Nesta atividade pedagógica prática, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental serão imersos em um ambiente de debate estruturado sobre temas atuais e controversos. Cada participante receberá uma posição pré-definida para defender, incentivando-os a mergulhar profundamente em suas habilidades de análise linguística e argumentação crítica. Para fundamentar suas posições, é essencial a busca por modalizações epistêmicas, distinguindo claramente entre modalizações asseverativas e quase-asseverativas. Tal diferenciação não só reforça a confiabilidade ou expressa incertezas de suas proposições, mas também enriquece a articulação de seus argumentos. Além da oralidade, os alunos serão desafiados a desenvolver slides de apoio, onde exercitarão a habilidade de sintetizar informações e apresentá-las de forma visualmente atrativa e coerente. Este exercício promove não apenas o desenvolvimento de competências linguísticas, mas também habilidades de apresentação e uso eficaz de recursos tecnológicos.
O objetivo desta atividade é fortalecer as habilidades dos alunos em análise linguística, argumentação crítica, e apresentação oral e visual. Espera-se que, ao final desta atividade, os estudantes sejam capazes de analisar diferentes pontos de vista, estruturar argumentos coerentes e convincentes, e comunicar suas ideias de maneira clara e persuasiva tanto verbalmente quanto por meio de recursos visuais. A prática intenta, igualmente, fomentar a capacidade dos alunos de analisar os usos da linguagem em diferentes contextos, e de aplicar estrategicamente modalizações epistêmicas para articulação de seus argumentos.
O conteúdo programático desta atividade abarca o estudo das modalizações epistêmicas, destacando sua importância na construção de argumentos em debates. Também inclui o desenvolvimento de apresentações orais e visuais, com foco na seleção e organização de informações relevantes, bem como no uso efetivo de recursos visuais e tecnológicos. Os alunos serão incentivados a refletir sobre a escolha e emprego de modalizações asseverativas e quase-asseverativas, contextualizando-os de acordo com a necessidade de expressar certeza ou incerteza nas suas argumentações.
Esta atividade será conduzida por meio de uma metodologia ativa, na qual os alunos serão os protagonistas do aprendizado. Inicialmente, haverá uma fase de pesquisa e preparação, onde cada aluno receberá um tema e uma posição para defender. Segue-se uma fase de elaboração dos slides, com um workshop sobre técnicas de apresentação e o uso de ferramentas digitais. Os debates serão realizados em sala, com tempo igual para cada defesa, seguido de perguntas da plateia. O professor atuará como mediador e facilitador, garantindo a equidade na participação e fornecendo feedbacks construtivos.
A atividade será dividida em duas aulas de 50 minutos cada. A primeira aula será dedicada à explicação do projeto, divisão dos temas e início da pesquisa e preparação. O segundo encontro focará na finalização dos slides e na realização dos debates, com tempo para feedback e reflexão ao final.
A avaliação desta atividade será realizada com base em critérios claros e objetivos, como a qualidade da pesquisa, a consistência e clareza dos argumentos apresentados, o uso eficaz de modalizações epistêmicas, a criatividade e adequação dos slides de apoio, e a habilidade de comunicação durante a apresentação oral. Será valorizada, ainda, a capacidade de interagir com a plateia e responder a perguntas de maneira pertinente. Exemplos específicos e feedback individual serão providenciados para guiar o desenvolvimento dos estudantes.
Para a realização desta atividade serão necessários acesso à internet, computadores ou tablets para a preparação dos slides, projetor e tela para as apresentações, além de materiais para anotação durante a fase de pesquisa. Será recomendada uma lista de fontes confiáveis para auxiliar os alunos na coleta de informações.
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