Esta atividade pedagógica prática propõe-se a engajar o aluno do 9º ano do Ensino Fundamental na identificação e aplicação de conectivos (coordenativos e subordinativos) em textos argumentativos, visando aprimorar suas habilidades de leitura, escrita e análise crítica. Inicialmente, o aluno será orientado a realizar uma pesquisa em casa sobre os tipos de conectivos e suas funções no encadeamento de ideias em um texto, seguindo o modelo da Sala de Aula Invertida. Já em aula, receberá parágrafos de textos argumentativos dos quais os conectivos estarão ausentes. A tarefa consistirá em reconstruir o texto, escolhendo os conectivos mais adequados para assegurar a coesão e coerência. Cada grupo será então convidado a apresentar suas escolhas, justificando-as e promovendo discussões sobre a importância desses elementos na estruturação do discurso. Este exercício não somente reforça o entendimento sobre a funcionalidade dos conectivos mas também implica uma contemplação sobre como efetivamente organizar e comunicar ideias em um texto.
O principal objetivo desta atividade é promover o entendimento aprofundado sobre o papel e importância dos conectivos coordenativos e subordinativos na construção de textos argumentativos, visando melhorar as competências do aluno em relação à coesão e coerência textual. Busca-se também desenvolver habilidades críticas de análise e revisão de textos, fomentar o trabalho em equipe e a habilidade de articulação de ideias e argumentos de forma clara e justificada.
O conteúdo programático abrange estudos detalhados sobre conectivos coordenativos e subordinativos, suas classificações e funções na estruturação de textos argumentativos. Através da análise de exemplos e exercícios práticos, o aluno aprenderá a aplicar os conhecimentos adquiridos para construir argumentos coesos e coerentes, essenciais para a produção textual eficaz.
Adotaremos a metodologia ativa da Sala de Aula Invertida, incentivando os alunos a se prepararem antecipadamente com pesquisa sobre o tema. Em sala, a atividade será centrada em trabalho colaborativo, onde o aluno analisará textos, reconstruindo-os com os conectivos apropriados. O ambiente será propício a discussões e trocas, estimulando o aprendizado coletivo e individual.
A realização desta atividade demandará uma aula de 60 minutos, em que os alunos empregarão o tempo para análise dos textos, discussão em grupo e apresentação das reconstruções feitas.
A avaliação se dará por meio da observação das escolhas dos conectivos feitas pelo aluno durante a reconstrução dos textos. Será dada ênfase à justificativa das escolhas, entendendo a lógica por trás da seleção dos conectivos para assegurar coesão e coerência. A participação ativa nas discussões e o desenvolvimento de habilidades argumentativas também serão critérios considerados na avaliação.
Para a execução desta atividade, utilizaremos textos argumentativos impressos com conectivos removidos, acesso à internet para a pesquisa pré-aula, slide para a exposição das ideias, e materiais de escritório como lápis, borracha e papel para anotações e reconstruções textuais.
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