Esta atividade pedagógica prática desafia os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental a desenvolverem uma campanha publicitária direcionada ao público adolescente abordando um tema de relevância social. O projeto exige a aplicação de conhecimentos sobre recursos estilísticos e semióticos, escolhas lexicais, e estratégias de persuasão para criar uma comunicação eficaz. Trabalhando em equipes, os estudantes deverão conceber um slogan impactante, desenvolver peças publicitárias como cartazes, e produzir um breve vídeo promocional. A atividade promove o desenvolvimento da criatividade, da colaboração e da capacidade de argumentação. A apresentação final das campanhas será feita para a turma, que elegerá a mais persuasiva e criativa. A metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Jogos será utilizada para envolver os alunos de forma lúdica e significativa no processo de aprendizagem.
Os objetivos desta atividade englobam o desenvolvimento de habilidades de comunicação escrita e audiovisual, compreensão e aplicação de técnicas publicitárias e de marketing social, bem como o estímulo à criatividade, trabalho em equipe e capacidade de argumentação. Além disso, busca-se fomentar a reflexão crítica sobre temas de relevância social entre os adolescentes, aplicando os conhecimentos linguísticos e semânticos em contextos práticos.
O conteúdo programático é desenhado para equipar os alunos com os conceitos fundamentais de publicidade e estratégias de comunicação, enfatizando a importância dos recursos estilísticos e semióticos, bem como as escolhas lexicais na construção de mensagens persuasivas. Além disso, será abordada a aplicação prática destes conceitos na criação de campanhas publicitárias que promovam temas de relevância social.
A metodologia da atividade seguirá a abordagem da Aprendizagem Baseada em Jogos, onde os alunos serão encorajados a aprender fazendo. Esta abordagem promove a experimentação, o engajamento ativo e a aplicação prática dos conteúdos teóricos através da criação de campanhas publicitárias. O trabalho em equipe e a colaboração serão essenciais para o desenvolvimento das campanhas.
A atividade será realizada em 4 sessões de 60 minutos cada, totalizando 240 minutos. Cada sessão será dedicada a etapas específicas do desenvolvimento da campanha, desde a concepção até a apresentação final.
A avaliação da atividade será baseada na criatividade, coesão e persuasão das campanhas apresentadas. Também será levado em conta o trabalho em equipe, a participação durante as etapas de desenvolvimento e a qualidade técnica e argumentativa das peças criadas. A interação e o feedback da turma durante as apresentações também contribuirão para a avaliação final.
Os recursos necessários para a realização desta atividade incluem acesso a computadores com software de edição gráfica e de vídeo, materiais para a confecção de cartazes, acesso à internet para pesquisa, e um espaço para as apresentações finais. Será importante contar com uma variedade de materiais para estimular a criatividade dos alunos.
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