Criando Consciência através de Publicidade

Desenvolvida por: Lucy N… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa e Artes
Temática: Publicidade, consumo consciente e igualdade racial

A atividade propõe que os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental apliquem conhecimentos adquiridos sobre técnicas de persuasão publicitária e análise crítica para criação de suas campanhas publicitárias, com foco no consumo consciente e na igualdade racial. Utilizando recursos linguístico-discursivos e semióticos, os estudantes deverão criar campanhas que empreguem estratégias de persuasão eticamente responsáveis, evitando reforçar estereótipos raciais. As campanhas podem ser apresentadas em diversos formatos – vídeos, áudios (spots ou jingles) ou conjuntos de peças gráficas – e serão compartilhadas com a turma para crítica, debate e feedback construtivo. Este projeto visa desenvolver não apenas o senso crítico dos estudantes, mas também habilidades de comunicação, criatividade e conscientização social.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como principais objetivos proporcionar aos alunos uma compreensão profunda das técnicas de persuasão na publicidade, com ênfase na responsabilidade social do discurso publicitário, em especial na promoção do consumo consciente e da igualdade racial. Além disso, busca-se estimular o desenvolvimento de habilidades de análise crítica de mídias, criatividade na produção de conteúdos e a capacidade de trabalhar em equipe, respeitando diferentes perspectivas e valorizando a diversidade.

  • Entender as técnicas de persuasão publicitária e a importância da escolha responsável de recursos linguísticos e semióticos.
  • Promover uma reflexão crítica sobre consumo consciente e questões raciais na sociedade e na mídia.
  • Desenvolver habilidades de criação de campanhas publicitárias que respeitem princípios éticos e sociais.
  • Estimular a capacidade de argumentação e debate construtivo, promovendo a escuta ativa e o respeito mútuo.
  • Fomentar o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos durante o processo de criação das campanhas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP01: Diferenciar liberdade de expressão de discursos de ódio, posicionando-se contrariamente a esse tipo de discurso e vislumbrando possibilidades de denúncia quando for o caso.
  • EF69LP02: Analisar e comparar peças publicitárias variadas (cartazes, folhetos, outdoor, anúncios e propagandas em diferentes mídias, spots, jingle, vídeos etc.), de forma a perceber a articulação entre elas em campanhas, as especificidades das várias semioses e mídias, a adequação dessas peças ao público-alvo, aos objetivos do anunciante e/ou da campanha e à construção composicional e estilo dos gêneros em questão, como forma de ampliar suas possibilidades de compreensão (e produção) de textos pertencentes a esses gêneros.
  • EF69LP04: Identificar e analisar os efeitos de sentido que fortalecem a persuasão nos textos publicitários, relacionando as estratégias de persuasão e apelo ao consumo com os recursos linguístico-discursivos utilizados, como imagens, tempo verbal, jogos de palavras, figuras de linguagem etc., com vistas a fomentar práticas de consumo conscientes.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abordará conceitos fundamentais da publicidade, tais como técnicas de persuasão, análise semiótica, ética na publicidade, e a construção de mensagens para promover o consumo consciente e a igualdade racial. Será dada especial atenção ao uso responsável dos recursos linguísticos e visuais na criação de mensagens que evitem a perpetuação de estereótipos e promovam valores positivos.

  • Técnicas de persuasão em publicidade
  • Análise crítica de campanhas publicitárias
  • Ética na publicidade e promoção de valores sociais
  • Criação de campanhas publicitárias com foco em consumo consciente e igualdade racial
  • Uso de recursos linguísticos e semióticos na publicidade

Metodologia

A metodologia empregada será a de aprendizagem ativa, envolvendo a Roda de Debate e Aprendizagem Baseada em Jogos. Os alunos serão divididos em grupos, cada qual responsável por desenvolver uma campanha publicitária sobre o consumo consciente ou a igualdade racial. Durante a criação, serão realizadas sessões de debates para a discussão de ideias e análise crítica. As campanhas criadas serão posteriormente apresentadas e submetidas a debates em sala, permitindo a troca rica de feedbacks.

  • Divisão da turma em grupos para o trabalho colaborativo na criação das campanhas
  • Desenvolvimento de campanhas com auxílio de ferramentas digitais
  • Realização de Rodas de Debate para a discussão e refinamento das campanhas
  • Apresentação das campanhas para a turma seguida de debate e feedback construtivo

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, haverá uma introdução sobre os temas abordados e a formação dos grupos. A segunda aula será dedicada à apresentação das campanhas criadas pelos grupos e ao debate crítico entre os alunos.

  • Aula 1: Introdução aos temas e formação dos grupos. Início do desenvolvimento das campanhas.
  • Aula 2: Apresentação das campanhas pelos grupos e debate.

Avaliação

A avaliação será baseada na criatividade, originalidade e capacidade crítica demonstradas na criação das campanhas, considerando o uso efetivo de técnicas de persuasão, a escolha apropriada de recursos semióticos e a qualidade dos argumentos apresentados durante os debates. Será também considerada a participação ativa e o trabalho em equipe. Feedbacks construtivos serão dados após as apresentações para incentivar a reflexão e o aprendizado contínuo.

Materiais e ferramentas:

Os recursos incluirão acesso a computadores com softwares de edição de vídeo, áudio e imagens, além de materiais de apoio didático sobre técnicas de publicidade, ética na comunicação e análise semiótica. Serão também disponibilizadas plataformas online para a realização dos debates e compartilhamento das campanhas.

  • Computadores com softwares de edição de vídeo, áudio e imagens
  • Materiais de apoio didático
  • Acesso à internet e plataformas de debate online

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo