Nesta atividade prática, orientada para os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, será explorada a análise crítica de peças publicitárias, tanto impressas quanto digitais. Divididos em grupos, os estudantes terão a oportunidade de investigar os diversos recursos linguístico-discursivos empregados nas publicidades com o intuito de persuadir o consumidor. Elementos como imagens, slogans, jogos de palavras e figuras de linguagem serão o foco da análise. Após esta etapa de investigação, cada grupo deverá desenvolver uma apresentação sucinta explicando como esses elementos linguísticos e discursivos contribuem para o apelo ao consumo. Além disso, deverão propor estratégias para um consumo mais consciente, estimulando a reflexão sobre as mensagens subliminares presentes nas propagandas. Este plano de aula visa não apenas o desenvolvimento de competências analíticas e críticas sobre os textos publicitários, mas também promove uma conscientização sobre práticas de consumo responsáveis.
O principal objetivo desta atividade é desenvolver nos alunos a capacidade de analisar criticamente textos publicitários, identificando e discutindo os recursos linguístico-discursivos utilizados para persuadir o consumidor. Espera-se que, ao final da atividade, os estudantes sejam capazes de reconhecer e interpretar os vários elementos que compõem as mensagens publicitárias, como imagens, slogans e figuras de linguagem, e compreender como esses recursos contribuem para influenciar o comportamento do consumidor. Também tem como meta estimular uma consciência crítica sobre o consumo, encorajando os alunos a refletir sobre o impacto das escolhas de consumo e promover discussões sobre consumo consciente e sustentabilidade.
A atividade insere-se no estudo dos gêneros textuais, com foco específico nos textos publicitários. A análise de recursos linguístico-discursivos, como jogos de palavras, imagens, figuras de linguagem e slogans, tem como objetivo proporcionar aos alunos as ferramentas necessárias para uma leitura crítica de textos variados, reconhecendo sua intencionalidade e os efeitos de sentido desejados pelos produtores desses textos no contexto do consumo. Além disso, a proposta almeja desenvolver habilidades de comunicação e argumentação na defesa de ideias relacionadas ao consumo consciente.
Para a execução desta atividade, será adotada uma metodologia ativa, especificamente a Atividade Mão-na-massa. Após uma breve exposição teórica sobre os elementos linguístico-discursivos presentes em textos publicitários, os alunos serão divididos em grupos e receberão diferentes peças publicitárias para análise. O trabalho em equipe será essencial para a troca de ideias e desenvolvimento da capacidade crítica. A etapa de criação de apresentações permitirá que os alunos coloquem em prática o conhecimento adquirido, reforçando o aprendizado de forma colaborativa e interativa.
A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerá a introdução teórica e a divisão dos grupos. Na segunda aula, os grupos concluirão suas análises e realizarão as apresentações, seguidas de uma sessão de discussão e feedback.
A avaliação da atividade se dará por meio da análise das apresentações realizadas pelos grupos, considerando a profundidade da análise dos recursos linguístico-discursivos identificados nas peças publicitárias e a capacidade de argumentação sobre as estratégias de consumo consciente propostas. Além disso, será avaliada a participação ativa dos alunos durante as discussões em sala. O feedback construtivo sobre as apresentações permitirá aos alunos refletir sobre os aprendizados e reconhecer áreas para desenvolvimento futuro.
Os recursos necessários para esta atividade incluem uma seleção prévia de peças publicitárias impressas e digitais, projetor multimídia para as apresentações dos grupos e acesso à internet, caso seja necessária pesquisa adicional. O material didático para apoio teórico sobre análise de textos publicitários e recursos linguístico-discursivos também será providenciado.
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