Construindo Argumentos Sólidos

Desenvolvida por: Glaubi… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Textos Argumentativos sobre Temas Polêmicos Atuais

A atividade 'Construindo Argumentos Sólidos' é destinada aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, visando desenvolver habilidades de pesquisa, redação e debate. Iniciando com uma investigação em grupo sobre temas polêmicos atuais, os alunos se aprofundarão em fontes diversas de informação para fundamentar suas opiniões. Após a fase de pesquisa, cada estudante será desafiado a redigir um texto argumentativo que demonstre clareza, coesão, coerência e progressão temática, utilizando recursos linguísticos apropriados. A culminância do projeto é uma rodada de debates, onde os alunos terão a oportunidade de defender suas posições, articulando oralmente seus argumentos e praticando elementos típicos da modalidade falada, como entonação e gestualidade. Este formato prático permite não apenas o desenvolvimento textual e oral dos estudantes, mas também promove o pensamento crítico e a empatia ao considerar diversas perspectivas sobre os temas abordados.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivos primordiais refinar as habilidades dos alunos na construção de argumentos coerentes e fundamentados, aprimorando tanto a escrita quanto a oralidade. Visamos promover o uso eficaz de recursos linguísticos que garantam a coesão, coerência e progressão temática, essenciais para a criação de textos argumentativos impactantes. Além disso, pretendemos desenvolver a capacidade de debate dos alunos, encorajando o respeito por diferentes pontos de vista e aprimorando habilidades de expressão oral, como entonação e gestualidade, fundamentais para uma comunicação persuasiva e eficaz.

  • Desenvolver habilidades de pesquisa sobre temas atuais e polêmicos.
  • Criar textos argumentativos com recursos linguísticos apropriados para garantir coesão, coerência e progressão temática.
  • Praticar a articulação oral de argumentos, com ênfase em elementos da modalidade falada.
  • Estimular o pensamento crítico e a empatia ao considerar múltiplas perspectivas.

Conteúdo Programático

Os conteúdos abordados nesta atividade incluem técnicas e estratégias para a elaboração de textos argumentativos eficazes, desde a escolha e estruturação dos argumentos até a aplicação de recursos linguísticos para garantir a coesão e coherência textual. Além disso, daremos especial atenção aos elementos típicos da comunicação oral, como entonação, ritmo e gestualidade, essenciais para enfatizar pontos de vista e persuadir o público durante os debates.

  • Estrutura e características dos textos argumentativos.
  • Recursos linguísticos para coesão, coerência e progressão temática.
  • Técnicas de pesquisa e seleção de informações sobre temas polêmicos.
  • Elementos da comunicação oral na argumentação.

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Jogos, esta atividade promove a investigação, a reflexão e a articulação de ideias de maneira dinâmica e interativa. A pesquisa em grupo sobre temas polêmicos funcionará como ponto de partida, onde jogos de informação e quebra-cabeças argumentativos fomentarão a colaboração e o pensamento crítico. A redação individual dos textos argumentativos e os debates seguirão modelos de jogos que simulam situações reais, incentivando os alunos a aplicar as habilidades desenvolvidas de maneira criativa e envolvente.

  • Pesquisa em grupo com dinâmicas de jogo sobre temas polêmicos.
  • Redação de texto argumentativo individual com base em modelos de jogos.
  • Debates organizados em formato de torneio, com regras claras e orientadas por objetivos específicos.

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será desenvolvida ao longo de 20 horas, divididas em 24 aulas de 50 minutos. Iniciaremos com a formação dos grupos e introdução dos temas, seguida pela fase de pesquisa. Posteriormente, os alunos serão orientados na redação dos textos argumentativos, culminando em debates estruturados para favorecer a prática e o aprimoramento dos alunos.

  • Aula 1-2: Apresentação do projeto e formação dos grupos.
  • Aula 3-6: Pesquisa em grupo sobre os temas selecionados.
  • Aula 7-10: Oficinas de escrita e preparação dos textos argumentativos.
  • Aula 11-14: Revisão dos textos com o professor.
  • Aula 15-24: Rodada de debates e apresentações.

Avaliação

A avaliação contemplará tanto o processo de aprendizagem quanto o produto final dos alunos. Serão avaliados a qualidade da pesquisa inicial, a construção dos textos argumentativos (considerando coesão, coerência e progressão temática) e a performance nos debates (observando a capacidade de argumentação, o uso de recursos da oralidade e a habilidade em defender seu ponto de vista). Utilizaremos rubricas claras e objetivas para cada fase, permitindo que os alunos compreendam os critérios de avaliação e possam autoavaliar seu desempenho.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso a bibliotecas e/ou bases de dados online para a pesquisa, materiais para a organização dos debates (como microfones e espaço adequado para a realização), além de acesso a computadores ou tablets para a elaboração dos textos. Jogos e aplicativos que simulem situações de debate e argumentação também serão integrados às estratégias metodológicas, enriquecendo a experiência de aprendizagem.

  • Acesso à Internet e bases de dados para pesquisa.
  • Materiais para organização dos debates (microfone, sala adequada).
  • Computadores ou tablets para redação dos textos.
  • Jogos e aplicativos de simulação de debates.

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