Nesta atividade, o objetivo é imergir os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental na estrutura e nas características do artigo de opinião, utilizando uma abordagem prática e interativa. Inicialmente, será realizada uma explanação sobre o gênero textual, evidenciando sua estrutura e finalidade, preparando os alunos para a dinâmica que se seguirá. Posteriormente, os alunos serão divididos em grupos para discutir temas atuais e polêmicos, escolhidos de forma que despertem interesse e promovam o engajamento. Essa discussão em grupo não só aquecerá o debate, como também facilitará a troca de ideias e a formação de argumentos sólidos. Após esse momento de debate, cada estudante escolherá um dos temas abordados para desenvolver seu artigo de opinião, aplicando os conceitos aprendidos durante a explanação inicial e o debate. Este trabalho de escrita será realizado em sala de aula para que o professor possa acompanhar de perto o desenvolvimento dos textos e oferecer suporte individualizado, conforme necessário. A atividade visa não apenas a compreensão da estrutura do artigo de opinião, mas também o desenvolvimento de habilidades críticas de análise, argumentação e escrita.
Esta atividade tem como objetivos principais proporcionar aos alunos uma compreensão profunda sobre o gênero textual artigo de opinião, incluindo suas principais características e estrutura, além de fomentar habilidades de argumentação, leitura crítica e escrita. Além disso, busca promover o exercício da cidadania e da expressão pessoal através da discussão de temas atuais e relevantes, encorajando os alunos a formarem suas próprias opiniões e a argumentarem de forma clara e estruturada. Ao final da atividade, espera-se que os alunos sejam capazes de escrever artigos de opinião coesos, coerentes e persuasivos, refletindo sobre as questões discutidas e expressando seus pontos de vista de forma crítica e fundamentada.
O conteúdo programático desta atividade abrange a compreensão do artigo de opinião como gênero textual, suas características estruturais tais como introdução, desenvolvimento e conclusão, além dos elementos de argumentação. Será dada ênfase à importância da escolha do tema, do público-alvo e do posicionamento crítico. Adicionalmente, serão abordadas técnicas de elaboração de argumentos sólidos e persuasivos, elementos de coesão e coerência textual, e revisão e edição de textos, visando o aprimoramento da qualidade escrita e argumentativa dos alunos.
A metodologia aplicada na atividade incorpora uma abordagem ativa, centrada no aluno, utilizando técnicas de 'Atividade Mão-na-massa' e 'Roda de Debate'. Iniciaremos com uma explanação teórica breve para estabelecer uma base sólida de entendimento sobre o artigo de opinião. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos para discutir temas atuais e polêmicos, estimulando a troca de ideias e a formação de argumentos. Este momento de debate busca não apenas aquecer a discussão, mas também promover a colaboração e o respeito pelas diferentes opiniões. Após a discussão, os alunos individualmente escolherão um tema para desenvolver seu próprio artigo de opinião, onde aplicarão os conceitos discutidos e receberão acompanhamento individualizado do professor para aprimorar seus textos.
Esta atividade de duas horas será distribuída em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerá a explanação teórica e a divisão dos alunos em grupos para início das discussões. Na segunda aula, os alunos darão continuidade à discussão nos grupos e iniciarão a escrita de seus artigos de opinião, com o suporte individualizado do professor.
A avaliação da atividade será baseada na participação dos alunos nas discussões em grupo, na qualidade da argumentação apresentada nos debates, e na estrutura, coerência e persuasão dos artigos de opinião escritos. Será dada especial atenção ao desenvolvimento da capacidade de argumentar de forma consistente, ao uso adequado da língua e à habilidade em expressar opiniões de maneira clara e coerente. Cada critério será pontuado, sendo que a participação ativa e o engajamento nas atividades grupais terão um peso significativo. O artigo de opinião final será avaliado segundo uma rubrica que considera a apresentação do tema, desenvolvimento dos argumentos, coesão, coerência e a conclusão. Feedback construtivo será fornecido para apoiar o desenvolvimento continuado dos alunos.
Os recursos necessários para esta atividade incluem material para explanação teórica como slides e vídeos selecionados que forneçam exemplos de artigos de opinião eficazes. Além disso, serão utilizados quadros brancos ou flipcharts e marcadores para as anotações durante os debates em grupo. Para a fase de escrita, os alunos precisarão de acesso a computadores ou tablets para a pesquisa de informações adicionais sobre os temas escolhidos e para a redação dos artigos. Acesso à Internet será essencial para a pesquisa e revisão de informações.
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