Criação de Campanhas

Desenvolvida por: Denise… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Campanha Publicitária de Relevância Social

Esta atividade pedagógica prática desafia os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental a desenvolverem uma campanha publicitária direcionada ao público adolescente abordando um tema de relevância social. O projeto exige a aplicação de conhecimentos sobre recursos estilísticos e semióticos, escolhas lexicais, e estratégias de persuasão para criar uma comunicação eficaz. Trabalhando em equipes, os estudantes deverão conceber um slogan impactante, desenvolver peças publicitárias como cartazes, e produzir um breve vídeo promocional. A atividade promove o desenvolvimento da criatividade, da colaboração e da capacidade de argumentação. A apresentação final das campanhas será feita para a turma, que elegerá a mais persuasiva e criativa. A metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Jogos será utilizada para envolver os alunos de forma lúdica e significativa no processo de aprendizagem.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos desta atividade englobam o desenvolvimento de habilidades de comunicação escrita e audiovisual, compreensão e aplicação de técnicas publicitárias e de marketing social, bem como o estímulo à criatividade, trabalho em equipe e capacidade de argumentação. Além disso, busca-se fomentar a reflexão crítica sobre temas de relevância social entre os adolescentes, aplicando os conhecimentos linguísticos e semânticos em contextos práticos.

  • Desenvolver habilidades de comunicação escrita e audiovisual
  • Aplicar técnicas de publicidade e marketing social
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe
  • Fomentar a capacidade de argumentação e reflexão crítica
  • Aplicar conhecimentos linguísticos e semânticos em contextos práticos

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP16: Analisar e utilizar as formas de composição dos gêneros jornalísticos da ordem do relatar, tais como notícias (pirâmide invertida no impresso X blocos noticiosos hipertextuais e hipermidiáticos no digital, que também pode contar com imagens de vários tipos, vídeos, gravações de áudio etc.), da ordem do argumentar, tais como artigos de opinião e editorial (contextualização, defesa de tese/opinião e uso de argumentos) e das entrevistas: apresentação e contextualização do entrevistado e do tema, estrutura pergunta e resposta etc.
  • EF69LP17: Perceber e analisar os recursos estilísticos e semióticos dos gêneros jornalísticos e publicitários, os aspectos relativos ao tratamento da informação em notícias, como a ordenação dos eventos, as escolhas lexicais, o efeito de imparcialidade do relato, a morfologia do verbo, em textos noticiosos e argumentativos, reconhecendo marcas de pessoa, número, tempo, modo, a distribuição dos verbos nos gêneros textuais (por exemplo, as formas de pretérito em relatos; as formas de presente e futuro em gêneros argumentativos; as formas de imperativo em gêneros publicitários), o uso de recursos persuasivos em textos argumentativos diversos (como a elaboração do título, escolhas lexicais, construções metafóricas, a explicitação ou a ocultação de fontes de informação) e as estratégias de persuasão e apelo ao consumo com os recursos linguístico-discursivos utilizados (tempo verbal, jogos de palavras, metáforas, imagens).
  • EF69LP18: Utilizar, na escrita/reescrita de textos argumentativos, recursos linguísticos que marquem as relações de sentido entre parágrafos e enunciados do texto e operadores de conexão adequados aos tipos de argumento e à forma de composição de textos argumentativos, de maneira a garantir a coesão, a coerência e a progressão temática nesses textos (“primeiramente, mas, no entanto, em primeiro/segundo/terceiro lugar, finalmente, em conclusão” etc.).

Conteúdo Programático

O conteúdo programático é desenhado para equipar os alunos com os conceitos fundamentais de publicidade e estratégias de comunicação, enfatizando a importância dos recursos estilísticos e semióticos, bem como as escolhas lexicais na construção de mensagens persuasivas. Além disso, será abordada a aplicação prática destes conceitos na criação de campanhas publicitárias que promovam temas de relevância social.

  • Recursos estilísticos e semióticos em publicidade
  • Estratégias de comunicação e persuasão
  • Criação de slogans e peças publicitárias
  • Produção de vídeos promocionais
  • Análise crítica de campanhas publicitárias

Metodologia

A metodologia da atividade seguirá a abordagem da Aprendizagem Baseada em Jogos, onde os alunos serão encorajados a aprender fazendo. Esta abordagem promove a experimentação, o engajamento ativo e a aplicação prática dos conteúdos teóricos através da criação de campanhas publicitárias. O trabalho em equipe e a colaboração serão essenciais para o desenvolvimento das campanhas.

  • Trabalho em equipe para concepção da campanha
  • Utilização de ferramentas digitais para a criação de peças publicitárias
  • Apresentações em grupo e discussões em classe
  • Votação interativa para a escolha da melhor campanha

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em 4 sessões de 60 minutos cada, totalizando 240 minutos. Cada sessão será dedicada a etapas específicas do desenvolvimento da campanha, desde a concepção até a apresentação final.

  • Aula 1: Introdução aos conceitos e formação dos grupos
  • Aula 2: Desenvolvimento dos slogans e peças publicitárias
  • Aula 3: Produção do vídeo promocional
  • Aula 4: Apresentação das campanhas e votação

Avaliação

A avaliação da atividade será baseada na criatividade, coesão e persuasão das campanhas apresentadas. Também será levado em conta o trabalho em equipe, a participação durante as etapas de desenvolvimento e a qualidade técnica e argumentativa das peças criadas. A interação e o feedback da turma durante as apresentações também contribuirão para a avaliação final.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a realização desta atividade incluem acesso a computadores com software de edição gráfica e de vídeo, materiais para a confecção de cartazes, acesso à internet para pesquisa, e um espaço para as apresentações finais. Será importante contar com uma variedade de materiais para estimular a criatividade dos alunos.

  • Computadores com softwares de edição
  • Materiais para confecção de cartazes
  • Acesso à internet
  • Espaço para apresentações

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