Esta atividade visa proporcionar aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental uma experiência prática de expressão oral e argumentação por meio da simulação de uma conferência. Cada estudante assumirá o papel de especialista em temas específicos que impactam diretamente a vida escolar ou a comunidade, tais como sustentabilidade e inclusão. Além de desenvolver uma apresentação robusta, os alunos trabalharão habilidades como postura corporal, gestualidade, expressão facial e contato visual. O objetivo é não apenas aprimorar as competências de comunicação dos alunos, mas também promover a reflexão e a proposição de soluções inovadoras para desafios reais. Eles deverão investigar sobre seus temas escolhidos, desenvolver argumentos sólidos, justificar suas perspectivas e detalhar propostas de soluções e ações concretas. A atividade será norteada pela metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Projetos, permitindo que os alunos se envolvam ativamente no processo de aprendizagem por meio do planejamento, execução e avaliação de projetos que têm significado real para eles e para a comunidade.
Os principais objetivos desta atividade são desenvolver a capacidade de comunicação eficaz, aprofundar o conhecimento sobre temas relevantes para a comunidade e escola, estimular o pensamento crítico e a capacidade de argumentação, além de promover habilidades de pesquisa e trabalho em equipe. Espera-se que, ao final desta atividade, os alunos sejam capazes de realizar apresentações claras e convincentes, expondo seus pontos de vista de forma articulada, utilizando uma postura corporal adequada e recursos expressivos que reforcem sua mensagem.
A atividade será estruturada em torno do desenvolvimento de competências de comunicação e expressão oral, bem como no aprofundamento de conhecimentos sobre sustentabilidade e inclusão. Os alunos serão introduzidos aos conceitos básicos de postura corporal, movimentos e gestualidade significativa, expressão facial e contato visual como elementos cruciais para uma comunicação eficaz.
Utilizando a Aprendizagem Baseada em Projetos, esta atividade será desenvolvida em etapas que incluem pesquisa, planejamento, elaboração do discurso, prática de apresentação e revisão. Os alunos trabalharão em grupos para pesquisar sobre os temas, desenvolverão seus argumentos e propostas e farão ensaios de suas apresentações, recebendo feedback contínuo dos professores e colegas. Este processo iterativo visa refinar suas habilidades e conteúdo da apresentação.
A atividade será desenvolvida ao longo de 15 aulas de 40 minutos, distribuídas em cinco fases: introdução e escolha dos temas, pesquisa e desenvolvimento do projeto, elaboração e prática da apresentação, apresentações finais e avaliação.
A avaliação será baseada na qualidade da pesquisa realizada, clareza e estruturação do discurso, habilidades de apresentação, como expressão corporal e contato visual, e a capacidade de responder a perguntas e participar de um debate. Serão considerados tanto o conteúdo quanto a forma da apresentação, incluindo a originalidade das soluções propostas e a profundidade da argumentação. O feedback dos colegas e professores durante os ensaios também será parte integrante do processo de avaliação, visando o desenvolvimento contínuo dos alunos.
Para a execução desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para pesquisa, computadores ou tablets para a elaboração dos materiais, projetor e tela para as apresentações, além de materiais para anotações e elaboração de scripts. Além disso, ferramentas de edição de texto e apresentação, como Google Docs e PowerPoint, serão utilizadas para preparar os slides e documentos de apoio.
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