Críticos de Cinema Sociais

Desenvolvida por: Giovan… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Análise crítica e produção de textos a partir de filmes com apelo social ou ambiental

Esta atividade propõe que os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental mergulhem em filmes com temas sociais ou ambientais significativos para desenvolver suas habilidades de análise crítica e produção textual. Através da exibição de um filme cuidadosamente selecionado com forte apelo social ou ambiental, os estudantes serão convidados a discutir coletivamente os temas, mensagens e questões levantadas pela obra. Após uma discussão guiada pelo professor, cada aluno escolherá um tema ou ângulo específico explorado no filme para desenvolver um artigo de opinião. Neste artigo, os alunos deverão argumentar sua visão, utilizando como suporte cenas do filme, pesquisa externa e outras fontes de informação para embasar suas opiniões. O processo não apenas visa aprimorar suas habilidades de escrita e argumentação, mas também estimular uma compreensão mais profunda das questões sociais e ambientais contemporâneas, fomentando o desenvolvimento de pensamento crítico entre os alunos.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é capacitar os alunos a analisar criticamente obras cinematográficas com temas sociais ou ambientais e a desenvolver argumentações coerentes e embasadas sobre essas questões em forma de artigo de opinião. Ao final desta atividade, os estudantes serão capazes de identificar e discutir os principais temas e questões apresentados nos filmes, além de formular e expressar suas visões de forma crítica e bem fundamentada, considerando diversos pontos de vista e utilizando fontes de informação variadas para sustentar suas argumentações.

  • Analisar criticamente filmes com temas sociais ou ambientais.
  • Discutir coletivamente os temas e questões levantados pelos filmes.
  • Desenvolver artigos de opinião fundamentados sobre temas específicos dos filmes.
  • Utilizar fontes de informação diversas para embasar argumentações.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF89LP10: Planejar artigos de opinião, tendo em vista as condições de produção do texto – objetivo, leitores/espectadores, veículos e mídia de circulação etc. –, a partir da escolha do tema ou questão a ser discutido(a), da relevância para a turma, escola ou comunidade, do levantamento de dados e informações sobre a questão, de argumentos relacionados a diferentes posicionamentos em jogo, da definição – o que pode envolver consultas a fontes diversas, entrevistas com especialistas, análise de textos, organização esquemática das informações e argumentos – dos (tipos de) argumentos e estratégias que pretende utilizar para convencer os leitores.
  • EF09LP03: Produzir artigos de opinião, tendo em vista o contexto de produção dado, assumindo posição diante de tema polêmico, argumentando de acordo com a estrutura própria desse tipo de texto e utilizando diferentes tipos de argumentos – de autoridade, comprovação, exemplificação princípio etc.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático inclui a análise de obras cinematográficas com enfoque em temas sociais e ambientais, técnicas de argumentação e estruturação de artigos de opinião. Os alunos aprenderão a identificar os principais argumentos e mensagens de filmes, a discutir e refletir coletivamente sobre esses temas, e a desenvolver habilidades de escrita crítica, buscando formas de embasar suas opiniões com dados e fontes confiáveis.

  • Análise fílmica com foco em temas sociais e ambientais
  • Técnicas de argumentação e persuasão
  • Estruturação de artigos de opinião
  • Pesquisa e uso de fontes de informação para embasamento de argumentos

Metodologia

A metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos será utilizada nesta atividade. Após a exibição do filme selecionado, haverá uma discussão orientada para explorar os temas abordados. Em seguida, os alunos escolherão individualmente um tema para investigar e desenvolver seu artigo de opinião. Este trabalho exigirá pesquisa externa e análise crítica, culminando na produção textual que será compartilhada com a turma para feedbacks.

  • Exibição e discussão do filme
  • Seleção individual de temas para desenvolvimento de artigos de opinião
  • Pesquisa externa e análise crítica sobre o tema escolhido
  • Produção de artigo de opinião
  • Compartilhamento do artigo com a turma para feedback

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de três aulas de 40 minutos. Na primeira aula, os alunos assistirão ao filme e participarão da discussão inicial. Na segunda aula, será dedicada à pesquisa e ao desenvolvimento do artigo de opinião. A última aula será usada para finalizar os artigos e preparar a apresentação dos trabalhos para a turma.

  • Aula 1: Exibição do filme e discussão inicial
  • Aula 2: Pesquisa e desenvolvimento do artigo de opinião
  • Aula 3: Finalização dos artigos e preparação para apresentação

Avaliação

A avaliação desta atividade se dará através da análise dos artigos de opinião produzidos pelos alunos. Será considerada a habilidade de argumentação, o uso adequado de fontes de informação para sustentar suas opiniões, a clareza da escrita, a organização do texto e a originalidade do ponto de vista. Além disso, será avaliada a participação dos alunos nas discussões em classe e o empenho no processo de pesquisa. Feedbacks construtivos serão fornecidos para incentivar a reflexão e o aprimoramento contínuo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, será necessário um espaço apropriado para a exibição do filme, que pode ser a sala de aula ou um auditório equipado com projetor e sistema de som. Acesso a internet, computadores ou dispositivos móveis para pesquisa, além de materiais para anotação. Recursos adicionais incluem acesso a bibliotecas ou bancos de dados online para pesquisa de fontes confiáveis.

  • Projetor e sistema de som para exibição do filme
  • Acesso à internet e a dispositivos para pesquisa
  • Materiais para anotação
  • Acesso a bibliotecas ou bancos de dados online

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo