Debatendo Tecnologia: Herói ou Vilão?

Desenvolvida por: Dalva … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa e Tecnologia
Temática: O Impacto da Tecnologia na Sociedade

Nesta atividade, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental serão instigados a refletir e argumentar sobre o impacto da tecnologia na sociedade, tendo como ponto de partida a questão: 'A tecnologia é mais um herói ou um vilão na nossa sociedade?'. Esta atividade prática visa promover o pensamento crítico, habilidades argumentativas e o uso eficiente de informações obtidas a partir de fontes diversificadas. Os estudantes trabalharão em grupos para formular perguntas pertinentes ao tema, realizar pesquisas para coletar dados e informações relevantes, e preparar argumentos sólidos que suportem suas posições. A atividade culminará em uma roda de debate, onde esses argumentos serão apresentados, discutidos e criticados pelos participantes, permitindo aos alunos uma imersão profunda no tema e na prática da argumentação e do discurso crítico.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é estimular nos alunos a capacidade de questionar, analisar criticamente e argumentar sobre o tema proposto, desenvolvendo suas habilidades de pesquisa, síntese de informações e expressão oral. Almejamos que os alunos compreendam a complexidade do impacto da tecnologia na sociedade, reconhecendo tanto seus benefícios quanto seus possíveis malefícios. Dessa forma, espera-se que os estudantes refinem sua capacidade de formular perguntas relevantes, buscar respostas fundamentadas em fontes confiáveis e construir argumentos coerentes e persuasivos, além de desenvolverem a habilidade de escutar, considerar e responder adequadamente aos pontos de vista divergentes.

  • Estimular a capacidade crítica e de argumentação dos alunos.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e síntese de informações.
  • Promover a expressão oral e capacidade de debate.
  • Fomentar a compreensão sobre o impacto multifacetado da tecnologia na sociedade.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP14: Formular perguntas e decompor, com a ajuda dos colegas e dos professores, tema/questão polêmica, explicações e ou argumentos relativos ao objeto de discussão para análise mais minuciosa e buscar em fontes diversas informações ou dados que permitam analisar partes da questão e compartilhá-los com a turma.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade inclui a análise do papel da tecnologia na sociedade contemporânea, destacando seus aspectos positivos e negativos. Os alunos aprenderão a formular perguntas complexas, a pesquisar em fontes variadas e a construir argumentos baseados em evidências. Além disso, desenvolverão habilidades de argumentação e debate, essenciais para a participação cívica efetiva.

  • Impacto da tecnologia na sociedade
  • Metodologias de pesquisa de informações
  • Construção de argumentos baseados em evidências
  • Prática de debate e expressão oral

Metodologia

A atividade seguirá uma metodologia ativa de aprendizagem, priorizando a interação direta dos alunos com o tema proposto através de pesquisas, formulação de perguntas, coleta de dados e preparação de argumentos. A roda de debate será utilizada para que os alunos possam expressar suas ideias, confrontar pontos de vista e desenvolver habilidades argumentativas, tudo sob a orientação do professor que facilitará a discussão e garantirá um ambiente respeitoso e produtivo.

  • Formação de grupos para discussão e trabalho colaborativo
  • Pesquisa em fontes diversificadas e análise de informações
  • Preparação de argumentos para o debate
  • Execução da roda de debate com a participação ativa dos alunos

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade se desenvolverá ao longo de 7 aulas de 60 minutos cada, distribuídas em duas semanas. Isso permitirá tempo suficiente para pesquisa, preparação e a própria roda de debate, assegurando uma experiência de aprendizagem rica e profunda para os alunos.

  • Aula 1: Introdução ao tema e formação dos grupos.
  • Aulas 2 e 3: Pesquisa e formulação de perguntas.
  • Aulas 4 e 5: Coleta de informações e preparação de argumentos.
  • Aula 6: Preparação final e ensaio para o debate.
  • Aula 7: Roda de debate e reflexão final.

Avaliação

A avaliação será contínua e multidimensional, considerando a participação individual e em grupo, a qualidade das perguntas formuladas, a profundidade da pesquisa realizada, a solidez dos argumentos desenvolvidos e a performance no debate. Será dada especial atenção à capacidade dos alunos de fundamentar suas posições com evidências coletadas, bem como à sua habilidade de escutar e responder construtivamente aos argumentos dos colegas. Feedback construtivo será fornecido para estimular a evolução contínua dos estudantes.

Materiais e ferramentas:

Serão utilizados recursos digitais para pesquisa, como acesso à internet, bases de dados e periódicos online, além de materiais de apoio provindos da biblioteca escolar. Para a roda de debate, o ambiente será organizado de maneira a facilitar a interação e a expressão dos alunos, promovendo um espaço acolhedor para o diálogo e a argumentação.

  • Acesso à Internet e bases de dados para pesquisa.
  • Materiais de apoio e referenciais teóricos da biblioteca.
  • Espaço físico apropriado para o debate.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo