A atividade propõe que os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental apliquem conhecimentos adquiridos sobre técnicas de persuasão publicitária e análise crítica para criação de suas campanhas publicitárias, com foco no consumo consciente e na igualdade racial. Utilizando recursos linguístico-discursivos e semióticos, os estudantes deverão criar campanhas que empreguem estratégias de persuasão eticamente responsáveis, evitando reforçar estereótipos raciais. As campanhas podem ser apresentadas em diversos formatos – vídeos, áudios (spots ou jingles) ou conjuntos de peças gráficas – e serão compartilhadas com a turma para crítica, debate e feedback construtivo. Este projeto visa desenvolver não apenas o senso crítico dos estudantes, mas também habilidades de comunicação, criatividade e conscientização social.
Esta atividade tem como principais objetivos proporcionar aos alunos uma compreensão profunda das técnicas de persuasão na publicidade, com ênfase na responsabilidade social do discurso publicitário, em especial na promoção do consumo consciente e da igualdade racial. Além disso, busca-se estimular o desenvolvimento de habilidades de análise crítica de mídias, criatividade na produção de conteúdos e a capacidade de trabalhar em equipe, respeitando diferentes perspectivas e valorizando a diversidade.
O conteúdo programático abordará conceitos fundamentais da publicidade, tais como técnicas de persuasão, análise semiótica, ética na publicidade, e a construção de mensagens para promover o consumo consciente e a igualdade racial. Será dada especial atenção ao uso responsável dos recursos linguísticos e visuais na criação de mensagens que evitem a perpetuação de estereótipos e promovam valores positivos.
A metodologia empregada será a de aprendizagem ativa, envolvendo a Roda de Debate e Aprendizagem Baseada em Jogos. Os alunos serão divididos em grupos, cada qual responsável por desenvolver uma campanha publicitária sobre o consumo consciente ou a igualdade racial. Durante a criação, serão realizadas sessões de debates para a discussão de ideias e análise crítica. As campanhas criadas serão posteriormente apresentadas e submetidas a debates em sala, permitindo a troca rica de feedbacks.
A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, haverá uma introdução sobre os temas abordados e a formação dos grupos. A segunda aula será dedicada à apresentação das campanhas criadas pelos grupos e ao debate crítico entre os alunos.
A avaliação será baseada na criatividade, originalidade e capacidade crítica demonstradas na criação das campanhas, considerando o uso efetivo de técnicas de persuasão, a escolha apropriada de recursos semióticos e a qualidade dos argumentos apresentados durante os debates. Será também considerada a participação ativa e o trabalho em equipe. Feedbacks construtivos serão dados após as apresentações para incentivar a reflexão e o aprendizado contínuo.
Os recursos incluirão acesso a computadores com softwares de edição de vídeo, áudio e imagens, além de materiais de apoio didático sobre técnicas de publicidade, ética na comunicação e análise semiótica. Serão também disponibilizadas plataformas online para a realização dos debates e compartilhamento das campanhas.
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