Desvendando Versos: O Coelho Mau

Desenvolvida por: Célia … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Interpretação de Texto e Liberdade de Expressão

Nesta atividade, os alunos do 9º ano irão explorar o poema 'O Coelho Mau' através da metodologia da sala de aula invertida. Os estudantes terão acesso prévio a materiais multimídia, como vídeos e comentários literários, para enriquecer o entendimento dos temas do poema. Durante as aulas, divididos em grupos, debaterão sobre as múltiplas interpretações possíveis do texto poético, buscando relacioná-los com a realidade contemporânea e práticas sociais. A atividade culmina em uma produção coletiva de uma apresentação teatral, na qual os alunos representarão a perspectiva do coelho, promovendo uma reflexão crítica sobre temas de liberdade de expressão e combate ao discurso de ódio.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos desta atividade são fomentar o pensamento crítico sobre as representações literárias e suas relações com contextos sociais atuais, desenvolver habilidades de leitura e interpretação de textos poéticos, e incentivar a expressão criativa através do teatro. Ao promover discussões em grupo, buscamos fortalecer a habilidade dos alunos em argumentar e sustentar suas interpretações, além de compreenderem a importância de diferenciar liberdade de expressão de discursos de ódio.

  • Analisar criticamente os temas abordados no poema 'O Coelho Mau'.
  • Promover a expressão criativa ao interpretar a perspectiva do coelho.
  • Relacionar o conteúdo literário com práticas sociais contemporâneas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP01: Diferenciar liberdade de expressão de discursos de ódio, posicionando-se contrariamente a esse tipo de discurso e vislumbrando possibilidades de denúncia quando for o caso.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade concentra-se na análise literária do poema 'O Coelho Mau', incluindo a interpretação de suas temáticas e mensagens. Além disso, será abordada a dramatização e os aspectos técnicos de uma apresentação teatral. A relação entre liberdade de expressão e discurso de ódio é tratada, conectando o aprendizado literário com questões sociais amplas.

  • Leitura e interpretação do poema 'O Coelho Mau'.
  • Discussão de temas sociais contemporâneos.
  • Diferenciação entre liberdade de expressão e discurso de ódio.
  • Técnicas de dramatização e produção teatral.

Metodologia

A metodologia aplicada envolve a sala de aula invertida, onde os alunos consomem previamente conteúdo digital relevante para facilitar debates e discussões mais aprofundadas em sala. Isso será seguido por atividades práticas de dramatização, onde os alunos, em grupos, criarem uma representação teatral que refletirá suas interpretações pessoais e coletivas do poema e a mensagem sobre liberdade de expressão.

  • Utilização de metodologia de sala de aula invertida.
  • Debates em grupo sobre o poema.
  • Atividades práticas de dramatização em grupos.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma está estruturado em sete aulas, com cada aula tendo uma função específica dentro do processo de aprendizagem. Desde a introdução ao poema e aos recursos digitais, passando pelo debate e construção da dramatização, até a apresentação das produções teatrais. Este cronograma assegura que os alunos tenham tempo adequado para absorver, discutir e criar com base nos temas abordados.

  • Aula 1: Introdução ao poema e distribuição dos recursos digitais.
  • Aula 2: Discussões iniciais sobre o poema em grupos.
  • Aula 3: Exploração das temáticas de liberdade de expressão.
  • Aula 4: Planejamento da dramatização em grupos.
  • Aula 5: Ensaio e ajustes nas dramatizações.
  • Aula 6: Apresentações teatrais e feedback.
  • Aula 7: Reflexão crítica e avaliação coletiva sobre a atividade.

Avaliação

A avaliação será processual e incluirá a observação durante os debates, o envolvimento e criatividade nas dramatizações, e a capacidade crítica apresentada durante as discussões. Critérios como pensamento crítico, capacidade de trabalhar em grupo, inovação nas ideias apresentadas e o entendimento dos temas de liberdade de expressão e discurso de ódio terão peso significativo. Exemplos incluem avaliar a originalidade nas ideias para a dramatização e a coerência na argumentação durante os debates.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, utilizaremos uma gama de recursos digitais e físicos que suportem tanto o estudo autônomo quanto as práticas em grupo. Eles incluem materiais online como vídeos explicativos, além de espaço e equipamentos para a produção e apresentação teatral.

  • Vídeos e comentários literários sobre 'O Coelho Mau'.
  • Espaço para ensaios e apresentações teatrais.
  • Materiais de apoio digital para as aulas invertidas.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo