Nesta atividade, os alunos do 9º ano irão explorar o poema 'O Coelho Mau' através da metodologia da sala de aula invertida. Os estudantes terão acesso prévio a materiais multimídia, como vídeos e comentários literários, para enriquecer o entendimento dos temas do poema. Durante as aulas, divididos em grupos, debaterão sobre as múltiplas interpretações possíveis do texto poético, buscando relacioná-los com a realidade contemporânea e práticas sociais. A atividade culmina em uma produção coletiva de uma apresentação teatral, na qual os alunos representarão a perspectiva do coelho, promovendo uma reflexão crítica sobre temas de liberdade de expressão e combate ao discurso de ódio.
Os objetivos desta atividade são fomentar o pensamento crítico sobre as representações literárias e suas relações com contextos sociais atuais, desenvolver habilidades de leitura e interpretação de textos poéticos, e incentivar a expressão criativa através do teatro. Ao promover discussões em grupo, buscamos fortalecer a habilidade dos alunos em argumentar e sustentar suas interpretações, além de compreenderem a importância de diferenciar liberdade de expressão de discursos de ódio.
O conteúdo programático desta atividade concentra-se na análise literária do poema 'O Coelho Mau', incluindo a interpretação de suas temáticas e mensagens. Além disso, será abordada a dramatização e os aspectos técnicos de uma apresentação teatral. A relação entre liberdade de expressão e discurso de ódio é tratada, conectando o aprendizado literário com questões sociais amplas.
A metodologia aplicada envolve a sala de aula invertida, onde os alunos consomem previamente conteúdo digital relevante para facilitar debates e discussões mais aprofundadas em sala. Isso será seguido por atividades práticas de dramatização, onde os alunos, em grupos, criarem uma representação teatral que refletirá suas interpretações pessoais e coletivas do poema e a mensagem sobre liberdade de expressão.
O cronograma está estruturado em sete aulas, com cada aula tendo uma função específica dentro do processo de aprendizagem. Desde a introdução ao poema e aos recursos digitais, passando pelo debate e construção da dramatização, até a apresentação das produções teatrais. Este cronograma assegura que os alunos tenham tempo adequado para absorver, discutir e criar com base nos temas abordados.
A avaliação será processual e incluirá a observação durante os debates, o envolvimento e criatividade nas dramatizações, e a capacidade crítica apresentada durante as discussões. Critérios como pensamento crítico, capacidade de trabalhar em grupo, inovação nas ideias apresentadas e o entendimento dos temas de liberdade de expressão e discurso de ódio terão peso significativo. Exemplos incluem avaliar a originalidade nas ideias para a dramatização e a coerência na argumentação durante os debates.
Para a realização desta atividade, utilizaremos uma gama de recursos digitais e físicos que suportem tanto o estudo autônomo quanto as práticas em grupo. Eles incluem materiais online como vídeos explicativos, além de espaço e equipamentos para a produção e apresentação teatral.
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