Cinemática da Discussão: O Futuro do Entretenimento

Desenvolvida por: Amanda… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: [Linguagens e suas Tecnologias]
Temática: [Evoluções Tecnológicas na Indústria do Entretenimento]

Nesta atividade, os alunos participarão de uma roda de debate sobre as evoluções tecnológicas na indústria do entretenimento, incluindo o advento de tecnologias como streaming e mídias interativas. Cada estudante será responsável por apresentar sua perspectiva sobre quais inovações tecnológicas considera mais significativas e por quê. Após as apresentações individuais, os alunos se dividirão em grupos para discutir os impactos sociais e econômicos dessas mudanças, buscando chegar a uma conclusão comum. A proposta visa não apenas informar os alunos sobre as mudanças tecnológicas, mas também fomentar a troca de ideias, estimulando o pensamento crítico e a capacidade argumentativa. A discussão em grupo proporcionará um espaço para que os alunos desenvolvam habilidades de negociação e consenso, fundamentais para o exercício da cidadania em uma sociedade em constante transformação tecnológica.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos da atividade visam desenvolver a capacidade dos alunos de analisar e avaliar inovações tecnológicas e seus impactos de maneira crítica e informada. Por meio da troca de ideias, espera-se que os alunos aprimorem suas habilidades de comunicação, argumentação e negociação, essenciais para uma boa convivência social e participação ativa na comunidade. Esta atividade também objetiva engajar os alunos na compreensão de problemas e questões relevantes para a sociedade contemporânea, ao mesmo tempo em que promove o respeito à diversidade de opiniões e ideias.

  • Desenvolver habilidades de comunicação e argumentação.
  • Engajar na discussão sobre inovações tecnológicas.
  • Analisar impactos sociais e econômicos das inovações.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP13: Engajar-se e contribuir com a busca de conclusões comuns relativas a problemas, temas ou questões polêmicas de interesse da turma e/ou de relevância social.
  • EF89LP22: Compreender e comparar as diferentes posições e interesses em jogo em uma discussão ou apresentação de propostas, avaliando a validade e força dos argumentos e as consequências do que está sendo proposto e, quando for o caso, formular e negociar propostas de diferentes naturezas relativas a interesses coletivos envolvendo a escola ou comunidade escolar.
  • EF89LP28: Tomar nota de videoaulas, aulas digitais, apresentações multimídias, vídeos de divulgação científica, documentários e afins, identificando, em função dos objetivos, informações principais para apoio ao estudo e realizando, quando necessário, uma síntese final que destaque e reorganize os pontos ou conceitos centrais e suas relações e que, em alguns casos, seja acompanhada de reflexões pessoais, que podem conter dúvidas, questionamentos, considerações etc.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade inclui uma exploração ampla das tecnologias emergentes na indústria do entretenimento. A atividade permitirá que os alunos identifiquem e comparem os impactos das diferentes inovações tecnológicas e sua influência no comportamento social e consumo. A análise dessas tecnologias será contextualizada dentro das transformações sociais e econômicas, promovendo uma reflexão crítica e bem fundamentada.

  • Histórico e evolução das tecnologias de entretenimento.
  • Impacto das mídias digitais na sociedade.
  • Análise das mudanças no consumo de conteúdo.

Metodologia

A abordagem metodológica desta atividade é centrada na discussão e interação entre os alunos, promovendo um ambiente de aprendizagem ativa. Com o uso de exposições iniciais, debates e trabalho em grupo, a atividade propiciará um espaço para que os alunos expressem suas opiniões, fundamentem argumentações e experimentem dinâmicas de discussão com diferentes perspectivas. O uso de recursos digitais complementará a experiência, ajudando a ilustrar pontos e aprofundar o entendimento.

  • Apresentações individuais sobre inovações.
  • Debates em roda aberta sobre as apresentações.
  • Discussão em pequenos grupos para analisar os impactos.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade será dividido em duas partes de 30 minutos cada, abordando primeiramente a apresentação das ideias individuais e em seguida a discussão em grupos. Este formato visa garantir que todos os alunos tenham tempo suficiente para expor suas ideias e também para participar de debates e discussões grupais, aumentando assim o envolvimento e a aprendizagem colaborativa.

  • Primeira Aula: Apresentações individuais e início da roda de debate.
  • Segunda Aula: Continuação da discussão, trabalho em grupo e conclusão comum.

Avaliação

A avaliação dos alunos será baseada em critérios qualitativos focados na participação ativa, clareza e coerência das argumentações, capacidade de escuta e respeito às opiniões divergentes. Os alunos também serão incentivados a fazer autocrítica e a avaliação mútua, proporcionando feedback construtivo aos colegas. Exemplos de indicadores de avaliação incluem a habilidade do aluno em sustentar sua posição com argumentos válidos, a qualidade das perguntas formuladas aos pares e o esforço demonstrado em alcançar um consenso durante as discussões grupais.

Materiais e ferramentas:

Os materiais e recursos disponíveis para esta atividade incluem acesso a plataformas de streaming, dispositivos de projeção para exibição de vídeos e material audiovisual complementar, como documentários e podcasts. Esses recursos serão utilizados tanto nas etapas de apresentação quanto nas discussões em grupo, proporcionando uma base sólida e interessante para os alunos desenvolverem suas análises e debates.

  • Plataformas de streaming para apresentação de conteúdo.
  • Equipamentos de projeção para vídeos.
  • Material audiovisual complementar (documentários, podcasts).

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