Conectivos em Ação

Desenvolvida por: Nathál… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Coesão e Coerência Textual

Esta atividade pedagógica prática propõe-se a engajar o aluno do 9º ano do Ensino Fundamental na identificação e aplicação de conectivos (coordenativos e subordinativos) em textos argumentativos, visando aprimorar suas habilidades de leitura, escrita e análise crítica. Inicialmente, o aluno será orientado a realizar uma pesquisa em casa sobre os tipos de conectivos e suas funções no encadeamento de ideias em um texto, seguindo o modelo da Sala de Aula Invertida. Já em aula, receberá parágrafos de textos argumentativos dos quais os conectivos estarão ausentes. A tarefa consistirá em reconstruir o texto, escolhendo os conectivos mais adequados para assegurar a coesão e coerência. Cada grupo será então convidado a apresentar suas escolhas, justificando-as e promovendo discussões sobre a importância desses elementos na estruturação do discurso. Este exercício não somente reforça o entendimento sobre a funcionalidade dos conectivos mas também implica uma contemplação sobre como efetivamente organizar e comunicar ideias em um texto.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é promover o entendimento aprofundado sobre o papel e importância dos conectivos coordenativos e subordinativos na construção de textos argumentativos, visando melhorar as competências do aluno em relação à coesão e coerência textual. Busca-se também desenvolver habilidades críticas de análise e revisão de textos, fomentar o trabalho em equipe e a habilidade de articulação de ideias e argumentos de forma clara e justificada.

  • Identificar os tipos de conectivos e suas funções
  • Aplicar corretamente os conectivos em contextos variados para garantir coesão e coerência
  • Desenvolver habilidades de análise crítica e argumentação
  • Fomentar o trabalho em equipe e comunicação eficaz

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP18: Utilizar, na escrita/reescrita de textos argumentativos, recursos linguísticos que marquem as relações de sentido entre parágrafos e enunciados do texto e operadores de conexão adequados aos tipos de argumento e à forma de composição de textos argumentativos, de maneira a garantir a coesão, a coerência e a progressão temática nesses textos (“primeiramente, mas, no entanto, em primeiro/segundo/terceiro lugar, finalmente, em conclusão” etc.).
  • EF09LP08: Identificar, em textos lidos e em produções próprias, a relação que conjunções (e locuções conjuntivas) coordenativas e subordinativas estabelecem entre as orações que conectam.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange estudos detalhados sobre conectivos coordenativos e subordinativos, suas classificações e funções na estruturação de textos argumentativos. Através da análise de exemplos e exercícios práticos, o aluno aprenderá a aplicar os conhecimentos adquiridos para construir argumentos coesos e coerentes, essenciais para a produção textual eficaz.

  • Definição e classificação de conectivos
  • Funções dos conectivos na coesão e coerência textual
  • Análise de textos argumentativos
  • Prática de escrita com uso adequado de conectivos

Metodologia

Adotaremos a metodologia ativa da Sala de Aula Invertida, incentivando os alunos a se prepararem antecipadamente com pesquisa sobre o tema. Em sala, a atividade será centrada em trabalho colaborativo, onde o aluno analisará textos, reconstruindo-os com os conectivos apropriados. O ambiente será propício a discussões e trocas, estimulando o aprendizado coletivo e individual.

  • Pesquisa individual prévia
  • Formação de grupos para análise e reconstrução de textos
  • Apresentação e justificativa das escolhas
  • Debate em grupo sobre as reconstruções

Aulas e Sequências Didáticas

A realização desta atividade demandará uma aula de 60 minutos, em que os alunos empregarão o tempo para análise dos textos, discussão em grupo e apresentação das reconstruções feitas.

  • 1.0 aulas de 60 minutos

Avaliação

A avaliação se dará por meio da observação das escolhas dos conectivos feitas pelo aluno durante a reconstrução dos textos. Será dada ênfase à justificativa das escolhas, entendendo a lógica por trás da seleção dos conectivos para assegurar coesão e coerência. A participação ativa nas discussões e o desenvolvimento de habilidades argumentativas também serão critérios considerados na avaliação.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, utilizaremos textos argumentativos impressos com conectivos removidos, acesso à internet para a pesquisa pré-aula, slide para a exposição das ideias, e materiais de escritório como lápis, borracha e papel para anotações e reconstruções textuais.

  • Textos argumentativos impressos
  • Acesso à internet
  • Quadro branco ou projetor
  • Materiais de escritório

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo