Debate Literário na Praça

Desenvolvida por: Daniel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Oralidade e Interpretação de Textos

A atividade 'Debate Literário na Praça' é uma proposta interativa e dinâmica, voltada para o fortalecimento da oralidade e aprofundamento na interpretação de textos literários. Divididos em grupos, os alunos terão a oportunidade de ler e discutir diferentes obras literárias. Esta abordagem promove uma imersão nas diversas perspectivas e interpretações que cada texto oferece, incentivando o debate enriquecedor entre os estudantes. Seguindo a leitura, os alunos serão levados a uma praça ou espaço aberto convidativo, onde apresentarão as principais ideias, temas, personagens e mensagens das obras lidas. Esta apresentação em espaço aberto visa promover uma interação maior entre os alunos e um ambiente menos formal de aprendizagem, estimulando a expressão oral e a capacidade argumentativa. A atividade se apoia em metodologias ativas como Saída de Campo, Atividade Mão-na-massa, Roda de Debate, Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Jogos, garantindo uma experiência de aprendizado rica e multifacetada.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é promover a prática da oralidade e aperfeiçoar a capacidade de interpretação de textos dos alunos, por meio de leituras, discussões em grupo e apresentações orais. Busca-se também desenvolver habilidades críticas e analíticas dos estudantes, incentivando-os a realizar conexões entre as obras literárias estudadas e suas próprias experiências. A interação entre os grupos durante a apresentação das obras visa estimular o respeito pelas diversas interpretações e opiniões, fomentando um ambiente de aprendizado colaborativo.

  • Desenvolver a competência leitora e a capacidade argumentativa.
  • Aprofundar a compreensão sobre temas, personagens e mensagens das obras literárias.
  • Estimular a expressão oral em ambientes formais e informais.
  • Promover a interação e troca de experiências entre os alunos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP26 - Exercitar a discussão e a argumentação com base em leituras feitas, respeitando os turnos, os direitos de fala, as opiniões alheias e sustentando sua opinião com base em fatos e valores.
  • EF69LP28 - Expor pesquisas e temas estudados, utilizando linguagem adequada, recursos audiovisuais, organização adequada da informação, argumentação consistente e defesa de pontos de vista.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático inclui a análise literária, compreendendo a identificação de temas, personagens e mensagens centrais em obras literárias diversas. Também abrange a prática de leitura crítica e interpretativa, desenvolvimento da expressão oral e habilidades argumentativas. A seleção de diferentes gêneros literários promove um aprendizado abrangente, estimulando o interesse e a apreciação pela literatura.

  • Leitura crítica e interpretativa de textos
  • Expressão oral e argumentação
  • Análise literária de temas, personagens e mensagens
  • Gêneros literários

Metodologia

A atividade utilizará de metodologias ativas para engajar os alunos de forma plena. A Saída de Campo proporcionará o contexto para apresentações ao ar livre. A Atividade Mão-na-massa permitirá que os alunos mergulhem nas obras de forma ativa. Na Roda de Debate, serão incentivadas discussões aprofundadas e a troca de ideias. A Sala de Aula Invertida colocará os alunos como protagonistas de seu aprendizado, preparando-os para as apresentações. Por fim, elementos da Aprendizagem Baseada em Jogos serão incorporados para tornar a atividade mais lúdica e interativa.

  • Saída de Campo
  • Atividade Mão-na-massa
  • Roda de Debate
  • Sala de Aula Invertida
  • Aprendizagem Baseada em Jogos

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será executada em duas etapas durante duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, será realizada a organização dos grupos, distribuição dos livros e introdução às metodologias ativas. Na segunda aula, ocorrerá a saída de campo para a praça, onde os grupos apresentarão as obras e participarão de debates.

  • Aula 1: Organização dos grupos e introdução às metodologias ativas.
  • Aula 2: Saída de campo para apresentações e debates.

Avaliação

A avaliação dos alunos será baseada em critérios como a qualidade da interpretação e discussão dos livros, a capacidade de argumentação e expressão durante as apresentações e o envolvimento nas atividades em grupo. Considerando aspectos como clareza ao expor ideias, respeito pelos turnos de fala e pelas opiniões alheias, e sustentação das próprias opiniões com argumentos sólidos. Exemplos práticos de situações avaliativas incluirão a avaliação de relatórios de leitura, apresentações orais e participação ativa nos debates.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, serão utilizados recursos como livros literários selecionados, espaço aberto para a apresentação, equipamentos de som para suporte às apresentações orais, materiais para anotações e recursos digitais para pesquisas complementares. Ferramentas digitais de colaboração podem ser adotadas para a organização das ideias e compartilhamento de informações entre os grupos.

  • Livros literários selecionados
  • Espaço aberto para apresentações
  • Equipamento de som
  • Materiais para anotação
  • Recursos digitais para pesquisa

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo