Campanhas do coração: conscientização sobre o abandono afetivo

Desenvolvida por: Jorja … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Responsabilidade social e expressão criativa

Esta atividade visa despertar nos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental a consciência sobre o grave problema do abandono afetivo dos idosos no Brasil, promovendo uma reflexão profunda e incentivando a responsabilidade social por meio da expressão criativa. Após uma fase inicial de sessão informativa, onde vídeos, artigos e palestras serão utilizados como material de apoio para fomentar o debate e compreensão do tema, os estudantes serão divididos em pequenos grupos com a missão de criar campanhas de conscientização. Essas campanhas poderão tomar a forma de cartazes, folhetos informativos, podcasts ou vídeos, oferecendo aos alunos a oportunidade de explorar diferentes meios de comunicação enquanto transmitem sua mensagem de forma criativa e impactante. Cada grupo apresentará sua campanha para a turma, seguido por uma discussão sobre o processo criativo, as fontes de informação utilizadas e as mensagens escolhidas. A atividade é desenhada não apenas para desenvolver habilidades de comunicação e expressão, mas também para enfatizar a importância da empatia, ética e responsabilidade social na juventude.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é desenvolver nos alunos a capacidade de pesquisa, síntese e comunicação eficaz, focando na responsabilidade social e no desenvolvimento de uma consciência crítica sobre questões sociais importantes como o abandono afetivo de idosos. Pretende-se que, por meio da criação de campanhas de conscientização utilizando diferentes mídias, os alunos aprimorem suas habilidades de expressão criativa e textual, além de fomentar a empatia, o respeito e a valorização da terceira idade. A colaboração e o trabalho em equipe também são aspectos centrais, estimulando os estudantes a compartilhar ideias, feedbacks e a cooperar na realização de um projeto comum.

  • Desenvolver uma compreensão aprofundada sobre a questão do abandono afetivo dos idosos
  • Aprimorar habilidades de comunicação e expressão textual e visual
  • Estimular a empatia, ética e responsabilidade social
  • Promover a capacidade de trabalhar em equipe e colaboração
  • Fomentar a habilidade de pesquisa, planejamento e execução de projetos

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange o estudo do fenômeno social do abandono afetivo dos idosos no Brasil, incluindo suas causas, implicações e formas de prevenção. Será dada especial atenção à expressão criativa como meio de sensibilização e mudança social, através da elaboração de textos, imagens e mídias audiovisuais. O desenvolvimento de habilidades em comunicação eficaz, trabalho em equipe e responsabilidade social também são elementos chave deste programa, preparando os alunos para atuar como agentes de mudança em suas comunidades.

  • O fenômeno do abandono afetivo de idosos e suas implicações sociais
  • Métodos e técnicas de pesquisa
  • Elementos de comunicação eficaz e expressão textual e visual
  • Princípios de ética, empatia e responsabilidade social
  • Produção de campanhas de conscientização em diferentes mídias

Metodologia

A metodologia será centrada no aluno, utilizando técnicas de aprendizado ativo para engajar os estudantes em um processo de descoberta e criação. Inicialmente, a Roda de Debate será utilizada para fomentar uma discussão aberta sobre o abandono afetivo dos idosos, seguido pela divisão em grupos menores onde os alunos terão a oportunidade de planejar e produzir suas campanhas. A instrução será orientada por projetos, incentivando os alunos a usar recursos criativos e tecnológicos para comunicar sua mensagem. As apresentações das campanhas proporcionarão momentos de reflexão e feedback, essenciais para o processo de aprendizagem colaborativa.

  • Roda de Debate
  • Trabalho em grupo
  • Projeto orientado por pesquisa
  • Apresentações em sala de aula
  • Sessões de feedback e reflexão

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de 24 aulas de 50 minutos cada, abrangendo um total de 20 horas. As aulas serão divididas entre a sessão informativa e de debate, planejamento e produção das campanhas pelos grupos, seguida das apresentações finais e discussões. Este cronograma proporcionará tempo suficiente para uma imersão profunda no tema, permitindo aos alunos desenvolverem seu entendimento e suas campanhas de maneira detalhada e criativa.

  • Aula 1-2: Introdução e Roda de Debate
  • Aula 3-8: Sessões de pesquisa e planejamento das campanhas
  • Aula 9-16: Produção das campanhas (cartazes, podcasts, vídeos)
  • Aula 17-20: Preparação para as apresentações
  • Aula 21-24: Apresentação das campanhas e discussões

Avaliação

A avaliação será baseada nos seguintes critérios: criatividade e originalidade do conteúdo das campanhas; qualidade e clareza da comunicação (textual, visual e/ou audiovisual); adequação e profundidade da pesquisa; eficácia da mensagem em sensibilizar e conscientizar sobre o tema; e trabalho em equipe durante o processo de criação. Será dada ênfase à reflexão crítica demonstrada pelos alunos, tanto na concepção quanto na discussão de suas campanhas. O processo de avaliação incluirá autoavaliação e avaliação pelos pares, juntamente com feedback construtivo do professor, visando o aprimoramento contínuo dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Os recursos incluirão acesso a materiais digitais como vídeos, artigos e palestras online sobre o abandono afetivo dos idosos, além de softwares de edição de texto, imagem e áudio para a produção dos materiais das campanhas. Recursos adicionais como papel, tintas, câmeras e microfones também serão providenciados para suportar a criação de cartazes e produções audiovisuais. A biblioteca da escola e o laboratório de informática serão pontos de apoio para a pesquisa e produção dos projetos.

  • Materiais digitais (vídeos, artigos, palestras)
  • Softwares de edição (texto, imagem, áudio)
  • Materiais para produção de cartazes (papel, tintas)
  • Equipamentos audiovisuais (câmeras, microfones)
  • Acesso à biblioteca e laboratório de informática

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