Debate Dialeto-x: Explorando as Variedades Linguísticas

Desenvolvida por: Julian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Variedades Linguísticas do Português Brasileiro

Esta atividade propõe um mergulho na riqueza linguística do Brasil através da exploração das diversas variações do português falado nas diferentes regiões do país. O objetivo é promover uma compreensão mais ampla e profunda sobre a diversidade cultural e linguística brasileira, desafiando preconceitos e valorizando as múltiplas formas de expressão que compõem o mosaico linguístico nacional. Para isso, os alunos serão divididos em grupos, onde cada um representará uma região do Brasil, investigando e apresentando as características únicas do dialeto local, incluindo gírias, expressões idiomáticas e peculiaridades fonéticas. As apresentações poderão assumir a forma de diálogos ou pequenas encenações que ilustram de forma vívida e criativa as particularidades de cada variante regional estudada. Após as apresentações, um espaço será aberto para discussões reflexivas sobre o significado e a importância da aceitação dessas variedades linguísticas, bem como sobre os impactos do preconceito linguístico na sociedade.

Objetivos de Aprendizagem

Nesta atividade, os alunos deverão ser capazes de reconhecer e valorizar a diversidade linguística presente na língua portuguesa falada no Brasil, através da exploração das variantes regionais. Eles irão desenvolver habilidades de pesquisa, trabalho em equipe, comunicação e expressão criativa. Além disso, a atividade visa fomentar uma reflexão crítica sobre o preconceito linguístico e a importância da inclusão e valorização de todas as formas de expressão, contribuindo assim para a formação de cidadãos mais conscientes e respeitosos da diversidade cultural e linguística.

  • Valorizar a diversidade linguística do português brasileiro.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e trabalho em equipe.
  • Fomentar a capacidade de comunicação e expressão criativa.
  • Promover uma reflexão sobre o preconceito linguístico.
  • Contribuir para a formação de um pensamento crítico acerca da inclusão linguística.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP55: Reconhecer as variedades da língua falada, o conceito de norma-padrão e o de preconceito linguístico.

Conteúdo Programático

A atividade aborda o estudo das variedades linguísticas do português falado nas diferentes regiões do Brasil, oferecendo aos alunos uma visão abrangente e detalhada dessas diferenças. Através da pesquisa e apresentação de dialetos regionais, os estudantes poderão entender como aspectos culturais, históricos e sociais influenciam a língua, proporcionando uma rica oportunidade de aprendizado sobre diversidade linguística, norma-padrão e a problemática do preconceito linguístico.

  • Variedades linguísticas do português brasileiro.
  • Características dos dialetos regionais: gírias, expressões idiomáticas e pronúncias.
  • Importância da diversidade linguística.
  • Reflexão sobre o preconceito linguístico.

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa 'Mão-na-massa', os alunos serão incentivados a se envolverem diretamente com o conteúdo através de pesquisa, criação e apresentação. Formando grupos, cada equipe assumirá o papel de uma região brasileira específica, investigando os aspetos únicos de seu dialeto. Posteriormente, irão simular essas características linguísticas por meio de representações ou diálogos criados por eles mesmos. Essa abordagem prática permite não apenas a aquisição de conhecimento de forma mais significativa, mas também o desenvolvimento de habilidades socioemocionais como trabalho em equipe e empatia pela diversidade das formas de expressão.

  • Divisão da turma em grupos representando diferentes regiões do Brasil.
  • Pesquisa sobre as particularidades linguísticas de cada região designada.
  • Preparação de diálogos ou peças teatrais que demonstrem as variedades linguísticas.
  • Realização de um debate reflexivo sobre preconceito linguístico após as apresentações.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao tema, divididos em grupos e iniciarão suas pesquisas. Na segunda aula, as equipes apresentarão suas descobertas, seguidas de um debate orientado sobre as variedades linguísticas e o preconceito linguístico.

  • Aula 1: Introdução ao tema, formação dos grupos e início da pesquisa.
  • Aula 2: Apresentações dos grupos e debate.

Avaliação

A avaliação será baseada tanto no processo de pesquisa e preparação quanto nas apresentações finais e participação no debate. Serão considerados critérios como o esforço de pesquisa, a criatividade das apresentações, a acurácia das informações linguísticas demonstradas, bem como a habilidade de trabalhar em equipe e a participação ativa nas discussões. A avaliação será formativa, visando proporcionar feedback construtivo que estimule a reflexão critica e o desenvolvimento contínuo dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização dessa atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para pesquisa, materiais para confecção de cartazes ou slides para as apresentações, bem como um espaço adequado para a realização das mesmas. Recursos audiovisuais também podem enriquecer as apresentações e o debate, fornecendo um suporte dinâmico para a exploração do conteúdo.

  • Acesso à internet para pesquisa.
  • Materiais para confecção de cartazes ou preparação de slides.
  • Espaço adequado para apresentações e debate.
  • Recursos audiovisuais (opcional).

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