Debate Quente: O Mundo Sob Nossa Visão

Desenvolvida por: Lilian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Artigo de Opinião

Nesta atividade, o objetivo é imergir os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental na estrutura e nas características do artigo de opinião, utilizando uma abordagem prática e interativa. Inicialmente, será realizada uma explanação sobre o gênero textual, evidenciando sua estrutura e finalidade, preparando os alunos para a dinâmica que se seguirá. Posteriormente, os alunos serão divididos em grupos para discutir temas atuais e polêmicos, escolhidos de forma que despertem interesse e promovam o engajamento. Essa discussão em grupo não só aquecerá o debate, como também facilitará a troca de ideias e a formação de argumentos sólidos. Após esse momento de debate, cada estudante escolherá um dos temas abordados para desenvolver seu artigo de opinião, aplicando os conceitos aprendidos durante a explanação inicial e o debate. Este trabalho de escrita será realizado em sala de aula para que o professor possa acompanhar de perto o desenvolvimento dos textos e oferecer suporte individualizado, conforme necessário. A atividade visa não apenas a compreensão da estrutura do artigo de opinião, mas também o desenvolvimento de habilidades críticas de análise, argumentação e escrita.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivos principais proporcionar aos alunos uma compreensão profunda sobre o gênero textual artigo de opinião, incluindo suas principais características e estrutura, além de fomentar habilidades de argumentação, leitura crítica e escrita. Além disso, busca promover o exercício da cidadania e da expressão pessoal através da discussão de temas atuais e relevantes, encorajando os alunos a formarem suas próprias opiniões e a argumentarem de forma clara e estruturada. Ao final da atividade, espera-se que os alunos sejam capazes de escrever artigos de opinião coesos, coerentes e persuasivos, refletindo sobre as questões discutidas e expressando seus pontos de vista de forma crítica e fundamentada.

  • Compreender a estrutura e as características do artigo de opinião.
  • Desenvolver habilidades de argumentação e escrita.
  • Promover a leitura crítica e a formação de opinião própria.
  • Praticar a cidadania através da discussão de temas atuais.
  • Aprimorar a habilidade de expressão pessoal e crítica.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP07: Produzir textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto produção e circulação – os enunciadores envolvidos, os objetivos, o gênero, o suporte, a circulação -, ao modo (escrito ou oral; imagem estática ou em movimento etc.), à variedade linguística e/ou semiótica apropriada a esse contexto, à construção da textualidade relacionada às propriedades textuais e do gênero), utilizando estratégias de planejamento, elaboração, revisão, edição, reescrita/redesign e avaliação de textos, para, com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, corrigir e aprimorar as produções realizadas.
  • EF69LP08: Revisar/editar o texto produzido – notícia, reportagem, resenha, artigo de opinião, dentre outros –, tendo em vista sua adequação ao contexto de produção, a mídia em questão, características do gênero, aspectos relativos à textualidade, a relação entre as diferentes semioses, a formatação e uso adequado das ferramentas de edição (de texto, foto, áudio e vídeo, dependendo do caso) e adequação à norma culta.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange a compreensão do artigo de opinião como gênero textual, suas características estruturais tais como introdução, desenvolvimento e conclusão, além dos elementos de argumentação. Será dada ênfase à importância da escolha do tema, do público-alvo e do posicionamento crítico. Adicionalmente, serão abordadas técnicas de elaboração de argumentos sólidos e persuasivos, elementos de coesão e coerência textual, e revisão e edição de textos, visando o aprimoramento da qualidade escrita e argumentativa dos alunos.

  • Estrutura e características do artigo de opinião.
  • Técnicas de argumentação e formação de opinião.
  • Importância do tema, público-alvo e posicionamento crítico.
  • Elementos de coesão e coerência textual.
  • Revisão e edição de textos.

Metodologia

A metodologia aplicada na atividade incorpora uma abordagem ativa, centrada no aluno, utilizando técnicas de 'Atividade Mão-na-massa' e 'Roda de Debate'. Iniciaremos com uma explanação teórica breve para estabelecer uma base sólida de entendimento sobre o artigo de opinião. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos para discutir temas atuais e polêmicos, estimulando a troca de ideias e a formação de argumentos. Este momento de debate busca não apenas aquecer a discussão, mas também promover a colaboração e o respeito pelas diferentes opiniões. Após a discussão, os alunos individualmente escolherão um tema para desenvolver seu próprio artigo de opinião, onde aplicarão os conceitos discutidos e receberão acompanhamento individualizado do professor para aprimorar seus textos.

  • Explanação teórica sobre o artigo de opinião.
  • Divisão em grupos para discussão de temas polêmicos.
  • Debate em grupo para troca de ideias.
  • Escrita individual de artigos de opinião.
  • Acompanhamento individualizado pelo professor.

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade de duas horas será distribuída em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerá a explanação teórica e a divisão dos alunos em grupos para início das discussões. Na segunda aula, os alunos darão continuidade à discussão nos grupos e iniciarão a escrita de seus artigos de opinião, com o suporte individualizado do professor.

  • Aula 1: Explanação teórica sobre o artigo de opinião e início das discussões em grupo.
  • Aula 2: Continuação das discussões e início da escrita dos artigos de opinião com suporte individualizado.

Avaliação

A avaliação da atividade será baseada na participação dos alunos nas discussões em grupo, na qualidade da argumentação apresentada nos debates, e na estrutura, coerência e persuasão dos artigos de opinião escritos. Será dada especial atenção ao desenvolvimento da capacidade de argumentar de forma consistente, ao uso adequado da língua e à habilidade em expressar opiniões de maneira clara e coerente. Cada critério será pontuado, sendo que a participação ativa e o engajamento nas atividades grupais terão um peso significativo. O artigo de opinião final será avaliado segundo uma rubrica que considera a apresentação do tema, desenvolvimento dos argumentos, coesão, coerência e a conclusão. Feedback construtivo será fornecido para apoiar o desenvolvimento continuado dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade incluem material para explanação teórica como slides e vídeos selecionados que forneçam exemplos de artigos de opinião eficazes. Além disso, serão utilizados quadros brancos ou flipcharts e marcadores para as anotações durante os debates em grupo. Para a fase de escrita, os alunos precisarão de acesso a computadores ou tablets para a pesquisa de informações adicionais sobre os temas escolhidos e para a redação dos artigos. Acesso à Internet será essencial para a pesquisa e revisão de informações.

  • Material de apresentação como slides e vídeos sobre artigos de opinião.
  • Quadros brancos ou flipcharts e marcadores para debates.
  • Computadores ou tablets com acesso à Internet para pesquisa e escrita.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo