aula e o que se espera de cada aluno.

    Momento 2: Exploração Individual Prévias (Estimativa: 15 minutos)
    Peça para que os alunos compartilhem suas impressões e questionamentos sobre os vídeos e textos investigados em casa. É importante que todos se sintam à vontade para participar. A orientação é que comentem sobre o que mais chamou atenção em cada gênero textual analisado. Sugira que anotem tópicos importantes a fim de discutirem mais a fundo em grupos.

    Momento 3: Discussão em Grupos Pequenos (Estimativa: 15 minutos)
    Divida a turma em grupos de três a quatro alunos. Cada grupo deverá trocar informações e, de forma colaborativa, apontar as principais características dos gêneros noticiados, crônica e artigo. Incentive os alunos a relacionarem suas observações com situações do cotidiano em que esses gêneros são utilizados.

    Momento 4: Discussão em Plenária e Síntese (Estimativa: 10 minutos)
    Reúna a turma novamente para uma discussão em plenária. Cada grupo deve apresentar suas descobertas e pontos de vista sobre os gêneros analisados. Oriente os alunos para que comparem as opiniões entre os grupos e cheguem a uma síntese coletiva sobre o que caracteriza cada gênero textual.

    Momento 5: Avaliação Formativa e Reflexão Final (Estimativa: 5 minutos)
    Conclua a aula solicitando que cada aluno faça uma breve autoavaliação sobre o que aprenderam e como sua percepção inicial foi alterada. É fundamental que reflitam sobre a importância do entendimento dos gêneros textuais para sua vida escolar e além. Essa atividade pode ser feita oralmente, como uma roda de conversa, ou através de um breve questionário.

  • Aula 2: Criação e apresentação de cartazes interativos sobre gêneros textuais.
  • Momento 1: Introdução e Planejamento dos Cartazes (Estimativa: 10 minutos)
    Comece a aula relembrando com os alunos a importância dos gêneros textuais explorados na aula anterior e explique que durante a aula eles criarão cartazes interativos. Divida a turma em grupos de 3 a 4 alunos e oriente-os a planejar o cartaz. Sugira que discutam quais informações e formatos vão utilizar, como imagens, textos e recortes. Observe se todos os membros estão participando ativamente e intervenha, se necessário, para garantir a colaboração.

    Momento 2: Criação dos Cartazes Interativos (Estimativa: 20 minutos)
    Permita que os grupos comecem a produção dos cartazes. Forneça materiais como cartolina, canetas, revistas para recorte e outros recursos de artesanato. Supervise cada grupo, oferecendo apoio e feedback; sugira que cada aluno tenha um papel específico para dar conta do tempo, como responsável pelo design ou pela seleção dos textos. Avalie a organização, a criatividade e o conteúdo abordado no cartaz durante essa etapa.

    Momento 3: Preparação para Apresentação (Estimativa: 10 minutos)
    Oriente os grupos a se prepararem para a apresentação dos cartazes. Incentive-os a ensaiar uma fala breve e clara, abordando os pontos principais de sua análise dos gêneros textuais. Garanta que todos os membros do grupo se revezem na apresentação. Nesta fase, avalie a clareza e a coerência das falas preparadas.

    Momento 4: Apresentação e Feedback (Estimativa: 10 minutos)
    Cada grupo apresentará seu cartaz para a turma. Após cada apresentação, abra espaço para perguntas e breves comentários do restante da turma. Ofereça feedback construtivo destacando os pontos fortes e elencando sugestões de melhoria. Propicie um ambiente respeitoso e motivador para que todos os alunos se sintam confortáveis para falar em público. Avalie a segurança dos alunos ao apresentar e a recepção do feedback dado aos colegas.

Avaliação

A avaliação da atividade será multidimensional, incorporando tanto métodos formativos quanto somativos. O objetivo é mensurar o entendimento dos alunos a respeito dos gêneros textuais, sua capacidade de análise crítica e a aplicabilidade do conhecimento por meio da produção textual. Critérios de avaliação incluem clareza e coerência do conteúdo dos cartazes, a participação ativa nos grupos e a articulação das ideias durante as apresentações. Um exemplo prático seria a utilização de rubricas para avaliar os cartazes, onde se mede criatividade, informação e apresentação. Além disso, o feedback contínuo durante as aulas e a autoavaliação promovem um crescimento constante. Isso permite ao professor adaptar os critérios para atender as várias demandas da turma, assegurando um ambiente avaliativo justo e inclusivo.

  • Observação contínua do envolvimento dos alunos.
  • Rubricas de avaliação para cartazes e apresentação.
  • Feedback qualitativo e construtivo pós-apresentação.
  • Autoavaliação dos alunos sobre participação e aprendizado.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a atividade incluem materiais audiovisuais para a sala de aula invertida, como vídeos e textos digitais, além de materiais físicos e tecnológicos para a criação dos cartazes, como folhas de cartolina, revistas velhas para recortes, tesouras, colas, marcadores coloridos, e acesso a dispositivos para pesquisa. O uso combinado destes recursos é fundamental para uma abordagem pedagógica inovadora, permitindo uma experiência de aprendizado mais rica e dinâmica. A escolha destes materiais visa fomentar a criatividade e o engajamento dos alunos, ao mesmo tempo em que apoia a interação em grupo e a troca de ideias. Usar recursos de aprendizado digitais pode estimular ainda mais a imersão dos alunos nas atividades curriculares.

  • Computadores ou tablets para acesso a vídeos e textos.
  • Folhas de cartolina e materiais de artesanato para cartazes.
  • Revistas ou impressos para recortes.
  • Projetor ou televisão para exibição de conteúdos audiovisuais.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que o dia a dia de um professor envolve muitos desafios, e garantir a inclusão e acessibilidade para todos os alunos é um deles. Por sorte, nesta atividade em específico, não precisamos nos preocupar com necessidades especiais, visto que a turma não apresenta deficiências específicas. No entanto, é sempre essencial criar um ambiente inclusivo e acolhedor. A proposta oferece flexibilidade para que todos os alunos possam ter participação ativa e significativa, respeitando suas individualidades. Estratégias como a formação de grupos heterogêneos e o uso de materiais diversos podem fomentar um espaço de aprendizagem mais equânime. Embora não haja necessidade de adaptar materiais para atender a essa turma específica, o professor deve estar atento para oferecer suporte e encorajar a participação de cada estudante.

  • Formação de grupos heterogêneos para colaboração.
  • Uso de uma variedade de materiais didáticos.
  • Incorporação de tecnologias acessíveis para pesquisa.
  • Criação de um ambiente acolhedor e inclusivo.

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