Esta atividade propõe que os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental mergulhem em filmes com temas sociais ou ambientais significativos para desenvolver suas habilidades de análise crítica e produção textual. Através da exibição de um filme cuidadosamente selecionado com forte apelo social ou ambiental, os estudantes serão convidados a discutir coletivamente os temas, mensagens e questões levantadas pela obra. Após uma discussão guiada pelo professor, cada aluno escolherá um tema ou ângulo específico explorado no filme para desenvolver um artigo de opinião. Neste artigo, os alunos deverão argumentar sua visão, utilizando como suporte cenas do filme, pesquisa externa e outras fontes de informação para embasar suas opiniões. O processo não apenas visa aprimorar suas habilidades de escrita e argumentação, mas também estimular uma compreensão mais profunda das questões sociais e ambientais contemporâneas, fomentando o desenvolvimento de pensamento crítico entre os alunos.
O objetivo desta atividade é capacitar os alunos a analisar criticamente obras cinematográficas com temas sociais ou ambientais e a desenvolver argumentações coerentes e embasadas sobre essas questões em forma de artigo de opinião. Ao final desta atividade, os estudantes serão capazes de identificar e discutir os principais temas e questões apresentados nos filmes, além de formular e expressar suas visões de forma crítica e bem fundamentada, considerando diversos pontos de vista e utilizando fontes de informação variadas para sustentar suas argumentações.
O conteúdo programático inclui a análise de obras cinematográficas com enfoque em temas sociais e ambientais, técnicas de argumentação e estruturação de artigos de opinião. Os alunos aprenderão a identificar os principais argumentos e mensagens de filmes, a discutir e refletir coletivamente sobre esses temas, e a desenvolver habilidades de escrita crítica, buscando formas de embasar suas opiniões com dados e fontes confiáveis.
A metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos será utilizada nesta atividade. Após a exibição do filme selecionado, haverá uma discussão orientada para explorar os temas abordados. Em seguida, os alunos escolherão individualmente um tema para investigar e desenvolver seu artigo de opinião. Este trabalho exigirá pesquisa externa e análise crítica, culminando na produção textual que será compartilhada com a turma para feedbacks.
A atividade será realizada ao longo de três aulas de 40 minutos. Na primeira aula, os alunos assistirão ao filme e participarão da discussão inicial. Na segunda aula, será dedicada à pesquisa e ao desenvolvimento do artigo de opinião. A última aula será usada para finalizar os artigos e preparar a apresentação dos trabalhos para a turma.
A avaliação desta atividade se dará através da análise dos artigos de opinião produzidos pelos alunos. Será considerada a habilidade de argumentação, o uso adequado de fontes de informação para sustentar suas opiniões, a clareza da escrita, a organização do texto e a originalidade do ponto de vista. Além disso, será avaliada a participação dos alunos nas discussões em classe e o empenho no processo de pesquisa. Feedbacks construtivos serão fornecidos para incentivar a reflexão e o aprimoramento contínuo.
Para a realização desta atividade, será necessário um espaço apropriado para a exibição do filme, que pode ser a sala de aula ou um auditório equipado com projetor e sistema de som. Acesso a internet, computadores ou dispositivos móveis para pesquisa, além de materiais para anotação. Recursos adicionais incluem acesso a bibliotecas ou bancos de dados online para pesquisa de fontes confiáveis.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula