Casa de Capuleto vs. Casa de Montéquio: Debate Épico

Desenvolvida por: Paula … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Debate e análise da peça 'Romeu e Julieta'

Nesta atividade, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental irão se dividir em dois grupos, representando as famílias Capuleto e Montéquio da peça 'Romeu e Julieta'. Utilizando a metodologia da Sala de Aula Invertida, os estudantes devem previamente pesquisar o contexto histórico-social da obra, incluindo aspectos como as normas sociais, os conflitos familiares e as tradições da época. Durante a aula, cada grupo irá participar de um debate, defendendo sua respectiva 'casa' com argumentos baseados nos dados e informações coletadas. Após o debate, os alunos se envolverão em uma atividade criativa, construindo um storyboard que ilustra uma cena relevante discutida. Esta atividade visa desenvolver habilidades de argumentação, análise crítica e colaboração criativa entre os participantes.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo de aprendizagem é capacitar os alunos na análise crítica de contextos históricos aplicados à literatura, promovendo a argumentação lógica através de debates. A atividade proporciona uma compreensão aprofundada das nuances sociais e culturais apresentadas na peça 'Romeu e Julieta', além de estimular habilidades de pesquisa e comunicação eficaz.

  • Analisar criticamente contextos históricos e sociais em obras literárias.
  • Desenvolver habilidades de argumentação lógica e comunicação eficaz.
  • Criar conexões entre fluxo histórico-cultural e criação literária.
  • Estimular a habilidade de trabalho em equipe e colaboração.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP26: Tomar nota em discussões, debates, palestras, apresentação de propostas, reuniões, como forma de documentar o evento e apoiar a própria fala (que pode se dar no momento do evento ou posteriormente, quando, por exemplo, for necessária a retomada dos assuntos tratados em outros contextos públicos, como diante dos representados).
  • EF69LP30: Comparar, com a ajuda do professor, conteúdos, dados e informações de diferentes fontes, levando em conta seus contextos de produção e referências, identificando coincidências, complementaridades e contradições, de forma a poder identificar erros/imprecisões conceituais, compreender e posicionar-se criticamente sobre os conteúdos e informações em questão.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abarca a familiarização com a peça 'Romeu e Julieta', focando na sua relevância histórica e social. Além disso, os estudantes exploram técnicas de debate e ferramentas criativas para ilustração literária, integrando análises textuais e visuais das cenas discutidas.

  • Contexto histórico e social de 'Romeu e Julieta'.
  • Técnicas de argumentação e debate.
  • Elementos de storytelling visual e criação de storyboard.
  • Integração de análise literária e expressões criativas.

Metodologia

Utilizando a Sala de Aula Invertida, a proposta mergulha os alunos no autoquestionamento e pesquisa ativa, por meio do levantamento de informações fora do ambiente escolar. Este método produz um aprendizado dinâmico e colaborativo, onde os jovens se tornam responsáveis por sua própria aprendizagem antes de participar das atividades em classe.

  • Metodologia da Sala de Aula Invertida para pesquisa prévia.
  • Debate representando casas de Capuleto e Montéquio.
  • Criação colaborativa de storyboard a partir do conteúdo debatido.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está planejado para ser realizado em duas sessões de aproximadamente 50 minutos cada. Durante a primeira sessão, acontece o debate entre as casas. A segunda sessão é dedicada à elaboração do storyboard.

  • Aula 1: Debate entre os alunos divididos em grupos.
  • Aula 2: Criação de storyboard como síntese do debate.

Avaliação

A avaliação dos alunos será feita por meio de dois componentes principais: participação no debate e qualidade criativa do storyboard. Durante o debate, os critérios incluem clareza de argumentação, uso de informações pesquisadas e capacidade de rebater argumentos contrários. Por exemplo, um aluno que apresenta um argumento sólido, embasado em fatos, e interage bem na discussão receberá uma nota mais alta. Para o storyboard, será avaliada a adequação do conteúdo visual à cena debatida, criatividade e clareza na narrativa ilustrada. Um exemplo é a representação visual precisa e imaginativa que reflete a compreensão da cena escolhida.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para esta atividade incluem acesso a textos e materiais de pesquisa sobre 'Romeu e Julieta', além de ferramentas de ilustração para a criação do storyboard. Esses materiais são essenciais para garantir uma pesquisa contextual sólida e a expressividade criativa dos alunos.

  • Textos e materiais de pesquisa sobre o contexto de 'Romeu e Julieta'.
  • Ferramentas de ilustração, como papel, lápis de cor e marcadores.
  • Acesso a dispositivos com internet para pesquisa prévia.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo