Nesta atividade, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental serão instigados a refletir e argumentar sobre o impacto da tecnologia na sociedade, tendo como ponto de partida a questão: 'A tecnologia é mais um herói ou um vilão na nossa sociedade?'. Esta atividade prática visa promover o pensamento crítico, habilidades argumentativas e o uso eficiente de informações obtidas a partir de fontes diversificadas. Os estudantes trabalharão em grupos para formular perguntas pertinentes ao tema, realizar pesquisas para coletar dados e informações relevantes, e preparar argumentos sólidos que suportem suas posições. A atividade culminará em uma roda de debate, onde esses argumentos serão apresentados, discutidos e criticados pelos participantes, permitindo aos alunos uma imersão profunda no tema e na prática da argumentação e do discurso crítico.
O objetivo desta atividade é estimular nos alunos a capacidade de questionar, analisar criticamente e argumentar sobre o tema proposto, desenvolvendo suas habilidades de pesquisa, síntese de informações e expressão oral. Almejamos que os alunos compreendam a complexidade do impacto da tecnologia na sociedade, reconhecendo tanto seus benefícios quanto seus possíveis malefícios. Dessa forma, espera-se que os estudantes refinem sua capacidade de formular perguntas relevantes, buscar respostas fundamentadas em fontes confiáveis e construir argumentos coerentes e persuasivos, além de desenvolverem a habilidade de escutar, considerar e responder adequadamente aos pontos de vista divergentes.
O conteúdo programático desta atividade inclui a análise do papel da tecnologia na sociedade contemporânea, destacando seus aspectos positivos e negativos. Os alunos aprenderão a formular perguntas complexas, a pesquisar em fontes variadas e a construir argumentos baseados em evidências. Além disso, desenvolverão habilidades de argumentação e debate, essenciais para a participação cívica efetiva.
A atividade seguirá uma metodologia ativa de aprendizagem, priorizando a interação direta dos alunos com o tema proposto através de pesquisas, formulação de perguntas, coleta de dados e preparação de argumentos. A roda de debate será utilizada para que os alunos possam expressar suas ideias, confrontar pontos de vista e desenvolver habilidades argumentativas, tudo sob a orientação do professor que facilitará a discussão e garantirá um ambiente respeitoso e produtivo.
A atividade se desenvolverá ao longo de 7 aulas de 60 minutos cada, distribuídas em duas semanas. Isso permitirá tempo suficiente para pesquisa, preparação e a própria roda de debate, assegurando uma experiência de aprendizagem rica e profunda para os alunos.
A avaliação será contínua e multidimensional, considerando a participação individual e em grupo, a qualidade das perguntas formuladas, a profundidade da pesquisa realizada, a solidez dos argumentos desenvolvidos e a performance no debate. Será dada especial atenção à capacidade dos alunos de fundamentar suas posições com evidências coletadas, bem como à sua habilidade de escutar e responder construtivamente aos argumentos dos colegas. Feedback construtivo será fornecido para estimular a evolução contínua dos estudantes.
Serão utilizados recursos digitais para pesquisa, como acesso à internet, bases de dados e periódicos online, além de materiais de apoio provindos da biblioteca escolar. Para a roda de debate, o ambiente será organizado de maneira a facilitar a interação e a expressão dos alunos, promovendo um espaço acolhedor para o diálogo e a argumentação.
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