Esta atividade, intitulada 'Construtores de Mensagem', propõe uma imersão prática e colaborativa no estudo das funções da linguagem. Os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental serão incentivados a exercitar a criatividade e o trabalho em equipe na criação de diversos tipos de mensagens, como anúncios publicitários, notícias de jornal e cartas pessoais, cada uma almejando uma função da linguagem específica. Após a produção, os grupos apresentarão suas mensagens, enquanto os outros grupos terão a tarefa de analisar e identificar as funções da linguagem enfatizadas. Este exercício não só fomenta a compreensão teórica sobre o tema, mas também promove uma reflexão crítica sobre como as escolhas linguísticas e de formato impactam a mensagem transmitida. A atividade propicia um ambiente de aprendizado dinâmico e interativo, onde os alunos podem aplicar conceitos teóricos em práticas comunicativas reais, desenvolvendo habilidades essenciais para uma eficaz expressão e interpretação linguística.
O objetivo desta atividade é engajar os alunos do 9º ano em uma experiência de aprendizado ativo, onde possam explorar as distintas funções da linguagem de maneira prática e significativa. Almeja-se promover a habilidade dos estudantes de criar e interpretar diferentes tipos de mensagens, considerando suas intenções comunicativas e o impacto das escolhas linguísticas. Busca-se, também, desenvolver competências relacionadas ao trabalho em equipe, criatividade e pensamento crítico, essenciais para a construção de uma comunicação eficaz. Espera-se que, ao final da atividade, os alunos tenham uma compreensão aprofundada sobre como as funções da linguagem se manifestam em diferentes contextos comunicativos e a importância das mesmas para a interpretação de textos.
Este plano de aula abrange o estudo das funções da linguagem - emotiva, conativa, referencial, fática, metalinguística e poética - de uma forma que transcende a teoria para alcançar a prática real e aplicada. Os alunos serão introduzidos às características específicas de diferentes formatos de mensagens e como essas características são empregadas para enfatizar uma determinada função da linguagem. Através da criação e análise de anúncios publicitários, notícias de jornal e cartas pessoais, os estudantes terão a oportunidade de examinar como as escolhas linguísticas e de formato contribuem para a realização dos objetivos comunicativos.
A metodologia adotada nesta atividade é ancorada nos princípios da aprendizagem ativa, encorajando os alunos a serem protagonistas do processo de aprendizagem. Inicialmente, o conceito de funções da linguagem será revisado colaborativamente, preparando o terreno para a etapa prática. Na sequência, os estudantes serão divididos em grupos e desafiados a criar e apresentar mensagens com diferentes funções da linguagem. Cada grupo assumirá tanto o papel de criador quanto de analista em momentos distintos da atividade, promovendo um ambiente de aprendizado interativo e reflexivo.
A atividade terá uma duração total de 2 horas, divididas em duas sessões de 50 minutos. Na primeira sessão, os conceitos serão revisados e os grupos começarão a trabalhar na criação das mensagens. Na segunda sessão, os grupos finalizarão suas criações e realizarão as apresentações e análises.
A avaliação desta atividade se dará de forma formativa e somativa, considerando a participação, o engajamento, a criatividade e a profundidade das análises realizadas pelos alunos. Será valorizado o processo de trabalho em equipe, bem como a capacidade de expressar e defender as escolhas linguísticas e de formato feitas. Pontos adicionais serão atrelados à capacidade dos grupos de identificar corretamente as funções da linguagem destacadas pelos colegas, bem como a qualidade das justificativas fornecidas para suas escolhas. Exemplos concretos serão utilizados para proporcionar feedbacks construtivos, incentivando a melhoria contínua.
Os recursos necessários para esta atividade incluem materiais para escrita e desenho (papel, canetas, lápis, borrachas), acesso a computadores ou tablets com internet (para pesquisa e eventual criação de materiais digitais), além de projetor e som para as apresentações. É fundamental que o ambiente seja organizado de maneira a facilitar a interação e a colaboração entre os alunos, além de permitir a apresentação confortável dos trabalhos.
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