Construindo Diálogos: Sexualidade e Respeito nas Redes

Desenvolvida por: Mônica… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens e suas Tecnologias
Temática: Sexualidade e Respeito nas Redes Sociais

Esta atividade pretende criar um espaço de reflexão crítica entre os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental sobre o tema da sexualidade nas redes sociais, focando especialmente na importância do consentimento e do respeito nas interações online. A abordagem será realizada por meio de debates em grupo, onde os alunos terão a oportunidade de discutir questões relacionadas à exposição e privacidade na internet. Posteriormente, estes grupos trabalharão juntos em um projeto conjunto, cujo objetivo será desenvolver uma campanha educativa que promova a conscientização sobre uma sexualidade responsável e o respeito nas redes sociais. Tal campanha poderá se materializar por meio de infográficos, vídeos curtos ou podcasts, utilizando as habilidades de produção de mídia aprendidas durante o processo. Todo o projeto tem como objetivo final fomentar um ambiente de respeito mútuo e conscientização entre os jovens sobre estas questões contemporâneas tão relevantes.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é promover a conscientização dos alunos sobre a importância do respeito e do consentimento nas interações online, especialmente em contextos que envolvam a sexualidade. Espera-se que os alunos desenvolvam competências críticas para navegar pelas redes sociais de forma responsável, respeitando a privacidade e a dignidade do outro. Além disso, a atividade visa desenvolver habilidades de comunicação e criatividade, estimulando os alunos a produzirem conteúdo educativo digital que reflita suas reflexões e aprendizados sobre o tema.

  • Desenvolver o pensamento crítico sobre a sexualidade nas redes sociais
  • Compreender a importância do consentimento e do respeito nas interações online
  • Fomentar habilidades de comunicação e produção de conteúdo digital
  • Promover a conscientização sobre privacidade e exposição na internet

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP06: Produzir e publicar notícias, fotodenúncias, fotorreportagens, reportagens, reportagens multimidiáticas, infográficos, podcasts noticiosos, entrevistas, cartas de leitor, comentários, artigos de opinião de interesse local ou global, textos de apresentação e apreciação de produção cultural – resenhas e outros próprios das formas de expressão das culturas juvenis, tais como vlogs e podcasts culturais, gameplay, detonado etc.– e cartazes, anúncios, propagandas, spots, jingles de campanhas sociais, dentre outros em várias mídias, vivenciando de forma significativa o papel de repórter, de comentador, de analista, de crítico, de editor ou articulista, de booktuber, de vlogger (vlogueiro) etc., como forma de compreender as condições de produção que envolvem a circulação desses textos e poder participar e vislumbrar possibilidades de participação nas práticas de linguagem do campo jornalístico e do campo midiático de forma ética e responsável, levando-se em consideração o contexto da Web 2.0, que amplia a possibilidade de circulação desses textos e “funde” os papéis de leitor e autor, de consumidor e produtor.
  • EF69LP07: Produzir textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto produção e circulação – os enunciadores envolvidos, os objetivos, o gênero, o suporte, a circulação -, ao modo (escrito ou oral; imagem estática ou em movimento etc.), à variedade linguística e/ou semiótica apropriada a esse contexto, à construção da textualidade relacionada às propriedades textuais e do gênero), utilizando estratégias de planejamento, elaboração, revisão, edição, reescrita/redesign e avaliação de textos, para, com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, corrigir e aprimorar as produções realizadas, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de concordância, ortografia, pontuação em textos e editando imagens, arquivos sonoros, fazendo cortes, acréscimos, ajustes, acrescentando/ alterando efeitos, ordenamentos etc.

Conteúdo Programático

A abordagem pedagógica adotada visa instigar uma reflexão crítica sobre a sexualidade e o respeito nas redes sociais, abrangendo as noções de privacidade, exposição e consentimento. Os alunos serão introduzidos à produção de conteúdos digitais como meio de expressão cultural e conscientização social. A partir disso, discutirá-se a responsabilidade na criação e compartilhamento de conteúdos nas redes sociais, ampliando a compreensão dos alunos sobre o impacto dessas práticas na construção de um ambiente online seguro e respeitoso.

  • Sexualidade nas redes sociais
  • Consentimento e respeito nas interações online
  • Privacidade e exposição na internet
  • Produção de conteúdo digital como forma de expressão e conscientização

Metodologia

A atividade será desenvolvida através da metodologia ativa Roda de Debate e Aprendizagem Baseada em Projetos. Inicialmente, os alunos serão divididos em grupos para discutir as temáticas propostas, promovendo um espaço para troca de ideias e construção coletiva do conhecimento. Após os debates, os grupos trabalharão conjuntamente na criação de uma campanha educativa, utilizando as mídias digitais como veículo de expressão. Essa abordagem visa estimular a autonomia dos alunos, fomentar a criatividade e fortalecer habilidades colaborativas essenciais para o desenvolvimento dos projetos.

  • Formação de grupos para debate
  • Discussão guiada sobre sexualidade e respeito nas redes
  • Planejamento e desenvolvimento de campanhas educativas
  • Produção de conteúdos digitais (infográficos, vídeos, podcasts)

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade foi planejada para ser desenvolvida em duas aulas de 50 minutos cada, totalizando uma carga horária de 2 horas. Na primeira aula, dedicaremos o tempo para a formação dos grupos e realização dos debates sobre os subtemas propostos. A segunda aula será destinada ao planejamento e início da produção da campanha educativa pelos grupos, seguido pela apresentação e discussão dos projetos desenvolvidos.

  • Aula 1: Formação dos grupos e debate
  • Aula 2: Planejamento e produção da campanha educativa

Avaliação

A avaliação desta atividade será realizada de forma qualitativa, considerando a participação dos alunos durante o debate, a profundidade da reflexão apresentada e a colaboração no trabalho em equipe. Serão avaliados também os projetos de campanha educativa, levando em conta a criatividade, a organização do conteúdo e a adequação da mensagem à temática proposta. A avaliação final buscará evidenciar o engajamento dos alunos com o tema e sua capacidade de aplicar os conhecimentos adquiridos na concepção de projetos que promovam conscientização sobre a sexualidade responsável e o respeito nas redes sociais.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet, computadores ou tablets para a pesquisa e produção dos conteúdos da campanha educativa. Além disso, softwares de edição de vídeo e imagem, e plataformas para criação de podcasts serão ferramentas úteis na produção dos materiais da campanha. Materiais de apoio, como artigos, vídeos informativos e guias sobre produção de conteúdo digital, serão disponibilizados aos alunos para fundamentar suas criações.

  • Acesso à internet
  • Computadores ou tablets
  • Softwares de edição de vídeo e imagem
  • Plataformas para criação de podcasts
  • Materiais de apoio sobre produção de conteúdo digital

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