Cine-Debate Literário

Desenvolvida por: Alessa… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa e Artes
Temática: Adaptação Cinematográfica de Obras Literárias

Nesta atividade, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de explorar o universo das adaptações cinematográficas de obras literárias. Inicialmente, será selecionado um livro que tenha uma adaptação cinematográfica reconhecida. Os estudantes serão encorajados a ler o livro e, posteriormente, assistir ao filme correspondente. Este projeto visa aprofundar a compreensão dos alunos sobre as escolhas criativas envolvidas na transposição de uma obra literária para o cinema, incluindo as consequências dessas escolhas na narrativa e na experiência do espectador/leitor. Através de debates guiados, os alunos serão motivados a analisar e comparar as duas mídias, destacando não apenas as diferenças em termos de fidelidade ao texto original, mas também ovacionando ou questionando as liberdades criativas tomadas pelos cineastas. Essa análise crítica permitirá aos alunos desenvolver uma compreensão aprofundada das intenções por trás das adaptações, além de fomentar habilidades de argumentação e compreensão textual.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é incentivar os alunos a desenvolverem habilidades críticas tanto no âmbito literário quanto cinematográfico. Espera-se que, ao final do projeto, os alunos sejam capazes de analisar de maneira crítica as escolhas de adaptação de uma obra literária para o cinema, identificar as liberdades criativas tomadas pelo diretor e refletir sobre como essas escolhas impactam a narrativa original e a percepção do público. Além disso, a atividade visa promover a argumentação baseada em evidências textuais e cinematográficas, bem como aperfeiçoar a capacidade dos alunos de expressarem suas opiniões de forma clara e estruturada.

  • Desenvolver uma compreensão crítica das adaptações cinematográficas.
  • Analisar as liberdades criativas na transposição de uma obra literária para o cinema.
  • Promover a argumentação baseada em evidências textuais e cinematográficas.
  • Refletir sobre o impacto das escolhas de adaptação na percepção do público.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático é estruturado de modo a proporcionar aos alunos uma base sólida a respeito das diferenças entre linguagens literárias e cinematográficas, com especial atenção para os processos de adaptação. Será abordado o estudo das técnicas narrativas presentes tanto na literatura quanto no cinema, explorando como elementos como ponto de vista, caracterização de personagens e construção de enredo são transformados na transição de um meio para o outro. A análise crítica de adaptações específicas complementará a base teórica, fornecendo contextos práticos para a aplicação dos conceitos aprendidos.

  • Diferenças entre linguagens literárias e cinematográficas.
  • Processos de adaptação de obras literárias para o cinema.
  • Técnicas narrativas na literatura e no cinema.
  • Análise de adaptações específicas.

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, os alunos serão incentivados a assumir um papel ativo em sua aprendizagem. Esta abordagem prática enfatiza o trabalho em equipe, a investigação e a solução de problemas. Através da leitura do livro e da visualização do filme, seguidos de debates estruturados, os estudantes terão a chance de explorar profundamente o material, formulando e defendendo suas próprias opiniões. Diferentes perspectivas serão encorajadas, proporcionando uma experiência de aprendizagem rica e multifacetada.

  • Leitura individual do livro selecionado.
  • Visualização do filme em grupo.
  • Debates guiados por questões preparadas previamente.
  • Análise crítica e comparação das obras.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de 5 horas, distribuídas em 7.5 aulas de 40 minutos. Este cronograma inclui a leitura do livro (atividade a ser realizada como tarefa de casa), a visualização do filme em sala de aula, e as sessões de debate e análise.

  • Aula 1: Apresentação do projeto e distribuição do livro.
  • Aulas 2-3: Discussão inicial sobre expectativas e conhecimentos prévios.
  • Aula 4: Visualização do filme em sala.
  • Aulas 5-6: Debates guiados e análise crítica.
  • Aula 7: Apresentação das conclusões e feedback geral.

Avaliação

A avaliação será formativa e baseada na participação ativa dos alunos durante os debates, na capacidade de argumentação e na qualidade das análises críticas apresentadas. Será valorizado o emprego de evidências textuais e cinematográficas para suportar os argumentos. Os alunos também serão incentivados a produzir um ensaio comparativo entre o livro e o filme, no qual deverão expor sua análise crítica, demonstrando compreensão das escolhas de adaptação e seu impacto. Este ensaio servirá como parte da avaliação final.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários o livro selecionado, acesso ao filme correspondente, uma sala adequada para a visualização do filme com equipamento de projeção e som, além de materiais para anotação durante os debates. Recursos adicionais incluem acesso a críticas literárias e cinematográficas profissionais, que podem oferecer diversas perspectivas sobre as obras em discussão.

  • Livro selecionado.
  • Acesso ao filme adaptado.
  • Equipamento de projeção e som.
  • Materiais para anotação.
  • Acesso a críticas literárias e cinematográficas.

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