Criativos e Conscientes: Desvendando a Publicidade

Desenvolvida por: Daniel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Análise de Peças Publicitárias

Nesta atividade prática, orientada para os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, será explorada a análise crítica de peças publicitárias, tanto impressas quanto digitais. Divididos em grupos, os estudantes terão a oportunidade de investigar os diversos recursos linguístico-discursivos empregados nas publicidades com o intuito de persuadir o consumidor. Elementos como imagens, slogans, jogos de palavras e figuras de linguagem serão o foco da análise. Após esta etapa de investigação, cada grupo deverá desenvolver uma apresentação sucinta explicando como esses elementos linguísticos e discursivos contribuem para o apelo ao consumo. Além disso, deverão propor estratégias para um consumo mais consciente, estimulando a reflexão sobre as mensagens subliminares presentes nas propagandas. Este plano de aula visa não apenas o desenvolvimento de competências analíticas e críticas sobre os textos publicitários, mas também promove uma conscientização sobre práticas de consumo responsáveis.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é desenvolver nos alunos a capacidade de analisar criticamente textos publicitários, identificando e discutindo os recursos linguístico-discursivos utilizados para persuadir o consumidor. Espera-se que, ao final da atividade, os estudantes sejam capazes de reconhecer e interpretar os vários elementos que compõem as mensagens publicitárias, como imagens, slogans e figuras de linguagem, e compreender como esses recursos contribuem para influenciar o comportamento do consumidor. Também tem como meta estimular uma consciência crítica sobre o consumo, encorajando os alunos a refletir sobre o impacto das escolhas de consumo e promover discussões sobre consumo consciente e sustentabilidade.

  • Analisar criticamente os recursos linguístico-discursivos em textos publicitários.
  • Identificar estratégias de persuasão em diferentes tipos de propaganda.
  • Estimular a reflexão sobre práticas de consumo consciente e sustentável.

Conteúdo Programático

A atividade insere-se no estudo dos gêneros textuais, com foco específico nos textos publicitários. A análise de recursos linguístico-discursivos, como jogos de palavras, imagens, figuras de linguagem e slogans, tem como objetivo proporcionar aos alunos as ferramentas necessárias para uma leitura crítica de textos variados, reconhecendo sua intencionalidade e os efeitos de sentido desejados pelos produtores desses textos no contexto do consumo. Além disso, a proposta almeja desenvolver habilidades de comunicação e argumentação na defesa de ideias relacionadas ao consumo consciente.

  • Análise de textos publicitários
  • Recursos linguístico-discursivos em publicidades
  • Figuras de linguagem
  • Estratégias de persuasão
  • Conscientização sobre consumo

Metodologia

Para a execução desta atividade, será adotada uma metodologia ativa, especificamente a Atividade Mão-na-massa. Após uma breve exposição teórica sobre os elementos linguístico-discursivos presentes em textos publicitários, os alunos serão divididos em grupos e receberão diferentes peças publicitárias para análise. O trabalho em equipe será essencial para a troca de ideias e desenvolvimento da capacidade crítica. A etapa de criação de apresentações permitirá que os alunos coloquem em prática o conhecimento adquirido, reforçando o aprendizado de forma colaborativa e interativa.

  • Exposição teórica
  • Análise em grupo de peças publicitárias
  • Desenvolvimento de apresentações
  • Debate e reflexão sobre consumo consciente

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerá a introdução teórica e a divisão dos grupos. Na segunda aula, os grupos concluirão suas análises e realizarão as apresentações, seguidas de uma sessão de discussão e feedback.

  • Aula 1: Introdução teórica e início da análise das peças publicitárias.
  • Aula 2: Conclusão das análises, apresentações dos grupos e discussão.

Avaliação

A avaliação da atividade se dará por meio da análise das apresentações realizadas pelos grupos, considerando a profundidade da análise dos recursos linguístico-discursivos identificados nas peças publicitárias e a capacidade de argumentação sobre as estratégias de consumo consciente propostas. Além disso, será avaliada a participação ativa dos alunos durante as discussões em sala. O feedback construtivo sobre as apresentações permitirá aos alunos refletir sobre os aprendizados e reconhecer áreas para desenvolvimento futuro.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade incluem uma seleção prévia de peças publicitárias impressas e digitais, projetor multimídia para as apresentações dos grupos e acesso à internet, caso seja necessária pesquisa adicional. O material didático para apoio teórico sobre análise de textos publicitários e recursos linguístico-discursivos também será providenciado.

  • Peças publicitárias impressas e digitais
  • Projetor multimídia
  • Acesso à internet
  • Material didático sobre análise de textos publicitários

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo