Desvendadores de Oração

Desenvolvida por: Dhoyce… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Análise linguística/semiótica

A atividade 'Desvendadores de Oração' é uma aula dinâmica e interativa que busca engajar alunos do 9º ano do Ensino Fundamental em um jogo de caça ao tesouro educacional. Os alunos se dividirão em grupos e receberão uma série de pistas que consistem em orações subordinadas substantivas incompletas, as quais deverão completar utilizando as conjunções adequadas. Cada pista corretamente solucionada fornecerá uma peça para montar um quebra-cabeça final, levando ao tesouro escondido. Esta atividade visa aprofundar o entendimento dos alunos sobre a função das conjunções coordenativas e subordinativas, além de trabalhar habilidades e competências sociais como cooperação, liderança e resolução de problemas. A ausência de recursos digitais desafia os alunos a fortalecerem suas capacidades analíticas e de trabalho coletivo de forma inovadora, alinhando-se com as exigências contemporâneas de desenvolvimento integral do educando.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo da atividade 'Desvendadores de Oração' é aprofundar a compreensão dos alunos sobre as orações subordinadas substantivas e o uso estratégico de conjunções, ampliando, assim, suas habilidades linguísticas e argumentativas. Com isso, busca-se não só preparar os alunos para desafios acadêmicos futuros, como o ENEM, mas também enriquecer suas habilidades de análise crítica e resolução de problemas complexos. Ao engajar os alunos em uma experiência colaborativa e prática, são desenvolvidas competências essenciais como a liderança e a cooperação em equipes. Esta atividade promove uma aprendizagem ativa, incentivando os alunos a aplicarem seus conhecimentos em um contexto prático e desafiador, simultaneamente reforçando a importância da comunicação clara e eficaz.

  • Ampliar a compreensão sobre o uso de orações subordinadas substantivas.
  • Desenvolver habilidades de análise e argumentação.
  • Promover a colaboração e liderança em atividades de grupo.
  • Estimular a aplicação prática de conhecimentos linguísticos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF09LP04: Escrever textos corretamente, de acordo com a norma-padrão, com estruturas sintáticas complexas no nível da oração e do período.
  • EF09LP08: Identificar, em textos lidos e em produções próprias, a relação que conjunções (e locuções conjuntivas) coordenativas e subordinativas estabelecem entre as orações que conectam.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade gira em torno do estudo aprofundado das orações subordinadas substantivas e das conjunções coordenativas e subordinativas. Aborda-se tanto a identificação quanto a construção dessas estruturas sintáticas, integrando a norma-padrão e a aplicabilidade em textos de maior complexidade. A atividade inclui práticas de análise sintática e semântica, capacitando os alunos a identificarem as relações lógicas nas estruturas oracionais e a utilizarem conjunções de maneira eficaz. Esta abordagem não apenas capacita os alunos em habilidades específicas de língua portuguesa, mas também promove competências como a resolução de problemas e a aplicação crítica de conceitos em situações novas.

  • Estudo das orações subordinadas substantivas.
  • Uso de conjunções coordenativas e subordinativas.
  • Análise sintática e semântica de orações.
  • Integração de conhecimentos gramaticais na produção textual.

Metodologia

A metodologia adotada para esta atividade é centrada na Aprendizagem Baseada em Jogos e em Atividades Mão-na-Massa, proporcionando aos alunos uma experiência interativa e prática de aprendizado. Através da dinâmica do jogo, os estudantes são estimulados a se envolverem de maneira ativa e colaborativa, o que promove um ambiente de aprendizado envolvente e engajante. A prática de atividade mão-na-massa favorece a aplicação prática de conceitos linguísticos, enquanto a discutível proibição do uso de recursos digitais permite que os alunos desenvolvam habilidades essenciais de comunicação e solução de problemas sem dependência tecnológica. Essa abordagem metodológica garante que os alunos sejam desafiados a pensar criticamente, solucionar problemas e trabalhar eficazmente em equipe, gerando uma oportunidade valiosa para o desenvolvimento de competências essenciais recomendadas pela BNCC.

  • Aprendizagem Baseada em Jogos.
  • Atividade Mão-na-Massa.
  • Trabalho em equipe.
  • Solução de problemas.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade foi estruturado em uma única aula de 60 minutos, onde será possível desenvolver todas as etapas do plano de ensino proposto. A concentração em um único encontro possibilita uma imersão completa na atividade, garantindo que os alunos estejam focados no desenvolvimento das habilidades propostas. Estruturar o tempo de forma eficiente é crucial para maximizar o aprendizado, mantendo um equilíbrio entre teoria, prática e tempo para feedback e reflexão. Durante essa aula, será essencial manter uma dinâmica ritmada para que todas as fases sejam cumpridas dentro do tempo estipulado. Isso envolve preparação prévia, explicação inicial das regras do jogo, o desenvolvimento da atividade prática e uma sessão final de discussão e reflexão sobre os aprendizados adquiridos.

  • Aula 1: Introdução à atividade e dinâmica do jogo de caça ao tesouro, desenvolvimento da atividade prática e reflexão final.
  • Momento 1: Introdução à Atividade e Formação dos Grupos (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula explicando brevemente o propósito da atividade 'Desvendadores de Oração'. Diga aos alunos que eles participarão de um jogo de caça ao tesouro que os ajudará a entender melhor o uso de orações subordinadas substantivas. Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos, garantindo que cada grupo tenha uma combinação diversificada de habilidades e personalidades. É importante que você explique as regras do jogo de forma clara e responda a qualquer dúvida que os alunos possam ter.

    Avaliação: Observe a formação dos grupos e a interação inicial, garantindo que todos estejam engajados e compreendam as instruções.

    Momento 2: Dinâmica do Jogo de Caça ao Tesouro (Estimativa: 35 minutos)
    Distribua as fichas com as orações subordinadas incompletas e cartões de conjunções para cada grupo. Explique que cada oração corretamente completada lhes dará uma pista para a próxima etapa do jogo. Incentive os alunos a colaborarem entre si, discutindo opções e justificando suas escolhas de conjunções. É importante que você circule pela sala, oferecendo suporte e intervenções quando necessário, mas permita que os alunos liderem o processo.

    Avaliação: Acompanhe o progresso dos grupos e observe sua capacidade de colaboração e resolução de problemas. Tome notas sobre as estratégias de comunicação usadas pelos alunos.

    Momento 3: Montagem do Quebra-Cabeça Final e Reflexão (Estimativa: 15 minutos)
    Assim que os grupos completarem as pistas, dê a eles as peças do quebra-cabeça final. Explique que, ao montar o quebra-cabeça, encontrarão a 'localização do tesouro'. Após a montagem, conduza uma breve discussão sobre os desafios encontrados durante a atividade e as estratégias utilizadas para superá-los. Incentive os alunos a refletirem sobre o que aprenderam em termos gramaticais e de trabalho em equipe.

    Avaliação: Realize uma autoavaliação e reflexão em grupo, pedindo aos alunos que compartilhem suas impressões e avaliem sua própria participação e contribuição.

Avaliação

A avaliação da atividade 'Desvendadores de Oração' será diversificada e multidimensional, focando em aspectos cognitivos e sociais do aprendizado. Um método avaliativo é a observação contínua durante a atividade, onde o professor registra a participação, cooperação e uso correto das conjunções pelos alunos. Também será utilizado um relatório final onde os grupos descreverão o processo de solução do quebra-cabeça, promovendo o feedback formativo sobre a compreensão do conteúdo. Essa abordagem avalia tanto a aplicação de conteúdos linguísticos como o trabalho em equipe e a reflexão crítica. A avaliação também incorporará autoavaliação, permitindo que os alunos reflitam sobre seu desempenho e colaboração no grupo.

  • Observação contínua do professor.
  • Relatório final de grupo.
  • Autoavaliação e reflexão em grupo.

Materiais e ferramentas:

Os recursos didáticos utilizados na atividade 'Desvendadores de Oração' foram cuidadosamente selecionados para enriquecer o processo de aprendizagem sem o uso de tecnologia digital. A atividade utiliza fichas ou cartões com as orações subordinadas incompletas e conjunções, além de materiais para criação de um quebra-cabeça fisicamente interativo. Tais materiais proporcionam uma experiência tátil e visual significativa, incentivando os alunos a participarem de maneira mais ativa e engajada. A ausência de recursos digitais enfatiza a colaboração e a comunicação direta entre os estudantes, promovendo competências essenciais como empatia e liderança ao incentivar a solução coletiva de problemas.

  • Fichas com orações subordinadas.
  • Cartões de conjunções.
  • Quebra-cabeça físico.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que o trabalho diário dos professores é intenso e que novos desafios surgem constantemente. Contudo, é fundamental assegurar a inclusão e a acessibilidade em todas as atividades. Para a atividade 'Desvendadores de Oração', propomos estratégias que não onerem o professor, como adaptabilidade nas instruções e materiais utilizados. Embora não haja alunos com necessidades específicas nesta turma, é importante estar preparado para ajustar o nível das pistas ou a quantidade de pistas conforme o ritmo de cada grupo. Também sugerimos promover debates que respeitem a diversidade de opiniões, firmando um compromisso com um ambiente de aprendizagem inclusivo onde todos se sintam respeitados e valorizados.

  • Adaptação do nível das pistas.
  • Promoção de debates inclusivos.
  • Criação de um ambiente seguro e respeitoso.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo